.
.

sábado, 13 de dezembro de 2014

Olhando para a verdadeira Luz

Novos movimentos surgem todos os dias.
Igrejas modernas, geralmente não-denominacionais, criadas em torno de uma pessoa, um pregador carismático, nascem por todo o mundo.
Estes novos líderes acusam a igreja evangélica tradicional de ser legalista, de pregar a Lei, o Velho Testamento e ensinar ainda os 10 mandamentos, não dando o "devido" valor à Graça de Deus.
Muitos deles seguem a nova moda dos nossos dias, que é não pregar de todo a Lei, mas apenas a Graça, trocando o evangelho da Salvação, o verdadeiro evangelho de Cristo, por um outro "evangelho" que prega a prosperidade e a teologia do "Deus quer que tenhas a tua melhor vida agora" (materialmente falando).


- Os seus discursos são, geralmente, o seguinte:

"Quer queiras, quer não, tu és um fiho do Rei, filho do Deus altíssimo, e Deus quer que prosperes neste mundo, Deus quer que tenhas plena saúde, Deus quer que tenhas todas as bençãos terrenas que possas alguma vez desejar, Deus quer que que reines nesta terra, Deus quer que vivas rodeado de luxo, desfrutando de uma vida abundante e realizada, da esposa mais bonita, dos filhos mais inteligentes, das maiores e melhores casas, dos melhores carros, do melhor emprego, de uma posição social elevada, das melhores roupas..."

- Ao que sempre segue uma determinada condição:

"Queres receber o que Deus quer para a tua vida? Então precisas de "semear" ofertas num determinado valor todas as semanas, precisas comprar e assistir aos meus dvd's, precisas comprar e ler os meus livros, precisas pagar para fazer um determinado curso na igreja, precisas treinar a tua mente para a vitória, pensar apenas em certas coisas, precisas proferir apenas determinadas palavras em certas situações, precisas..., precisas..."



À primeira impressão, estes ensinamentos subtilmente embebidos nos seus discursos inflamados, quase soam-nos "interessantes". Todos passamos por algumas dificuldades na vida e precisamos ser encorajados. Mas os seus discursos apenas prometem "maravilhas" que se recebem sem qualquer esforço ou comprometimento da nossa parte.

Após uma análise mais cuidada podemos constatar que nada do que afirmam é baseado na Palavra de Deus, nem vem do coração do nosso Senhor, pois não nos leva ao arrependimento, a afastarmo-nos do mal, nem a seguir a Cristo deixando tudo para trás. Certamente, estas mensagens motivadoras, nunca irão mudar a nossa vida para melhor. Apenas são novas regras e obrigações, ritos e formulas que nada têm a ver com o evangelho de Jesus Cristo.

Nestas novas igrejas, o propósito do evangelho deixa de ser o perdão dos nossos pecados, passando a ser substituído por algo diferente. Geralmente é uma propagando de como podemos conseguir uma vida "melhor" neste mundo. E para termos essa vida "abundante", inúmeras regras são ensinadas e defendidas, sermão após sermão, para que sejam fielmente seguidas, aprisionando todos aqueles que se deixam enredar por estas falsas doutrinas.


Era exatamente isso que, no tempo em que Jesus andou na Terra, os fariseus fizeram. Eles criaram  e ditaram inúmeras regras de conduta e religiosidade ao povo, que os aprisionava e sobrecarregava, para que, supostamente, conseguissem o favor de Deus para as suas vidas. Mas não lhes ensinavam realmente acerca de Deus, nem como verdadeiramente O buscar, apenas os levavam a contribuir para o seu próprio proveito e a serem submissos à sua autoridade religiosa.

Pregar apenas a Lei sem a Graça, é legalismo. São apenas leis severas que nunca conseguiremos cumprir na íntegra, pois apenas Jesus cumpriu toda a Lei, em nosso lugar, de uma vez por todas.
Mas sem frisar primeiro a Lei, não se pode pregar o verdadeiro evangelho de Cristo. 
Sem Lei, o evangelho torna-se, também ele, mero legalismo. 

Os dez mandamentos, que nos levam a ter consciência do nosso pecado e a procurar a cruz, não podem ser substituídos por regras e fórmulas materialistas, pois apenas nos afastarão ainda mais de Deus e da verdadeira vontade de Deus para as nossas vidas. 

Apenas através da Lei podemos reconhecer que estávamos perdidos e que agora estamos libertos da condenação eterna porque Jesus levou sobre Ele mesmo todos os nossos pecados, pagando o preço da nossa salvação, de uma vez por todas, na cruz do Calvário.



Estejamos também atentos aos novos pregadores que apenas pregam lei mas que, com grande subtileza, fogem do evangelho de Cristo e não mencionam a Graça de Deus.
Vários novos movimentos têm surgido em torno de jovens pregadores carismáticos e de "look" rebelde. Estes movimentos crescem muito em poucos anos, focando-se nas gerações mais jovens e no desprender do compromisso com a Palavra e com a igreja "tradicional". Estes pregadores baseam as suas pregações em si mesmos, pregam que somos "quase deuses" tentando fazer-nos acreditar que somos especiais, estando acima daquilo que a Palavra de Deus diz. Também ensinam-nos a "confessar" o que queremos que aconteça, conseguindo ter tudo o que desejamos materialmente, no imediato.


"Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem. Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores. Por seus frutos os conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos? Assim, toda a árvore boa produz bons frutos, e toda a árvore má produz frutos maus. Não pode a árvore boa dar maus frutos; nem a árvore má dar frutos bons. Toda a árvore que não dá bom fruto corta-se e lança-se no fogo. Portanto, pelos seus frutos os conhecereis." 
"Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas?
E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade." 

Mateus 7:13-23 


"Sede também meus imitadores, irmãos, e tende cuidado, segundo o exemplo que tendes em nós, pelos que assim andam. Porque muitos há, dos quais muitas vezes vos disse, e agora também digo, chorando, que são inimigos da cruz de Cristo, Cujo fim é a perdição; cujo Deus é o ventre, e cuja glória é para confusão deles, que só pensam nas coisas terrenas."
Filipenses 3:17-19 


"E também houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição, e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição. E muitos seguirão as suas dissoluções, pelos quais será blasfemado o caminho da verdade. E por avareza farão de vós negócio com palavras fingidas; sobre os quais já de largo tempo não será tardia a sentença, e a sua perdição não dormita."
2 Pedro 2:1-3












Possamos nós também viver na dependência de Deus, lendo e vivendo pela Sua Palavra, não dando lugar às heresias que tentam minar a nossa mente, nem perdendo tempo com fábulas e coisas vãs. 

Que Deus nos guarde destes terríveis perigos. 


Deus vos abençoe. 

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...