.
.

sábado, 13 de dezembro de 2014

Louvando Deus pois é por nós

Por vezes paramos para pensar e apenas louvar ao nosso Senhor e Salvador. 
Quão bom é lembrar o que Deus tem sido para nós, o que tem feito na nossa vida e quão grandes livramentos nos tem dado. 

Não nos indignemos, nas contrariedades, contra o grande e único Deus e Senhor da eternidade mas, sejamos gratos por tudo o que Ele permite que venha à nossa vida, pois tudo sempre é para o nosso bem e nosso crescimento espiritual. 



Sejamos sempre gratos a Deus... 


Gratos somos pelas adversidades que vêm à nossa vida - pois nos levam a ver o grande poder de Deus em ação, em nosso favor.

Gratos somos pelos inimigos que se levantam contra nós - pois nos levam a orar mais diligentemente a Deus e a praticar o amor que Jesus mostrou por quem O desprezavam. 

Gratos somos pelas derrotas que Deus permite que tenhamos - pois nos levam a humilhar-nos diante do nosso Deus e a confiar n'Ele e não nas nossas próprias forças e capacidades. 

Gratos somos por termos a honra de sermos rejeitados e repudiados pelos líderes da nossa igreja - pois assim também Jesus foi pelos religiosos daquele tempo. 

Gratos somos pela paciência e pelas oportunidades que Deus ainda está dando à Sua igreja de se arrepender da sua arrogância e mornidão e de se chegar a Ele - pois apenas onde Jesus é a cabeça, O Seu Espírito baixa em poder, os Seus dons manifestam-se entre o povo e as almas são verdadeiramente libertas do poder do pecado. 


Deus não abandona os Seus filhos. 
Ele está conosco.


"Canta alegremente, ó estéril, que não deste à luz; rompe em cântico, e exclama com alegria, tu que não tiveste dores de parto; porque mais são os filhos da mulher solitária, do que os filhos da casada, diz o SENHOR. Amplia o lugar da tua tenda, e estendam-se as cortinas das tuas habitações; não o impeças; alonga as tuas cordas, e fixa bem as tuas estacas. Porque transbordarás para a direita e para a esquerda; e a tua descendência possuirá os gentios e fará que sejam habitadas as cidades assoladas. Não temas, porque não serás envergonhada; e não te envergonhes, porque não serás humilhada; antes te esquecerás da vergonha da tua mocidade, e não te lembrarás mais do opróbrio da tua viuvez. Porque o teu Criador é o teu marido; o Senhor dos Exércitos é o seu nome; e o Santo de Israel é o teu Redentor; que é chamado o Deus de toda a terra. Porque o Senhor te chamou como a mulher desamparada e triste de espírito; como a mulher da mocidade, que fora desprezada, diz o teu Deus. Por um breve momento te deixei, mas com grandes misericórdias te recolherei; Com um pouco de ira escondi a minha face de ti por um momento; mas com benignidade eterna me compadecerei de ti, diz o Senhor, o teu Redentor. Porque isto será para mim como as águas de Noé; pois jurei que as águas de Noé não passariam mais sobre a terra; assim jurei que não me irarei mais contra ti, nem te repreenderei. Porque os montes se retirarão, e os outeiros serão abalados; porém a minha benignidade não se apartará de ti, e a aliança da minha paz não mudará, diz o Senhor que se compadece de ti. Tu, oprimida, arrojada com a tormenta e desconsolada, eis que eu assentarei as tuas pedras com todo o ornamento, e te fundarei sobre as safiras. E farei os teus vitrais de rubis, e as tuas portas de carbúnculos, e todos os teus termos de pedras aprazíveis. E todos os teus filhos serão ensinados do Senhor; e a paz de teus filhos será abundante. Com justiça serás estabelecida; estarás longe da opressão, porque já não temerás; e também do terror, porque não chegará a ti. Eis que seguramente poderão vir a juntar-se contra ti, mas não será por mim; quem se ajuntar contra ti cairá por causa de ti. Eis que eu criei o ferreiro, que assopra as brasas no fogo, e que produz a ferramenta para a sua obra; também criei o assolador, para destruir. Toda a ferramenta preparada contra ti não prosperará, e toda a língua que se levantar contra ti em juízo tu a condenarás; esta é a herança dos servos do Senhor, e a sua justiça que de mim procede, diz o Senhor."
Isaías 54:1-17



Não questionemos Deus, pois não somos merecedores da Sua misericórdia, nem da maravilhosa salvação que Jesus nos conquistou. Somos somente dignos de condenação e apenas pelo Seu amor sublime fomos poupados da Sua ira. 


Se cairmos, voltemos aos pés do Salvador pois é perdoador e compassivo! 
Se nos afastarmos da Sua Palavra, voltemos ao caminho estreito que nos leva ao Céu! 


"Ó VÓS, todos os que tendes sede, vinde às águas, e os que não tendes dinheiro, vinde, comprai, e comei; sim, vinde, comprai, sem dinheiro e sem preço, vinho e leite. Por que gastais o dinheiro naquilo que não é pão? E o produto do vosso trabalho naquilo que não pode satisfazer? Ouvi-me atentamente, e comei o que é bom, e a vossa alma se deleite com a gordura. Inclinai os vossos ouvidos, e vinde a mim; ouvi, e a vossa alma viverá; porque convosco farei uma aliança perpétua, dando-vos as firmes beneficências de Davi. Eis que eu o dei por testemunha aos povos, como líder e governador dos povos. Eis que chamarás a uma nação que não conheces, e uma nação que nunca te conheceu correrá para ti, por amor do Senhor teu Deus, e do Santo de Israel; porque ele te glorificou. Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto. Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos, e se converta ao Senhor, que se compadecerá dele; torne para o nosso Deus, porque grandioso é em perdoar. Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor. Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos. Porque, assim como desce a chuva e a neve dos céus, e para lá não tornam, mas regam a terra, e a fazem produzir, e brotar, e dar semente ao semeador, e pão ao que come, Assim será a minha palavra, que sair da minha boca; ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei. Porque com alegria saireis, e em paz sereis guiados; os montes e os outeiros romperão em cântico diante de vós, e todas as árvores do campo baterão palmas. Em lugar do espinheiro crescerá a faia, e em lugar da sarça crescerá a murta; o que será para o Senhor por nome, e por sinal eterno, que nunca se apagará."

Isaías 55:1-13



Nunca duvidemos - Deus está conosco em todos os momentos. Ainda que todos nos possam magoar e virar costas, Ele sempre estará ao nosso lado e nos tronará a levantar. 



"Saberão, porém, que eu, o SENHOR seu Deus, estou com elas, e que elas são o meu povo, a casa de Israel, diz o Senhor DEUS."
Ezequiel 34:30


"Deus não rejeitou o seu povo, que antes conheceu."

Romanos 11:2









Deus vos abençoe.

Olhando para a verdadeira Luz

Novos movimentos surgem todos os dias.
Igrejas modernas, geralmente não-denominacionais, criadas em torno de uma pessoa, um pregador carismático, nascem por todo o mundo.
Estes novos líderes acusam a igreja evangélica tradicional de ser legalista, de pregar a Lei, o Velho Testamento e ensinar ainda os 10 mandamentos, não dando o "devido" valor à Graça de Deus.
Muitos deles seguem a nova moda dos nossos dias, que é não pregar de todo a Lei, mas apenas a Graça, trocando o evangelho da Salvação, o verdadeiro evangelho de Cristo, por um outro "evangelho" que prega a prosperidade e a teologia do "Deus quer que tenhas a tua melhor vida agora" (materialmente falando).


- Os seus discursos são, geralmente, o seguinte:

"Quer queiras, quer não, tu és um fiho do Rei, filho do Deus altíssimo, e Deus quer que prosperes neste mundo, Deus quer que tenhas plena saúde, Deus quer que tenhas todas as bençãos terrenas que possas alguma vez desejar, Deus quer que que reines nesta terra, Deus quer que vivas rodeado de luxo, desfrutando de uma vida abundante e realizada, da esposa mais bonita, dos filhos mais inteligentes, das maiores e melhores casas, dos melhores carros, do melhor emprego, de uma posição social elevada, das melhores roupas..."

- Ao que sempre segue uma determinada condição:

"Queres receber o que Deus quer para a tua vida? Então precisas de "semear" ofertas num determinado valor todas as semanas, precisas comprar e assistir aos meus dvd's, precisas comprar e ler os meus livros, precisas pagar para fazer um determinado curso na igreja, precisas treinar a tua mente para a vitória, pensar apenas em certas coisas, precisas proferir apenas determinadas palavras em certas situações, precisas..., precisas..."



À primeira impressão, estes ensinamentos subtilmente embebidos nos seus discursos inflamados, quase soam-nos "interessantes". Todos passamos por algumas dificuldades na vida e precisamos ser encorajados. Mas os seus discursos apenas prometem "maravilhas" que se recebem sem qualquer esforço ou comprometimento da nossa parte.

Após uma análise mais cuidada podemos constatar que nada do que afirmam é baseado na Palavra de Deus, nem vem do coração do nosso Senhor, pois não nos leva ao arrependimento, a afastarmo-nos do mal, nem a seguir a Cristo deixando tudo para trás. Certamente, estas mensagens motivadoras, nunca irão mudar a nossa vida para melhor. Apenas são novas regras e obrigações, ritos e formulas que nada têm a ver com o evangelho de Jesus Cristo.

Nestas novas igrejas, o propósito do evangelho deixa de ser o perdão dos nossos pecados, passando a ser substituído por algo diferente. Geralmente é uma propagando de como podemos conseguir uma vida "melhor" neste mundo. E para termos essa vida "abundante", inúmeras regras são ensinadas e defendidas, sermão após sermão, para que sejam fielmente seguidas, aprisionando todos aqueles que se deixam enredar por estas falsas doutrinas.


Era exatamente isso que, no tempo em que Jesus andou na Terra, os fariseus fizeram. Eles criaram  e ditaram inúmeras regras de conduta e religiosidade ao povo, que os aprisionava e sobrecarregava, para que, supostamente, conseguissem o favor de Deus para as suas vidas. Mas não lhes ensinavam realmente acerca de Deus, nem como verdadeiramente O buscar, apenas os levavam a contribuir para o seu próprio proveito e a serem submissos à sua autoridade religiosa.

Pregar apenas a Lei sem a Graça, é legalismo. São apenas leis severas que nunca conseguiremos cumprir na íntegra, pois apenas Jesus cumpriu toda a Lei, em nosso lugar, de uma vez por todas.
Mas sem frisar primeiro a Lei, não se pode pregar o verdadeiro evangelho de Cristo. 
Sem Lei, o evangelho torna-se, também ele, mero legalismo. 

Os dez mandamentos, que nos levam a ter consciência do nosso pecado e a procurar a cruz, não podem ser substituídos por regras e fórmulas materialistas, pois apenas nos afastarão ainda mais de Deus e da verdadeira vontade de Deus para as nossas vidas. 

Apenas através da Lei podemos reconhecer que estávamos perdidos e que agora estamos libertos da condenação eterna porque Jesus levou sobre Ele mesmo todos os nossos pecados, pagando o preço da nossa salvação, de uma vez por todas, na cruz do Calvário.



Estejamos também atentos aos novos pregadores que apenas pregam lei mas que, com grande subtileza, fogem do evangelho de Cristo e não mencionam a Graça de Deus.
Vários novos movimentos têm surgido em torno de jovens pregadores carismáticos e de "look" rebelde. Estes movimentos crescem muito em poucos anos, focando-se nas gerações mais jovens e no desprender do compromisso com a Palavra e com a igreja "tradicional". Estes pregadores baseam as suas pregações em si mesmos, pregam que somos "quase deuses" tentando fazer-nos acreditar que somos especiais, estando acima daquilo que a Palavra de Deus diz. Também ensinam-nos a "confessar" o que queremos que aconteça, conseguindo ter tudo o que desejamos materialmente, no imediato.


"Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem. Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores. Por seus frutos os conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos? Assim, toda a árvore boa produz bons frutos, e toda a árvore má produz frutos maus. Não pode a árvore boa dar maus frutos; nem a árvore má dar frutos bons. Toda a árvore que não dá bom fruto corta-se e lança-se no fogo. Portanto, pelos seus frutos os conhecereis." 
"Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas?
E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade." 

Mateus 7:13-23 


"Sede também meus imitadores, irmãos, e tende cuidado, segundo o exemplo que tendes em nós, pelos que assim andam. Porque muitos há, dos quais muitas vezes vos disse, e agora também digo, chorando, que são inimigos da cruz de Cristo, Cujo fim é a perdição; cujo Deus é o ventre, e cuja glória é para confusão deles, que só pensam nas coisas terrenas."
Filipenses 3:17-19 


"E também houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição, e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição. E muitos seguirão as suas dissoluções, pelos quais será blasfemado o caminho da verdade. E por avareza farão de vós negócio com palavras fingidas; sobre os quais já de largo tempo não será tardia a sentença, e a sua perdição não dormita."
2 Pedro 2:1-3












Possamos nós também viver na dependência de Deus, lendo e vivendo pela Sua Palavra, não dando lugar às heresias que tentam minar a nossa mente, nem perdendo tempo com fábulas e coisas vãs. 

Que Deus nos guarde destes terríveis perigos. 


Deus vos abençoe. 

Aceitando as dificuldades

Que a nossa vida possa emanar o amor de Deus e refletir a Sua luz, quer estejamos vivendo tempos de refrigério ou passando por grandes e sérias dificuldades.


"Naquele dia levantou-se grande perseguição contra a igreja que estava em Jerusalém; e todos exceto os apóstolos, foram dispersos pelas regiões da Judéia e da Samária. E uns homens piedosos sepultaram a Estêvão, e fizeram grande pranto sobre ele. Saulo porém, assolava a igreja, entrando pelas casas e, arrastando homens e mulheres, os entregava à prisão. No entanto os que foram dispersos iam por toda parte, anunciando a palavra. E descendo Filipe à cidade de Samária, pregava-lhes a Cristo. As multidões escutavam, unânimes, as coisas que Filipe dizia, ouvindo-o e vendo os sinais que operava; pois saíam de muitos possessos os espíritos imundos, clamando em alta voz; e muitos paralíticos e coxos foram curados; pelo que houve grande alegria naquela cidade." 
Atos 8:1-8 


Nem sempre entendemos porque Deus permite que diversos problemas nos atinjam. Mas, por vezes, Deus precisa dispersar o Seu povo para que andemos inteiramente na Sua vontade e façamos a Sua obra. Aquilo que não somos capazes de fazer, nem imaginamos poder alcançar, na força de Deus é possível.


"E, pondo-os no meio deles, perguntaram: Com que poder ou em nome de quem fizestes vós isto?" 
"E soltos eles, foram para os seus, e contaram tudo o que lhes haviam dito os principais sacerdotes e os anciãos. Ao ouvirem isto, levantaram unanimemente a voz a Deus e disseram: Senhor, tu que fizeste o céu, a terra, o mar, e tudo o que neles há; que pelo Espírito Santo, por boca de nosso pai Davi, teu servo, disseste: Por que se enfureceram os gentios, e os povos imaginaram coisas vã. Levantaram-se os reis da terra, e as autoridades ajuntaram- se à uma, contra o Senhor e contra o seu Ungido. Porque verdadeiramente se ajuntaram, nesta cidade, contra o teu santo Servo Jesus, ao qual ungiste, não só Herodes, mas também Pôncio Pilatos com os gentios e os povos de Israel; para fazerem tudo o que a tua mão e o teu conselho predeterminaram que se fizesse. Agora pois, ó Senhor, olha para as suas ameaças, e concede aos teus servos que falam com toda a intrepidez a tua palavra, enquanto estendes a mão para curar e para que se façam sinais e prodígios pelo nome de teu santo Servo Jesus. E, tendo eles orado, tremeu o lugar em que estavam reunidos; e todos foram cheios do Espírito Santo, e anunciavam com intrepidez a palavra de Deus." 
Atos 4:7/23-31 


O desejo e busca comum dos cristãos da igreja primitiva eram um só. De tal modo estavam em união uns com os outros, e com Deus, que o Seu poder movia-se sobremaneira entre eles, de forma que as autoridades políticas e religiosas, instigados pelo inimigo das nossas almas, os perseguiam procurando destruí-los. Esta era a hora da provação para que Deus os pudesse usar livremente em Suas mãos. 

É na hora da luta e dificuldade que a nossa fé é posta à prova perante os outros e Deus. A igreja crescerá na medida em que a nossa fé se mantenha inabalável no nosso Senhor. Não nos manteremos se os nossos olhos se desviarem d'Ele. 

O ponto de vista muda conforme o lugar onde nos encontramos. A forma como encaramos as dificuldades que nos afligem é totalmente diferente quando estamos firmados no amor do Pai. 

A igreja primitiva, assistindo à prisão, condenação e morte de Jesus, que aparentemente parecia ser o fim da igreja e de tudo o que Jesus ensinou, não os levou a desistir, mas a buscar ardentemente o auxílio e a direção de Deus. 
Na nossa fraqueza Deus trabalha mais livremente no nosso coração, pois abandonando a nossa própria razão, forças e capacidades, passamos a depender e viver na total dependência e direção da do soberano Deus. 

Ainda que possamos, como Paulo apóstolo de Jesus, assistir a grandes feitos, maravilhas e milagres tremendamente incríveis e fabulososa, iremos passar perseguição, lutas e provas renhidas, momentos de grande quase-desespero face à nossa "eminente" destruição. Mas podemos manter a nossa fé em Deus pois, no momento certo, Ele nos livrará do grande males e nos revelará mais e mais o Seu grande poder, absoluto e sem limitação alguma quando, diante dos nossos olhos, agir em nossa defesa.

A fé e a oração andam de "mãos dadas". 

No meio da dificuldade e da dor, ao apenas dobrar os nossos joelhos em oração a Deus, deixamos o lugar da tristeza e entramos nos átrios de Deus, podendo sentir o prazer imcomparável de estar na Sua presença, ao inundar a nossa alma e ouvir a Sua doce voz a nos consolar, animar e consolar. 

Deus desafia-nos a entrarmos na Sua presença, pois é em Si mesmo a fonte de todos os recursos e graça sem fim. 
Precisamos usar a oração, precioso recurso para a nossa vida com Deus. 


Jesus tem o Seu coração na Sua igreja, que somos todos nós, os que fomos resgatados das trevas pela ação do Seu amor. Ele preocupa-se e intercede por nós para com o Pai. Também nos dá alento, preparando-nos para os temos difíceis que muitas vezes virão sobre nós, encorajando-nos a confiar e a viver debaixo da Sua unção, pela Sua Palavra e segundo a Sua vontade. 



"Eu rogo por eles; não rogo pelo mundo, mas por aqueles que me tens dado, porque são teus; todas as minhas coisas são tuas, e as tuas coisas são minhas; e neles sou glorificado. Eu não estou mais no mundo; mas eles estão no mundo, e eu vou para ti. Pai santo, guarda-os no teu nome, o qual me deste, para que eles sejam um, assim como nós." 
João 17:9-11 


"Tenho-vos dito estas coisas para que não vos escandalizeis. Expulsar-vos-ão das sinagogas; ainda mais, vem a hora em que qualquer que vos matar julgará prestar um serviço a Deus. E isto vos farão, porque não conheceram ao Pai nem a mim." 
"Em verdade, em verdade, vos digo que vós chorareis e vos lamentareis, mas o mundo se alegrará; vós estareis tristes, porém a vossa tristeza se converterá em alegria. Assim também vós agora, na verdade, tendes tristeza; mas eu vos tornarei a ver, e alegrar-se-á o vosso coração, e a vossa alegria ninguém vo-la tirará. Naquele dia nada me perguntareis. Em verdade, em verdade vos digo que tudo quanto pedirdes ao Pai, ele vo-lo concederá em meu nome." 
"Tenho-vos dito estas coisas, para que em mim tenhais paz. No mundo tereis tribulações; mas tende bom ânimo, eu venci o mundo." 
João 16:1-3/20-23/33  


Como David, a nossa atitude perante Deus deve ser a de humildade, contrição e submissão, ainda que estejamos na prova, no vale ou colhendo as consequências das nossas transgressões. 



"Purifica-me com hissopo, e ficarei limpo; lava-me, e ficarei mais alvo do que a neve. Faze-me ouvir júbilo e alegria, para que se regozijem os ossos que esmagaste. Esconde o teu rosto dos meus pecados, e apaga todas as minhas iniquidades. Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito estável. Não me lances fora da tua presença, e não retire de mim o teu santo Espírito. Restitui-me a alegria da tua salvação, e sustém-me com um espírito voluntário. Então ensinarei aos transgressores os teus caminhos, e pecadores se converterão a ti. Abre, Senhor, os meus lábios, e a minha boca proclamará o teu louvor. O sacrifício aceitável a Deus é o espírito quebrantado; ao coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus." 
Salmos 51:7-17 






Deus vos abençoe.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...