.
.

sábado, 27 de abril de 2013

Respeitamos a santidade de Deus?


Deus é Santo 

P
ara entender o zelo de Jesus, precisamos salientar a santidade de Deus. 
Santo quer dizer “separado”. Deus é separado de nós em dois sentidos. 




- Primeiro, ele é o Criador, e nós, as criaturas (1 Samuel 2:2,6; Salmo 99:1-3). 
A natureza de Deus é diferente e superior à nossa. Este sentido de santidade de Deus manifesta-se na criação que fez a partir do nada. 

- Segundo, ele é acima de todo pecado e maldade, e assim separado dos homens pecadores (Josué 24:19-20). Este aspecto da santidade de Deus se manifesta na criação de homens e mulheres com livre arbítrio, ou seja, com a capacidade de fazer escolhas morais.
Deus sempre quis um povo santo. 

- Ele expressou esse desejo na Lei dada aos israelitas (Levítico 11:45). Hoje, ele nos convida a ser santos (1 Pedro 1:15-16). É a santidade que serve como base da nossa obediência à vontade de Deus. 


A Santidade de Deus deve ser respeitada no Seu santuário 


- O tabernáculo feito no deserto de Sinai representava a presença de Deus no meio do povo. Quando entraram para servir no tabernáculo, os sacerdotes eram obrigados a respeitar cuidadosamente todas as ordenanças de Deus, devido à santidade do Senhor. Aqueles que não mostraram reverência total para com Deus foram mortos (Levítico 10:1-3). 

- Quase cinco séculos mais tarde, o templo em Jersualém foi construído como uma casa mais permanente para Deus. Deus o santificou como sua habitação (1 Reis 9:3), mas disse que ficaria no meio do povo somente se Israel fosse fiel (1 Reis 9:6-9). 

- Quando Jesus chegou a Jerusalém e viu os homens profanando a casa de Deus, ele agiu com coragem e dureza. Em duas ocasiões, ele expulsou os comerciantes do templo (João 2:13-17, e três anos depois, em Mateus 21:12-13). Jesus respeitou a santidade do santuário de Deus, mesmo quando os líderes religiosos se mostraram relaxados nos seus deveres. 


O Cristão: Santuário de Deus

E
m 1 Coríntios 6:19-20, Paulo disse: 

“Acaso, não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por preço. Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo.” 

- Cada um de nós deve perceber que é o templo de Deus. Deus habita em nós, e deve ser glorificado e santificado pela nossa vida. É por essa razão que percebemos o problema do pecado - afastando-nos de Deus. A nossa desobediência mancha e estraga o santuário de Deus. Um povo santo, o povo que Deus sempre quis, começa comigo e com você! Devemos ser santos, como Ele é santo. 

- Será que nós imitamos o exemplo de Jesus em relação à pureza da nossa vida? Temos a coragem e o zelo para expulsar o pecado das nossas vidas? Temos a vontade de enfrentar as nossas fraquezas e tirar qualquer conduta ou atitude que milita contra a santidade do nosso Criador? 


A Igreja: O Santuário de Deus 

- A figura do santuário de Deus é usada, também, para descrever a igreja de Jesus. 
Paulo fala à igreja quando diz: 

“Não sabeis que sois santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? Se alguém destruir o santuário de Deus, Deus o destruirá; porque o santuário de Deus, que sois vós, é sagrado” 
(1 Coríntios 3:16-17). 

Noutra carta, ele diz que a igreja é a casa de Deus (1 Timóteo 3:14-15). Esses dois trechos mostram a importância de procedimento digno na igreja, tanto na edificação como na organização dela. A igreja deve ser zelosa em manter a doutrina pura e praticar somente as coisas autorizadas por Jesus.


- Deus não habitará numa casa suja e poluída pela iniquidade. 
As cartas às igrejas da Ásia mostram a importância de manter a santidade da igreja. O Senhor rejeitará uma igreja que perdeu o seu amor (Apocalipse 2:4-5). Ele não ficará numa congregação que tolera falsas doutrinas ou imoralidade (Apocalipse 2:14-16,20). Uma igreja morta, cujas obras não sejam íntegras, será castigada por Jesus (Apocalipse 3:2-3). Ele vomitará da boca uma igreja morna e satisfeita (Apocalipse 3:15-17).


- Como é que mantemos a santidade de uma igreja? 

1. Precisamos tirar a impureza da nossa própria vida. Eu faço parte da congregação. 
Se eu limpar o meu coração, a igreja ficará mais limpa. 

2. Devemos ajudar os nossos irmãos a se purificarem do pecado. 
Quando recuperamos o irmão que tropeçou (Gálatas 6:1-2), ou convertemos aquele que desviou (Tiago 5:19-20), a igreja ficará mais pura. 

3. Quando um irmão persiste no pecado, somos obrigados a expulsá-lo do nosso meio. 
(1 Coríntios 5:1-13; 2 Tessalonicenses 3:6-14). 
Algumas das igrejas da Ásia foram reprovadas por não fazer isso. Uma igreja que tolera o pecado aberto e persistente não ama a Deus acima de tudo. Se ela não mostrar o arrependimento, o Senhor removerá o seu candeeiro! 



Sejamos zelosos! 

- J
esus falou para a igreja de Laodicéia: 

“Sê, pois, zeloso e arrepende-te” 
(Apocalipse 3:19). 

- No Velho Testamento, homens zelosos se mostraram radicais em tirar a má influência do pecado do meio do povo. Finéias matou os rebeldes e poupou Israel da praga que estava matando o povo (Números 25:1-13). 
Deus elogiou o zelo desse servo:

“Finéias, filho de Eleazar, filho de Arão, o sacerdote, desviou a minha ira de sobre os filhos de Israel, pois estava animado com o meu zelo entre eles; de sorte que, no meu zelo, não consumi os filhos de Israel” 
(Números 25:11). 

- Em vários outros casos, servos fiéis escolheram Deus acima dos próprios filhos e irmãos. Quando Nadabe e Abiú morreram na rebeldia contra Deus, seu pai e seus irmãos continuaram no tabernáculo, respeitando a santidade de Deus (Levítico 10:3-7). 
Pais de filhos rebeldes foram instruídos a entregá-los à justiça para serem mortos, assim eliminando o mal do meio da congregação (Deuteronômio 21:18-21). 
A vontade de Deus e a pureza da congregação foram mais importantes do que a vida de um filho. 

- O povo de Israel recebeu de Deus uma lei que servia para governá-lo, tanto na vida espiritual, como nas questões civis. Por isso, o “governo” castigava as pessoas que desobedeciam as leis religiosas. Hoje, o governo ainda castiga malfeitores para manter ordem na sociedade (Romanos 13:1-4), mas a igreja não mata as pessoas que desobedecem as instruções religiosas que Deus nos deu! Devemos ter o mesmo zelo de Finéias, mas não o mostramos da mesma maneira.

- O ensinamento do Novo Testamento requer o nosso zelo para manter a pureza da igreja. Já citamos instruções dadas aos coríntios e aos tessalonicenses sobre a necessidade de nos afastar de irmãos que voltam ao pecado. 
Muitas pessoas acham tal ensinamento duro demais, e muitas igrejas recusam seguí-lo. Quando procuramos um “jeitinho” para evitar esses mandamentos, ou simplesmente ignoramos a palavra de Deus, as conseqüências são gravíssimas: 

1. O pecador permanece no erro, cauterizando a própria consciência; 

2. Nós nos tornamos cúmplices, sujando a santa igreja com o pecado não corrigido; 

3. Pela nossa conduta desobediente, mostramo-nos indignos de Deus, pois escolhemos a amizade de pecadores acima da santidade de Deus. 

A necessidade de aplicar ensinamentos “duros” envolve, muitas vezes, membros da própria família. Às vezes, é necessário afastar-nos dos “cristãos” que voltam ao pecado. Em vez de oferecer desculpas para justificar a nossa desobediência, a própria família deve ser a primeira na aplicação da disciplina de Deus ao pecador. 
Pode ser necessário falar para alguém, até da própria família: “Podes escolher o pecado e a eternidade no inferno, mas eu não!”


Purificar ou destruir 

- A
inda há mais um capítulo na história da purificação do templo. 
Na mesma semana da segunda purificação, Jesus avisou o povo que voltaria para destruir o templo em  Jerusalém (Mateus 23:37-38; 24:2). 
Quarenta anos depois, ele usou o exército romano para cumprir a sua palavra. Jesus fez tudo para salvar o povo e estabelecer a sua comunhão com eles, mas rejeitaram os seus apelos. Devemos aprender a lição. Se não tivermos o zelo para purificar o santuário de Deus, a nossa casa ficará deserta.

- Não é fácil ser um povo santo, mas somente os santos têm a esperança da vida eterna com Deus. 
Sejamos santos, porque Deus é santo! 
(1Pedro 14-16). 






Deus vos abençoe.

sábado, 20 de abril de 2013

As palavras duras de Jesus

Deus é maravilhoso e tremendo. 

O Seu amor não tem limites e é-nos difícil entender, como um Deus tão Grande, Santo e Poderoso pode amar-nos, apesar de conhecer-nos como ninguém!  
Como pode Deus amar alguém como nós, que apesar de O conhecermos, somos seres frágeis, pecadores ainda, muitas vezes inseguros e que o temos magoado tantas vezes com as nossas atitudes e ações... todos os dias? 

Assim como a mensagem da Salvação é loucura para os homens, também assim é o imenso e inatingível amor de Deus por nós. 

Deus é adorado por todos os seres que criou. Toda a natureza louva ao Senhor Deus Criador de tudo. No céu, Ele é servido pelos anjos e adorado incessantemente por todos os seres que criou. 
Deus tem tudo debaixo do Seu poder. Reconhecemos que nada somos perante a Sua grandeza, e nem sequer o conseguimos entender em toda a Sua plenitude e grandiosidade... 
Deus não precisa de nós, e no entanto entregou o Seu único e muito amado filho, Jesus, a morrer por nós, pecadores... 
Não conseguimos entender tão grande amor. 
Apenas Deus consegue amar-nos assim. 




Jesus mudou o mundo da altura, mostrando compaixão e amor incondicional pelos rejeitados - pelos párias da sociedade, pelas mulheres, pelas crianças, pelos "imundos", pelos doentes, pelas viúvas, pelos estrangeiros, por todo os que sofriam pelo preconceito.  

Mas não podemos esquecer que Jesus nem sempre falou em amor, mas também falou duramente, quando necessário. 

Jesus deu a outra face e foi como uma ovelha muda perante os seus tosquiadores (aquando da Sua condenação e morte) mas, nas alturas devidas, Ele mostrou-se irado e incomodou muitos, proferindo palavras duras por várias vezes: 

- a quem o seguia por interesse material - após o sermão do monte e multiplicação dos pães e peixes. 

- a quem tinha conhecimento das escrituras mas apenas seguia os mandamentos que lhes interessava - o jovem rico ("...vai, vende tudo o que tens e segue-me...")

- a quem era religioso e vivia hipocritamente explorando o povo em nome de Deus - todos os religiosos, membros das seitas religiosas da altura, os vendilhões do templo, o mestre da lei - Nicodemos ("...tens de nascer outra vez...")... 

“Estando próxima a Páscoa dos judeus, subiu Jesus para Jerusalém. E encontrou no templo os que vendiam bois, ovelhas e pombas e também os cambistas assentados; tendo feito um azorrague de cordas, expulsou todos do templo, bem como as ovelhas e os bois, derramou pelo chão o dinheiro dos cambistas, virou as mesas e disse aos que vendiam as pombas: Tirai daqui estas coisas; não façais da casa de meu Pai casa de negócio. Lembraram-se os seus discípulos de que está escrito: O zelo da tua casa me consumirá.”
João 2:13-17 



Devemos nós, ao ver a forma como o espírito do anticristo está dominando cada vez mais as igrejas, ser duros como Jesus, assim como quando Ele pregou e fez com que as multidões fossem embora? 
Devemos nós ser impulsivos, quando assistimos à forma como o evangelho é usado para negócio pessoal, assim como quando Ele expulsou os cambistas e os comerciantes do templo de Deus em Jerusalém? 
Devemos nós ser zelosos, velar pela Verdade das escrituras, como Jesus foi, a ponto de poder ofender até os nossos irmãos? 



Precisamos olhar para o Seu exemplo: 

- Seguir a Jesus requer uma decisão seguida por ação e não apenas aderir a um grupo ou movimento. 

“Disse-lhes: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens. Eles, pois, deixando imediatamente as redes, o seguiram.” 
Mateus 4:19-20 


- Seguir a Jesus significa negar-se a si mesmo, colocando-nos a nós próprios abaixo da vontade e desígnios de Deus. 


“Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz, e siga-me.” 
Mateus 16:24 


- Seguir a Jesus significa guardar os Seus Mandamentos. 


“Aquele que diz: Eu o conheço, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade.” 
1 João 2:4 


 - Se não seguimos a Jesus, estamos seguindo o inimigo. 


“Quem não é comigo é contra mim; e quem comigo não ajunta, espalha.” 
Mateus 12:30 



Deus é amor, Deus também é retidão e justiça. 

Muitos dos modernos pregadores, líderes das "mega-igrejas" mundiais (admirados por muitos pelo seu sucesso no número crescente de "aderentes"e membros, e claro, a nível financeiro) estão pregando apenas acerca do amor de Deus e da vida próspera que Ele quer que alcancemos, esquecendo que Jesus é, em tudo, o nosso exemplo por excelência. 
Nos seus sermões delicados e cuidados, usando-se do humor, psicologia e espiritualidade "barata", apregoam um Deus de amor que não é o da Bíblia, e que é tão tolerante e atraente a ponto de ser aceitável aos ouvidos dos ímpios de todos os credos, filosofias e religião, não levando ninguém à salvação, mas enganando até os escolhidos. 
Gurus da motivação e do evangelho da prosperidade, ainda que preguem Cristo crucificado, não o colocam como o centro da Palavra - mas apenas como a razão para que tenhamos prosperidade. 
Eles apregoam a confissão positiva e usam-na em todas as suas mensagens, de uma forma muito semelhante ao livro  "O segredo" que invadiu todo o mundo, e que não passa de panenteísmo disfarçado - (dizendo que Deus é apenas uma força que está em tudo e une todas as coisas), usam Deus apenas como meio para elevar o Homem, e fazem uso da Bíblia apenas para procurar apoio para as suas teorias, enganando o povo assim como satanás tentou enganar Jesus no deserto. 
Usando-se de subtileza, usam partes das verdades bíblicas de forma a levar os incautos a acreditar que o que dizem é a pura Verdade de Deus - mas não é mais que engano de satanás. 

"Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores." 
"Portanto, pelos seus frutos os conhecereis. Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.
Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demónios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas?
E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade." 

Mateus 7:15-24 



Assim, quando somos desprezados pelos que amamos, julgados erradamente pelos que oramos, magoados pelos que ajudamos, traídos pelos que amamos... 
...não nos esqueçamos que por falar e defender a Verdade:


- Jesus foi desprezado pelos seus... 

- Jesus foi negado por aqueles a quem Ele chamou ao Seu serviço... 

- Jesus foi traído por aqueles que lhe eram como irmãos... 

- Jesus foi condenado a pedido daqueles a quem amou, ajudou, curou e libertou... 


... e ainda assim tudo suportou até à morte, por amor a todos nós!! 



Falamos constantemente da importância de seguir os passos de Jesus, imitando o exemplo do nosso Senhor. 

Paulo disse: 

“Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo” 

1 Coríntios 11:1 

Pedro acrescentou: 

“...Cristo sofreu em vosso lugar, deixando-vos exemplo para seguirdes os seus passos” 
1 Pedro 2:21 


Precisamos que Deus nos ajude a amar como Jesus, a suportar e aguentar perseguições como Ele as suportava, resistir a tentações como Ele resistiu... mas apenas o conseguiremos se estivermos firmados na Sua Palavra, cheios do poder do Espírito Santo, pela misericórdia e graça maravilhosa do nosso bom Deus! 

O amor de Deus é incrível e maravilhoso... 



O nosso propósito não seja julgar apenas, acusar, mas alertar para os que estão minando no meio evangélico, aproveitando-se da Palavra de Deus para semear engano. 



Quem são estes homens, com aparência de piedade, mas que são como lobos entre os cordeiros?



Os modernos pregadores falam de tal modo, que ninguém fica incomodado com a mensagem, todos se sentem bem ouvindo os seus sermões motivacionais e longe do propósito do sacrifício de Jesus. Até mesmo os que pregam a "nova era" como é o caso de "Oprah" e a sua "mega-igreja" onde ensina meditação transcendental via tv. 




E esta é a verdade sobre o que move estes homens. Não é a salvação da humanidade...




Os verdadeiros homens de Deus não vêem o sucesso pelos padrões mundanos. Ainda que Deus nos dê resultados visíveis, nem sempre acontece como nós esperaríamos, mas como Ele quer.




Deus vos abençoe.

sábado, 13 de abril de 2013

Discipulado contra superficialidade

Discipulado não é apenas ensino e pregação, ou crescimento da igreja.
Ele é algo muito importante e vital para um crescimento saudável e verdadeiro da igreja de Deus.
É dar atenção continua, partilhando a nossa vida, abrindo o nosso coração e mostrando como viver em paz, vencer os vícios e gerir as suas finanças.

A superficialidade da igreja é o paradoxo dos nossos dias. As grandes igrejas estão cheias, mas a grande maioria dos seus membros atuais não seguem realmente Jesus. Muitos dos que congregam e nos chamam de irmãos são apenas simpatizantes empenhados em cumprir as praticas e costumes do movimento onde se "sentem confortáveis".

Às vezes perguntamo-nos como alguém que participava das atividades mais importantes da igreja, que era até bastante ativo, pôde desviar-se, negar Deus, virar costas e estar agora seguindo a sua vida completamente afastado d'Ele e da Sua igreja.
A resposta é que, praticar religiosamente tarefas na igreja não é sinónimo de uma verdadeira conversão, de uma vida transformada realmente e de intimidade profunda e constante com o Pai...


Mais que ser mero aderente, simpatizante, apoiante... ser discípulo é bem mais do que isso.

O discipulado também não é apenas um programa de discipulamento, um manual com passos definidos a cumprir.

A perspectiva do discipulado é apenas uma pequena parte do todo. Por detrás de cada vida transformada existe constante intercessão, muita oração e vários ministérios ativos trabalhando para o aumento e a manutenção do Corpo de Cristo.

A oração é o principal motor dos ministérios, pois é necessária para que haja abertura de coração da parte dos que buscam solução para a sua vida, de forma a que o Espirito Santo possa tocar e transformar os seus corações.

A crise, as dificuldades da vida e as amarras de satanás leva a que muitos pensem e procurem acabar com as suas próprias vidas. Mas Jesus é a solução! Resta-na fazer a obra, partilhar o evangelho, levá-los aos braços do Pai e, acompanhar, apoiar e permanecer ao seu lado, durante as lutas, as provas e as dificuldades, levando-os constantemente em oração a Deus, clamando por poder e convicção nas suas vidas.


Precisamos ser mais como foram os primeiros apóstolos, e amar verdadeiramente aos outros...

"Porque a nossa exortação não foi com engano, nem com imundícia, nem com fraudulência; Mas, como fomos aprovados de Deus para que o evangelho nos fosse confiado, assim falamos, não como para agradar aos homens, mas a Deus, que prova os nossos corações. Porque, como bem sabeis, nunca usamos de palavras lisonjeiras, nem houve um pretexto de avareza; Deus é testemunha; E não buscamos glória dos homens, nem de vós, nem de outros, ainda que podíamos, como apóstolos de Cristo, servos pesados; Antes fomos brandos entre vós, como a ama que cria seus filhos. Assim nós, sendo-vos tão afeiçoados, de boa vontade quiséramos comunicar-vos, não somente o evangelho de Deus, mas ainda as nossas próprias almas; porquanto nos éreis muito queridos." 
1 Tessalonicensses 2:3-8 



Estes vídeos são particularmente interessantes, pois falam-nos acerca do que é ser um discípulo de Deus, da verdadeira igreja e de como deveriamo-nos ocupar mais em chegar aos outros, lá fora, em vez de tentá-los atraí-los apenas à igreja, com atividades, concertos, festas...











Deus vos abençoe.

sábado, 6 de abril de 2013

Obedecer mesmo quando é difícil

Esta Páscoa atravessei, mais uma vez, um problema nas minhas costas que me impediam de respirar fundo e de cantar sem esforço... Cheguei a pensar mesmo em sair nos ensaios para o culto de celebração da Páscoa e ir até ao hospital. Mas, pela graça de Deus, no dia seguinte já estava bem, sem dores e com energia suficiente para cantar!

Muitas são as vezes em que a nossa carne não quer fazer a vontade de Deus - por estarmos cansados, doentes ou simplesmente, por estarmos demasiado ocupados com outras coisas...


O apóstolo Paulo, grande exemplo para todos nós, já dizia -  nós fazemos o que não queríamos fazer, e o que queríamos não fazemos.

"Sei que nada de bom habita em mim, isto é, em minha carne. Porque tenho o desejo de fazer o que é bom, mas não consigo realizá-lo. Pois o que faço não é o bem que desejo, mas o mal que não quero fazer, esse eu continuo fazendo. Ora, se faço o que não quero, já não sou eu quem o faz, mas o pecado que habita em mim. "
Romanos 7:18-20 

A nossa luta contra a carne não e fácil, os impulsos e desejos humanos são muito fortes, mas devemos sempre ter em mente que: 

"...se, porém, andamos na luz, como ele está na luz, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado."
1 João 1:17 




Devemos obedecer a Deus, ainda que seja difícil?


Abraão tinha obedecido a Deus muitas vezes em sua caminhada com Ele, mas nenhuma prova poderia ter sido mais difícil que esta: 


“Toma agora o teu filho, o teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá, e oferece-o ali em holocausto sobre uma das montanhas, que eu te direi.” 

Génesis 22:2 


Isaque era o seu filho da promessa de Deus para com Abraão. Como poderia Deus pedí-lo agora em sacrifício? 

Mas na manhã seguinte, Abraão começou a sua jornada com dois servos, um jumento, o seu amado filho Isaque e com a lenha para o holocausto. A inquestionável obediência à difícil ordem de Deus demonstrou a confiança e a fé que Abraão tinha em Deus. 
Quando obedecemos da mesma forma que Abraão, confiando que o plano de Deus é perfeito e mais elevado que a nossa própria percepção da realidade, nós elevamos o Seu nome. 
Devido a esta atitude para com Deus, Abraão é visto como um dos heróis da fé. 


"Pela fé Abraão, sendo chamado, obedeceu, indo para um lugar que havia de receber por herança; e saiu, sem saber para onde ia. Pela fé habitou na terra da promessa, como em terra alheia, morando em cabanas com Isaque e Jacó, herdeiros com ele da mesma promessa. Porque esperava a cidade que tem fundamentos, da qual o artífice e construtor é Deus. Pela fé também a mesma Sara recebeu a virtude de conceber, e deu à luz já fora da idade; porquanto teve por fiel aquele que lho tinha prometido. Por isso também de um, e esse já amortecido, descenderam tantos, em multidão, como as estrelas do céu, e como a areia inumerável que está na praia do mar. Todos estes morreram na fé, sem terem recebido as promessas; mas vendo-as de longe, e crendo-as e abraçando-as, confessaram que eram estrangeiros e peregrinos na terra. Porque, os que isto dizem, claramente mostram que buscam uma pátria. E se, na verdade, se lembrassem daquela de onde haviam saído, teriam oportunidade de tornar. Mas agora desejam uma melhor, isto é, a celestial. Por isso também Deus não se envergonha deles, de se chamar seu Deus, porque já lhes preparou uma cidade. Pela fé ofereceu Abraão a Isaque, quando foi provado; sim, aquele que recebera as promessas ofereceu o seu unigênito. Sendo-lhe dito: Em Isaque será chamada a tua descendência, considerou que Deus era poderoso para até dentre os mortos o ressuscitar; E daí também em figura ele o recobrou." 

Hebreus 11:8-19 


Deus usou a fé de Abraão como um exemplo de que fé é o único caminho para chegar até Si. 


“...creu ele no SENHOR, e imputou-lhe isto por justiça.” 

Génesis 15:6


Também é pela fé que nós aceitamos o sacrifício que Deus providenciou pelos nossos pecados – a morte de Jesus Cristo na cruz . 


“Aquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus.” 

2 Coríntios 5:21 



A história do Velho Testamento sobre Abraão é a base do ensino do Novo Testamento sobre a Expiação, a oferta do sacrifício do Senhor Jesus na cruz pelo pecado da humanidade. 

Jesus disse, muitos séculos depois: 

“Abraão, vosso pai, exultou por ver o meu dia, e viu-o, e alegrou-se.” 

João 8:56 




Podemos ver o paralelismo entre Jacó e Isaque e, Deus Pai e Jesus: 



. O unigénito

“Toma agora o teu filho, o teu único filho, Isaque...” 

Génesis 22:2 

“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigénito...” 

João 3:16 


. O local

“…vai-te à terra de Moriá, e oferece-o ali…” 

Génesis 22:2 

"E por isso também Jesus, para santificar o povo pelo seu próprio sangue, padeceu fora da porta (crê-se que era em Moriá)." 

Hebreus 13:12 


. O sacrifício

“...oferece-o ali em holocausto...” 

Génesis 22:2 

“Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras.” 

1 Coríntios 15:3 

. A submissão

“E tomou Abraão a lenha do holocausto, e pô-la sobre Isaque seu filho...” 

Génesis 22:6 

“E, levando ele (Jesus) às costas a sua cruz...” 
João 19:17 


. O cordeiro

“... mas onde está o cordeiro para o holocausto?” 

Génesis 22:7 

“Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo...” 

João 1:29 


. A obediência
 

"E chegaram ao lugar que Deus lhe dissera, e edificou Abraão ali um altar e pôs em ordem a lenha, e amarrou a Isaque seu filho, e deitou-o sobre o altar em cima da lenha." 

Génesis 22:9 

"Pai meu, se este cálice não pode passar de mim sem eu o beber, faça-se a tua vontade...”  Mateus 26:37 



. A ressurreição

“Pela fé ofereceu Abraão a Isaque, quando foi provado; sim, aquele que recebera as promessas ofereceu o seu unigênito. Sendo-lhe dito: Em Isaque será chamada a tua descendência, considerou que Deus era poderoso para até dentre os mortos o ressuscitar; daí também em figura ele o recobrou...” 

Hebreus 11:17-19 

“E que foi sepultado, e que ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras...” 

1 Coríntios 15:4 



É difícil ser como Abraão e confiar no meio das duras provas e, ser como Isaque e deitarmo-nos sobre as pedras do altar. 







Deus vos abençoe. 


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...