.
.

sábado, 31 de maio de 2014

A mensagem de ânimo de Jesus

"Antes da festa da páscoa, sabendo Jesus que era chegada a sua hora de passar deste mundo para o Pai, e havendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim. Enquanto ceavam, tendo já o Diabo posto no coração de Judas, filho de Simão Iscariotes, que o traísse, Jesus, sabendo que o Pai lhe entregara tudo nas mãos, e que viera de Deus e para Deus voltava, levantou-se da ceia, tirou o manto e, tomando uma toalha, cingiu-se. Depois deitou água na bacia e começou a lavar os pés aos discípulos, e a enxugar-lhos com a toalha com que estava cingido." 
João 13:1-5 


Antes de dar as ultimas instruções aos discípulos, Jesus iniciou o seu discurso com uma ação. 
Após as varias disputas entre os seus discípulos, acerca de quem seria o maior no Seu reino, sendo Ele o Filho de Deus, o Todo-poderoso Criador do universo, lavou os pés aos discípulos. 
Ele agiu deste modo mostrando-lhes que veio para servir, e assim como Ele, nós também devemos servir - ser humildes e submissos.



"Tendo Jesus dito isto, turbou-se em espírito, e declarou: Em verdade, em verdade vos digo que um de vós me há de trair. Os discípulos se entreolhavam, perplexos, sem saber de quem ele falava. Ora, achava-se reclinado sobre o peito de Jesus um de seus discípulos, aquele a quem Jesus amava. A esse, pois, fez Simão Pedro sinal, e lhe pediu: Pergunta- lhe de quem é que fala. Aquele discípulo, recostando-se assim ao peito de Jesus, perguntou-lhe: Senhor, quem é? Respondeu Jesus: É aquele a quem eu der o pedaço de pão molhado. Tendo, pois, molhado um bocado de pão, deu-o a Judas, filho de Simão Iscariotes.  E, logo após o bocado, entrou nele Satanás. Disse-lhe, pois, Jesus: O que fazes, faze-o depressa. E nenhum dos que estavam à mesa percebeu a que propósito lhe disse isto; pois, como Judas tinha a bolsa, pensavam alguns que Jesus lhe queria dizer: Compra o que nos é necessário para a festa; ou, que desse alguma coisa aos pobres. Então ele, tendo recebido o bocado saiu logo. E era noite."
João 13:21-30 


Jesus revelou-lhes o que iria acontecer: a sua traição e a sua morte.
Mas para os tranquilizar também lhes disse:


"Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito; vou preparar-vos lugar. E, se eu for e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos tomarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também." 
João 14:1-3 


.  Revelou-lhes o futuro - Apesar das más notícias, Jesus conforta os seus discípulos, tranquilizando-os em relação ao futuro, às bênçãos vindouras e à segurança que apenas Deus podia dar.


"Em verdade, em verdade vos digo: Aquele que crê em mim, esse também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas; porque eu vou para o Pai; e tudo quanto pedirdes em meu nome, eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. Se me pedirdes alguma coisa em meu nome, eu a farei. Se me amardes, guardareis os meus mandamentos. E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Ajudador, para que fique convosco para sempre. a saber, o Espírito da verdade, o qual o mundo não pode receber; porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque ele habita convosco, e estará em vós. Não vos deixarei órfãos; voltarei a vós. Ainda um pouco, e o mundo não me verá mais; mas vós me vereis, porque eu vivo, e vós vivereis. Naquele dia conhecereis que estou em meu Pai, e vós em mim, e eu em vós."
João 14:12-20 


. Disse que iria enviar o Espirito Santo - Jesus assegura-lhes que não ficariam sós e abandonados, mas teriam o Consolador para os guiar e ajudar. 


"Mas o Ajudador, o Espírito Santo a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto eu vos tenho dito. Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; eu não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize." 
João 14:26-27 


. Tranquilizou-os que teriam paz no meio da perseguição - Jesus garante-lhes uma paz que o mundo não nos dá, uma tranquilidade interior inexplicável que o Seu espirito nos dá. 


Nao existe bênçãos sem que haja obediência. 
A única forma de verdadeiramente amar a Deus é abedecer os Seus mandamentos.



Deus não nos promete facilidades porque somos d'Ele e não do mundo, e este nos odeia como também odiou a Jesus. 

"Expulsar-vos-ão das sinagogas; ainda mais, vem a hora em que qualquer que vos matar julgará prestar um serviço a Deus."
"Disse-vos estas coisas por figuras; chega, porém, a hora em que vos não falarei mais por figuras, mas abertamente vos falarei acerca do Pai. Naquele dia pedireis em meu nome, e não vos digo que eu rogarei por vós ao Pai; pois o Pai mesmo vos ama; visto que vós me amastes e crestes que eu saí de Deus."
"Tenho-vos dito estas coisas, para que em mim tenhais paz. No mundo tereis tribulações; mas tende bom ânimo, eu venci o mundo."
João 16:2/25-27/33 


Mas, para que fossem fortalecidos, Jesus orou pelos discípulos:

"Eu rogo por eles; não rogo pelo mundo, mas por aqueles que me tens dado, porque são teus; todas as minhas coisas são tuas, e as tuas coisas são minhas; e neles sou glorificado. Eu não estou mais no mundo; mas eles estão no mundo, e eu vou para ti. Pai santo, guarda-os no teu nome, o qual me deste, para que eles sejam um, assim como nós. Enquanto eu estava com eles, eu os guardava no teu nome que me deste; e os conservei, e nenhum deles se perdeu, senão o filho da perdição, para que se cumprisse a Escritura. Mas agora vou para ti; e isto falo no mundo, para que eles tenham a minha alegria completa em si mesmos. Eu lhes dei a tua palavra; e o mundo os odiou, porque não são do mundo, assim como eu não sou do mundo. Não rogo que os tires do mundo, mas que os guardes do Maligno. Eles não são do mundo, assim como eu não sou do mundo. Santifica-os na verdade, a tua palavra é a verdade. Assim como tu me enviaste ao mundo, também eu os enviarei ao mundo. E por eles eu me santifico, para que também eles sejam santificados na verdade."
João 17:9-19 


E também orou pela igreja que haveria de surgir:

"E rogo não somente por estes, mas também por aqueles que pela sua palavra hão de crer em mim;
para que todos sejam um; assim como tu, ó Pai, és em mim, e eu em ti, que também eles sejam um em nós; para que o mundo creia que tu me enviaste. E eu lhes dei a glória que a mim me deste, para que sejam um, como nós somos um; eu neles, e tu em mim, para que eles sejam perfeitos em unidade, a fim de que o mundo conheça que tu me enviaste, e que os amaste a eles, assim como me amaste a mim. Pai, desejo que onde eu estou, estejam comigo também aqueles que me tens dado, para verem a minha glória, a qual me deste; pois que me amaste antes da fundação do mundo. Pai justo, o mundo não te conheceu, mas eu te conheço; conheceram que tu me enviaste; e eu lhes fiz conhecer o teu nome, e lho farei conhecer ainda; para que haja neles aquele amor com que me amaste, e também eu neles esteja."
João 17:20-26 



Sabemos que a vida cristã é muita vezes difícil, cheia de momentos de dor e apertos, mas Deus está conosco, em todas as dificuldades e provações.
Haverá algo melhor do que ser filho do Altíssimo? Ter um relacionamento íntimo e constante com o nosso Criador?  Aceitar Jesus, o único Salvador, como o Senhor da nossa vida?
Não há!

Ser filho de Deus não é "chato", mas é a melhor coisa que podemos escolher nesta vida...





Deus vos abençoe.

sábado, 24 de maio de 2014

Temor a Deus é o principio...

"A suprema sabedoria altissonantemente clama nas ruas; nas praças levanta a sua voz. Do alto dos muros clama; às entradas das portas e na cidade profere as suas palavras: Até quando, ó estúpidos, amareis a estupidez? e até quando se deleitarão no escárnio os escarnecedores, e odiarão os insensatos o conhecimento? Convertei-vos pela minha repreensão; eis que derramarei sobre vós o meu; espírito e vos farei saber as minhas palavras. Mas, porque clamei, e vós recusastes; porque estendi a minha mão, e nao houve quem desse atenção; antes desprezastes todo o meu conselho, e não fizestes caso da minha repreensão; também eu me rirei no dia da vossa calamidade; zombarei, quando sobrevier o vosso terror, quando o terror vos sobrevier como tempestade, e a vossa calamidade passar como redemoinho, e quando vos sobrevierem aperto e angústia. Então a mim clamarão, mas eu não responderei; diligentemente me buscarão, mas não me acharão. Porquanto aborreceram o conhecimento, e não preferiram o temor do Senhor; não quiseram o meu conselho e desprezaram toda a minha repreensão; portanto comerão do fruto do seu caminho e se fartarão dos seus próprios conselhos. Porque o desvio dos néscios os matará, e a prosperidade dos loucos os destruirá. Mas o que me der ouvidos habitará em segurança, e estará tranqüilo, sem receio do mal."
Provérbios 1:20-33 


Precisamos dar ouvidos à sabedoria de Deus. Apenas a Sua sabedoria ajuda-nos a descortinar tudo o que vem a nós, quer sejam diferentes caminhos, seitas falsas, interpretações erradas das escrituras e pessoas que são más influências dissimuladas. 

A sabedoria está à disposição de todos. 
Embora muitos não queiram partilhar os seus conhecimentos gratuitamente, nem a sua sabedoria, Deus tem a Sua sabedoria à disposição de quem a pedir. 

Se aceitarmos a Verdade de Deus e clamarmos pela sabedoria de Deus, Ele no-la dará. Ela está ao alcance de todos os que a procuram. 

Muito conhecimento sem sabedoria, não nos leva muito longe. 


"Ora, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e não censura, e ser-lhe-á dada. Peça-a, porém, com fé, não duvidando; pois aquele que duvida é semelhante à onda do mar, que é sublevada e agitada pelo vento. Não pense tal homem que receberá do Senhor alguma coisa, homem vacilante que é, e inconstante em todos os seus caminhos. Mas o irmão de condição humilde glorie-se na sua exaltação, e o rico no seu abatimento; porque ele passará como a flor da erva. Pois o sol se levanta em seu ardor e faz secar a erva; a sua flor cai e a beleza do seu aspecto perece; assim murchará também o rico em seus caminhos. Bem-aventurado o homem que suporta a provação; porque, depois de aprovado, receberá a coroa da vida, que o Senhor prometeu aos que o amam. Ninguém, sendo tentado, diga: Sou tentado por Deus; porque Deus não pode ser tentado pelo mal e ele a ninguém tenta. Cada um, porém, é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência;"
Tiago 1:5-14 


Quando vier a dificuldade, a provação e a dor, se não tivermos a sabedoria de Deus em nós, então facilmente nos revoltaremos contra Deus na nossa aflição e nos afastaremos d'Ele. 

Assim como o rico néscio, que vivia para a sua riqueza, morreu quando menos esperava, e tudo o que juntou ficou para os animais do campo e para quem não trabalhou, também os iníquos, ainda que prosperem por algum tempo, logo lhes sobrevirá repentina destruição. 


O nosso desafio é dar-mos ouvidos à sabedoria de Deus para que não andemos segundo a nossa própria vontade, mas tomemos decisões segundo a Sua Palavra.


O temor a Deus é o princípio da sabedoria.
Precisamos reconhecer que nada podemos fazer e decidir sem recorrermos a Deus.
Precisamos estar aos pés de Deus e buscar toda a Sua vontade para todos os assuntos na nossa vida.






Deus vos abençoe.

sábado, 17 de maio de 2014

Dos fracos suscita Deus força

"Mas o Senhor disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque eu o rejeitei; porque o Senhor não vê como vê o homem, pois o homem olha para o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração."
1 Samuel 16:7

"Depois Davi, retirando-se desse lugar, escapou para a caverna de Adulão. Quando os seus irmãos e toda a casa de seu pai souberam disso, desceram ali para ter com ele. Ajuntaram-se a ele todos os que se achavam em aperto, todos os endividados, e todos os amargurados de espírito; e ele se fez chefe deles; havia com ele cerca de quatrocentos homens. Dali passou Davi para Mizpe de Moabe; e disse ao rei de Moabe: Deixa, peço-te, que meu pai e minha mãe fiquem convosco, até que eu saiba o que Deus há de fazer de mim. E os deixou com o rei de Moabe; e ficaram com ele por todo o tempo que Davi esteve no lugar forte. Disse o profeta Gade a Davi: Não fiques no lugar forte; sai, e entra na terra de Judá. Então Davi saiu, e foi para o bosque de Herete."
1 Samuel 22:1-5


Davi fez-se chefe de pessoas com dificuldades, incapacitadas e deprimidas e fez delas um poderoso exército. Deus quer fazer conosco a mesma coisa. 

Somos como barro com impurezas que nas mãos de Deus, que Ele vai purificando. 
Aqui, no mundo, não há condições perfeitas, mas sim um Deus perfeito.


"Ora, vede, irmãos, a vossa vocação, que não são muitos os sábios segundo a carne, nem muitos os poderosos. nem muitos os nobres que são chamados. Pelo contrário, Deus escolheu as coisas loucas do mundo para confundir os sábios; e Deus escolheu as coisas fracas do mundo para confundir as fortes; e Deus escolheu as coisas ignóbeis do mundo, e as desprezadas, e as que não são, para reduzir a nada as que são; para que nenhum mortal se glorie na presença de Deus."
1 Coríntios 1:26-29 


Deus tem prazer em confundir os que se acham sábios e justos aos seus próprios olhos, usando os fracos, incapacitados e humildes para fazerem grandes coisas no meio do Seu povo.


Num momento de dificuldade, Davi aceitou aqueles homens e tornou-os nos "valentes de Davi".


"São estes os nomes dos valentes de Davi: Josebe-Bassebete, o taquemonita; era este principal dos três; foi ele que, com a lança, matou oitocentos de uma vez. Depois dele Eleazar, filho de Dodó, filho de Aoí, um dos três valentes que estavam com Davi, quando desafiaram os filisteus que se haviam reunido para a peleja, enquanto os homens de Israel se retiravam. Este se levantou, e feriu os filisteus, até lhe cansar a mão e ficar pegada à espada; e naquele dia o Senhor operou um grande livramento; e o povo voltou para junto de Eleazar, somente para tomar o despojo. Depois dele era Samá, filho de Agé, o hararita. Os filisteus se haviam ajuntado em Leí, onde havia um terreno cheio de lentilhas; e o povo fugiu de diante dos filisteus. Samá, porém, pondo-se no meio daquele terreno, defendeu-o e matou os filisteus, e o Senhor efetuou um grande livramento."
2 Samuel 23:8-12 


Deus deu livramento a estes homens feitos guerreiros, porque agora eles tinha uma "causa" maior pela qual viver e lutar. 
Hoje temos a causa mais excelente ao nosso alcance: espalhar a mensagem da Salvação pelos que estão ao nosso redor. 

O nosso pensamento deve estar no nosso próximo.



 "Também três dos trinta cabeças desceram, no tempo da sega, e foram ter com Davi, à caverna de Adulão; e a tropa dos filisteus acampara no vale de Refaim. Davi estava então no lugar forte, e a guarnição dos filisteus estava em Belém. E Davi, com saudade, exclamou: Quem me dera beber da água da cisterna que está junto a porta de Belém! Então aqueles três valentes romperam pelo arraial dos filisteus, tiraram água da cisterna que está junto a porta de Belém, e a trouxeram a Davi; porém ele não quis bebê-la, mas derramou-a perante o Senhor; e disse: Longe de mim, ó Senhor, que eu tal faça! Beberia eu o sangue dos homens que foram com risco das suas vidas? De maneira que não a quis beber. Isto fizeram aqueles três valentes."
2 Samuel 23:13-17 


O nosso prazer deve ser satisfazer toda a vontade e desejos de Deus. Assim como estes homens devemos ter a mesma sensibilidade de coração e procurar agradar a Deus em tudo o que fizermos. 



"Porque ele é o nosso Deus, e nós povo do seu pasto e ovelhas que ele conduz. Oxalá que hoje ouvísseis a sua voz: Não endureçais o vosso coração como em Meribá, como no dia de Massá no deserto," 
Salmos 95:7-8 


Deus olha para o nosso coração e não para a nossa aparência exterior. 


"Ora, Abisai, irmão de Joabe, filho de Zeruia, era chefe dos trinta; e este alçou a sua lança contra trezentos, e os matou, e tinha nome entre os três. Porventura não era este o mais nobre dentre os trinta? portanto se tornou o chefe deles; porém aos primeiros três não chegou. Também Benaías, filho de Jeoiada, filho dum homem de Cabzeel, valoroso e de grandes feitos, matou os dois filhos de Ariel de Moabe; depois desceu, e matou um leão dentro duma cova, no tempo da neve. Matou também um egípcio, homem de temível aspecto; tinha este uma lança na mão, mas Benaías desceu a ele com um cajado, arrancou-lhe da mão a lança, e com ela o matou. Estas coisas fez Benaías, filho de Jeoiada, pelo que teve nome entre os três valentes. Dentre os trinta ele era o mais afamado, porém aos três primeiros não chegou. Mas Davi o pôs sobre os seus guardas."
2 Samuel 23:18-23 



Estes homens estavam cheios de coragem pela inspiração que Davi lhes dava, ao viver de e para Deus, recebendo alento e ânimo para seguir avante. 


"De modo que com plena confiança digamos: O Senhor é quem me ajuda, não temerei; que me fará o homem?"
Hebreus 13:6 




Em tudo o que fizermos, vamos primeiro buscar a Deus e depois fazer a nossa parte...




Deus vos abençoe.

sábado, 10 de maio de 2014

Tu és tudo, ó Deus!

"Bendito seja o Senhor, minha rocha, que adestra as minhas mãos para a peleja e os meus dedos para a guerra; meu refúgio e minha fortaleza, meu alto retiro e meu e meu libertador, escudo meu, em quem me refúgio; ele é quem me sujeita o meu povo. Ó Senhor, que é o homem, para que tomes conhecimento dele, e o filho do homem, para que o consideres? O homem é semelhante a um sopro; os seus dias são como a sombra que passa. Abaixa, ó Senhor, o teu céu, e desce! Toca os montes, para que fumeguem! Arremessa os teus raios, e dissipa-os; envia as tuas flechas, e desbarata-os! Estende as tuas mãos desde o alto; livra-me, e arrebata-me das poderosas águas e da mão do estrangeiro, cuja boca fala vaidade, e cuja mão direita é a destra da falsidade. A ti, ó Deus, cantarei um cântico novo; com a harpa de dez cordas te cantarei louvores, sim, a ti que dás a vitória aos reis, e que livras da espada maligna a teu servo Davi. Livra-me, e tira-me da mão do estrangeiro, cuja boca fala mentiras, e cuja mão direita é a destra da falsidade. Sejam os nossos filhos, na sua mocidade, como plantas bem desenvolvidas, e as nossas filhas como pedras angulares lavradas, como as de um palácio. Estejam repletos os nossos celeiros, fornecendo toda sorte de provisões; as nossas ovelhas produzam a milhares e a dezenas de milhares em nosos campos; os nossos bois levem ricas cargas; e não haja assaltos, nem sortidas, nem clamores em nossas ruas! Bem-aventurado o povo a quem assim sucede! Bem-aventurado o povo cujo Deus é o Senhor."
Salmos 144:1-15 


Nada somos diante do grande e todo-poderoso Deus criador, e nada de valor conseguimos fazer sem Ele. Fomos feitos para O servir e para O adorar. Tudo se resume a Ele. Jesus é tudo.



"Bem sei eu que tudo podes, e que nenhum dos teus propósitos pode ser impedido." 
Jó 42:2

"Mas ele respondeu: As coisas que são impossíveis aos homens são possíveis a Deus." 
Lucas 18:27




Vamos buscar a Deus, reconhecendo que Ele é tudo e nada somos sem Ele. Bendito é o Seu nome para todo o sempre.






Deus vos abençoe.

sábado, 3 de maio de 2014

Deixar para trás ou ser deixado

"Depois lhe disse Noemi, sua sogra: Minha filha, não te hei de buscar descanso, para que fiques bem? Ora pois, não é Boaz, com cujas moças estiveste, de nossa parentela. Eis que esta noite ele vai joeirar a cevada na eira. Lava-te pois, unge-te, veste os teus melhores vestidos, e desce à eira; porém não te dês a conhecer ao homem, até que tenha acabado de comer e beber. E quando ele se deitar, notarás o lugar em que se deita; então entrarás, descobrir-lhe-ás os pés e te deitarás, e ele te dirá o que deves fazer. Respondeu-lhe Rute: Tudo quanto me disseres, farei. Então desceu à eira, e fez conforme tudo o que sua sogra lhe tinha ordenado. Havendo, pois, Boaz comido e bebido, e estando já o seu coração alegre, veio deitar-se ao pé de uma meda; e vindo ela de mansinho, descobriu-lhe os pés, e se deitou."
Rute 3:1-7 


A determinação foi a prova da verdadeira conversão de Rute.
Ela estava disposta a deixar tudo para trás, pagar o preço para seguir ao Deus da sua sogra, que agora também era o seu.
Noemi era uma mulher sábia e experiente, íntima de Deus, confiando n'Ele quer na alegria, quer nas dificuldades da sua vida. 

A chegada de Rute com a sua sogra à cidade de Belém, tocou profundamente o coração de todos os seus habitantes. Ela deixara tudo para trás, virara as costas ao seu próprio povo, aos ídolos dos seus pais e a um possível novo casamento com outro homem, para não abandonar a sua sogra e ao seu Deus. 

O sacrifício de amor, de Rute, não passou despercebido também a Deus. Deus encaminhou a sua vida para um remidor, que a salvou da pobreza, deu-lhe segurança, abundância de bens e um novo amor, honesto e verdadeiro. 


Noemi, a sua sogra, aconselhou-a e Rute ouviu e obedeceu:

- lava-te  (ser santificado - sem pecado) 
  Para nos aproximarmos de Deus.

- unge-te (viver debaixo da unção - bom cheiro de Cristo)
  Para que o mal e o pecado não tenha poder sobre nós e para agradar a Deus.

- veste-te (melhorar a sua aparência - afastarmo-nos do que é indigno do nosso remidor)
Para que estejamos dignos de estar na presença de Deus.

- desce (humilharmos-nos diante do Salvador - descer da nssa arrogância e ego)
Para que Deus nos possa abençoar maravilhosamente.

- deita-te aos pés do remidor (busca a Deus)
Para reconhecer que apenas Ele é o nosso Salvador.



"E tais fostes alguns de vós; mas fostes lavados, mas fostes santificados, mas fostes justificados em nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito do nosso Deus."
1 Coríntios 6:11

"Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque todo o que a si mesmo se exaltar será humilhado; mas o que a si mesmo se humilhar será exaltado."
Lucas 18:14 



Sejamos nós como Rute, deixando tudo o que é da nossa velha vida para trás, para seguirmos a Deus somente, de todo o nosso coração e com todas as nossas forças.
Assim também Deus não nos deixará para trás e nos abençoará, livrando-nos da vergonha e da miséria.
Também não nos deixará para trás quando nos vier buscar. E estaremos sempre com Ele.



Possamos amar realmente a Deus, acima do nosso cansaço, das nossas ocupações, da nossa imagem na sociedade e viver somente para Ele.





Deus vos abençoe.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...