.
.

sexta-feira, 24 de junho de 2016

A necessidade do mover do Espírito


Todos nos lembramos quando fomos salvos e sentimos, pela primeira vez, a acção do poder do Espírito Santo de Deus em nós...

Eu tinha nove anos quando, na minha imensa timidez de criança, Deus fez o meu coração bater tão rápido e o meu braço levantar-se perante todos naquele lugar. Eu, que nunca falava em público, levantei-me e segui até à frente como prova de arrependimento e de recebimento da salvação de Deus, perante a congregação.

Nós já ouvimos muitas pregações interessantes e elaboradas, assistimos ao vivo ou através da internet a pregadores carismáticos e com o "dom da palavra", capazes de levar-nos a sentir as mais variadas emoções. Mas onde há verdadeiramente o poder de Deus, tudo é diferente...


Quando um servo, debaixo da unção de Deus, usa da palavra e expõe as Sagradas Escrituras ao povo, o nosso Senhor Jesus é exaltado! Os corações são movidos, somos convictos do pecado e levados às lágrimas pela consciência da nossa insignificância diante da Grandeza e Poderio do nosso Grandioso Deus.

Quando há unção de Deus sobre um pregador, o discurso pode ser simples, as suas capacidades literárias podem ser fracas, a sua aparência pode ser "desinteressante" e o sermão pode parecer pode elaborado, mas Deus fala através do Seu servo! De repente, aquela passagem que ouvimos inúmeras vezes ganha nova vida. Sentimos a "espada" de dois gumes - que é a Palavra de Deus, atingindo o nosso íntimo mais profundo e falando de um modo tremendo ao nosso coração.
Aí, no mover do Espírito Santo entre a igreja, os desviados são quebrantados e chamados ao perdão, os não salvos são abalados das suas "certezas" e convictos do seu pecado e levados ao arrependimento, os demónios manifestam-se e os possessos libertados!
Deus move-se naquele lugar agindo em poder com O Seu Espírito Santo, curando doentes, resolvendo litígios, sarando as feridas entre os irmãos, derramando paz profunda e O amor de Deus nos corações.

Onde há unção de Deus, aí há o poder de Deus em acção! E todos nós sentimos o mover do poder do Espírito movendo-se em nós!

O mover do Espírito Santo é imprescindível, pois é Ele quem age antes da nossa salvação, na salvação e após a mesma.
Nós fomos salvos pela obra que Jesus realizou para nos salvar, na cruz do Calvário - obra externa. Mas também somos salvos pelo que o Espírito Santo faz em nós - obra interna. 
Jesus ganhou para nós a salvação e o baptismo com o fogo do Espírito Santo. Somos salvos pelo que Deus fez por nós e em nós. 
Era necessário que Jesus subisse aos céus, para que o Consolador descesse sobre nós.

"Ouvistes que eu vos disse: Vou, e voltarei a vós. Se me amásseis, alegrar-vos-íeis de que eu vá para o Pai; porque o Pai é maior do que eu."
João 14:28 

"Todavia, digo-vos a verdade, convém-vos que eu vá; pois se eu não for, o Ajudador não virá a vós; mas, se eu for, vo-lo enviarei."
João 16:7


É por intermédio do Santo Espírito que nós sentimos o peso do nosso pecado e da consequência d'Ele. 

"E quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo:"
João 16:8


A nossa consciência convence-nos dos nossos erros, mas O Espírito Santo convenceu-nos que estávamos errados diante de Deus. Quando somos salvos a nossa vida é acertada com Deus. 
Ele fez-nos ver que tínhamos pecado, mas também que éramos pecadores perdidos e condenados pela justiça de Deus. 

O Espírito Santo sempre glorifica e testemunha de Jesus. 
Não somos meros aderentes num "clube" religioso, mas seguimos Jesus por profunda convicção espiritual. Simpatizar ou sentir-mo-nos confortáveis na igreja não significa que sejamos verdadeiramente salvos. 

"O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito."
 João 3:6


Sem nascermos de novo, disse Jesus, não poderemos nem ver, nem entrar no reino de Deus.

Ao nascermos de novo tornamos-nos sensíveis ao Espírito Santo. Dá-se uma regeneração em nós pelo Santo Espírito de Deus. Agora já não vivemos pela carne, mas pelo Espírito Santo que nos muda, transforma o nosso interior e, que nos faz dar frutos diferentes e bons. 

Nós, que somos criação de Deus, estávamos degenerados pela entrada do pecado no mundo, mas fomos regenerados pela acção do Espírito Santo. A salvação levou-nos ao novo nascimento. 
Ao sermos nascidos de novo recebemos uma natureza divina, mas mantemos ainda a natureza humana, também. Agora pertencemos ao reino de Deus, não mais ao diabo. 

"Mas nós devemos sempre dar graças a Deus por vós, irmãos, amados do Senhor, porque Deus vos escolheu desde o princípio para a santificação do espírito e a fé na verdade."
2 Tessalonicenses 2.13  

"...eleitos segundo a presciência de Deus Pai, na santificação do Espírito, para a obediência e aspersão do sangue de Jesus Cristo: Graça e paz vos sejam multiplicadas." 
1 Pedro 1:2 


No acto da Salvação, não somente fomos regenerados, mas também separados do pecado e do mundo, pelo poder do Espírito Santo. E é por essa santificação do Espírito em nós que nos tornamos obedientes a Deus. Vivemos agora para servir a Ele e fazer a Sua vontade. 

Agora temos uma nova natureza pela salvação pela morte de Jesus, mas também, pela santificação. Temos uma nova maneira de andar, uma inclinação para o bem, um comportamento diferente. 
E este novo comportamento não vem de uma imposição de regras de conduta, mas pelo poder e acção do Espírito Santo de Deus em nós. 


A acção do Espírito Santo acontece em nós antes de sermos salvos, trazendo-nos a convicção do pecado. A convicção leva-nos então à salvação. A salvação leva-nos à regeneração. A regeneração leva-nos à santificação.

A unção do Espírito Santo é para todos os salvos, para que sejam testemunhas de Jesus de uma forma eficaz. A unção dos que Deus levanta e lhes dá um ministério é maior, para que possam estar na vontade de Deus, agindo debaixo do Espírito Santo. 

Mas, sempre haverá momentos durante o ministério de cada um, em que o desânimo tenta instalar-se, querendo levar-nos à duvida sobre a bondade e a inerrância da Palavra de Deus.

Quando nos envolvemos demasiado com o que é material, ainda que pelas melhores razões, e diminuímos o tempo que passamos aos pés do nosso Senhor, a unção que Deus derramou sobre nós pode extinguir-se. Essa situação pode levar a que muitos acabem por cair no desânimo, fruto da crescente indignação contra as decisões de Deus sobre si.
Esta crise espiritual, se permanecer, pode levar a que virem costas ao verdadeiro evangelho e abandonem a doutrina verdadeira, por terem dedicado a sua vida a uma causa na qual não crêem mais, abraçando agora loucuras, "novas" interpretações do texto bíblico, distorcido e manipulado, de forma a que lhes possa agradar e satisfazer a sua mente...


A triste realidade é que uma igreja morta revela uma liderança sem poder do alto. Muitos são aqueles que perderam a unção de Deus e que, estando secos e vazios, usam a comédia e as ciências sociais de forma a manipular multidões pelas suas emoções. Aí não há convicção de pecado, nem arrependimento, nem verdadeiras conversões.


É nosso dever intercedermos constantemente perante Deus, para que Ele possa trazer um despertamento aos líderes do Seu povo, para que a Sua igreja seja então avivada e refinada, de forma a que então esteja pronta e preparada para ser a Luz para as nações (onde a paz da Luz do Salvador está, onde há libertação, salvação e manifestação do Poder de Deus), e para ser o Sal na terra (que é idóneo, justo e recto, um exemplo de integridade e conduta entre os ímpios e que intercede perante Deus pela sua comunidade).

"Desperta, ó tu que dormes, levanta-te dentre os mortos e Cristo resplandecerá sobre ti". 
Efésios 5.14


Esta é uma pregação de um pastor maduro e experimentado, falando acerca destes mesmos problemas com que a nossa liderança lida, nos dias de hoje.




Deus vos abençoe.

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...