.
.

sábado, 13 de dezembro de 2014

Aceitando as dificuldades

Que a nossa vida possa emanar o amor de Deus e refletir a Sua luz, quer estejamos vivendo tempos de refrigério ou passando por grandes e sérias dificuldades.


"Naquele dia levantou-se grande perseguição contra a igreja que estava em Jerusalém; e todos exceto os apóstolos, foram dispersos pelas regiões da Judéia e da Samária. E uns homens piedosos sepultaram a Estêvão, e fizeram grande pranto sobre ele. Saulo porém, assolava a igreja, entrando pelas casas e, arrastando homens e mulheres, os entregava à prisão. No entanto os que foram dispersos iam por toda parte, anunciando a palavra. E descendo Filipe à cidade de Samária, pregava-lhes a Cristo. As multidões escutavam, unânimes, as coisas que Filipe dizia, ouvindo-o e vendo os sinais que operava; pois saíam de muitos possessos os espíritos imundos, clamando em alta voz; e muitos paralíticos e coxos foram curados; pelo que houve grande alegria naquela cidade." 
Atos 8:1-8 


Nem sempre entendemos porque Deus permite que diversos problemas nos atinjam. Mas, por vezes, Deus precisa dispersar o Seu povo para que andemos inteiramente na Sua vontade e façamos a Sua obra. Aquilo que não somos capazes de fazer, nem imaginamos poder alcançar, na força de Deus é possível.


"E, pondo-os no meio deles, perguntaram: Com que poder ou em nome de quem fizestes vós isto?" 
"E soltos eles, foram para os seus, e contaram tudo o que lhes haviam dito os principais sacerdotes e os anciãos. Ao ouvirem isto, levantaram unanimemente a voz a Deus e disseram: Senhor, tu que fizeste o céu, a terra, o mar, e tudo o que neles há; que pelo Espírito Santo, por boca de nosso pai Davi, teu servo, disseste: Por que se enfureceram os gentios, e os povos imaginaram coisas vã. Levantaram-se os reis da terra, e as autoridades ajuntaram- se à uma, contra o Senhor e contra o seu Ungido. Porque verdadeiramente se ajuntaram, nesta cidade, contra o teu santo Servo Jesus, ao qual ungiste, não só Herodes, mas também Pôncio Pilatos com os gentios e os povos de Israel; para fazerem tudo o que a tua mão e o teu conselho predeterminaram que se fizesse. Agora pois, ó Senhor, olha para as suas ameaças, e concede aos teus servos que falam com toda a intrepidez a tua palavra, enquanto estendes a mão para curar e para que se façam sinais e prodígios pelo nome de teu santo Servo Jesus. E, tendo eles orado, tremeu o lugar em que estavam reunidos; e todos foram cheios do Espírito Santo, e anunciavam com intrepidez a palavra de Deus." 
Atos 4:7/23-31 


O desejo e busca comum dos cristãos da igreja primitiva eram um só. De tal modo estavam em união uns com os outros, e com Deus, que o Seu poder movia-se sobremaneira entre eles, de forma que as autoridades políticas e religiosas, instigados pelo inimigo das nossas almas, os perseguiam procurando destruí-los. Esta era a hora da provação para que Deus os pudesse usar livremente em Suas mãos. 

É na hora da luta e dificuldade que a nossa fé é posta à prova perante os outros e Deus. A igreja crescerá na medida em que a nossa fé se mantenha inabalável no nosso Senhor. Não nos manteremos se os nossos olhos se desviarem d'Ele. 

O ponto de vista muda conforme o lugar onde nos encontramos. A forma como encaramos as dificuldades que nos afligem é totalmente diferente quando estamos firmados no amor do Pai. 

A igreja primitiva, assistindo à prisão, condenação e morte de Jesus, que aparentemente parecia ser o fim da igreja e de tudo o que Jesus ensinou, não os levou a desistir, mas a buscar ardentemente o auxílio e a direção de Deus. 
Na nossa fraqueza Deus trabalha mais livremente no nosso coração, pois abandonando a nossa própria razão, forças e capacidades, passamos a depender e viver na total dependência e direção da do soberano Deus. 

Ainda que possamos, como Paulo apóstolo de Jesus, assistir a grandes feitos, maravilhas e milagres tremendamente incríveis e fabulososa, iremos passar perseguição, lutas e provas renhidas, momentos de grande quase-desespero face à nossa "eminente" destruição. Mas podemos manter a nossa fé em Deus pois, no momento certo, Ele nos livrará do grande males e nos revelará mais e mais o Seu grande poder, absoluto e sem limitação alguma quando, diante dos nossos olhos, agir em nossa defesa.

A fé e a oração andam de "mãos dadas". 

No meio da dificuldade e da dor, ao apenas dobrar os nossos joelhos em oração a Deus, deixamos o lugar da tristeza e entramos nos átrios de Deus, podendo sentir o prazer imcomparável de estar na Sua presença, ao inundar a nossa alma e ouvir a Sua doce voz a nos consolar, animar e consolar. 

Deus desafia-nos a entrarmos na Sua presença, pois é em Si mesmo a fonte de todos os recursos e graça sem fim. 
Precisamos usar a oração, precioso recurso para a nossa vida com Deus. 


Jesus tem o Seu coração na Sua igreja, que somos todos nós, os que fomos resgatados das trevas pela ação do Seu amor. Ele preocupa-se e intercede por nós para com o Pai. Também nos dá alento, preparando-nos para os temos difíceis que muitas vezes virão sobre nós, encorajando-nos a confiar e a viver debaixo da Sua unção, pela Sua Palavra e segundo a Sua vontade. 



"Eu rogo por eles; não rogo pelo mundo, mas por aqueles que me tens dado, porque são teus; todas as minhas coisas são tuas, e as tuas coisas são minhas; e neles sou glorificado. Eu não estou mais no mundo; mas eles estão no mundo, e eu vou para ti. Pai santo, guarda-os no teu nome, o qual me deste, para que eles sejam um, assim como nós." 
João 17:9-11 


"Tenho-vos dito estas coisas para que não vos escandalizeis. Expulsar-vos-ão das sinagogas; ainda mais, vem a hora em que qualquer que vos matar julgará prestar um serviço a Deus. E isto vos farão, porque não conheceram ao Pai nem a mim." 
"Em verdade, em verdade, vos digo que vós chorareis e vos lamentareis, mas o mundo se alegrará; vós estareis tristes, porém a vossa tristeza se converterá em alegria. Assim também vós agora, na verdade, tendes tristeza; mas eu vos tornarei a ver, e alegrar-se-á o vosso coração, e a vossa alegria ninguém vo-la tirará. Naquele dia nada me perguntareis. Em verdade, em verdade vos digo que tudo quanto pedirdes ao Pai, ele vo-lo concederá em meu nome." 
"Tenho-vos dito estas coisas, para que em mim tenhais paz. No mundo tereis tribulações; mas tende bom ânimo, eu venci o mundo." 
João 16:1-3/20-23/33  


Como David, a nossa atitude perante Deus deve ser a de humildade, contrição e submissão, ainda que estejamos na prova, no vale ou colhendo as consequências das nossas transgressões. 



"Purifica-me com hissopo, e ficarei limpo; lava-me, e ficarei mais alvo do que a neve. Faze-me ouvir júbilo e alegria, para que se regozijem os ossos que esmagaste. Esconde o teu rosto dos meus pecados, e apaga todas as minhas iniquidades. Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito estável. Não me lances fora da tua presença, e não retire de mim o teu santo Espírito. Restitui-me a alegria da tua salvação, e sustém-me com um espírito voluntário. Então ensinarei aos transgressores os teus caminhos, e pecadores se converterão a ti. Abre, Senhor, os meus lábios, e a minha boca proclamará o teu louvor. O sacrifício aceitável a Deus é o espírito quebrantado; ao coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus." 
Salmos 51:7-17 






Deus vos abençoe.

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...