.
.

sábado, 30 de março de 2013

A importância da doutrina

A doutrina como o fundamento para as nossas escolhas diárias...



"Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demónios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas? E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade. Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha; E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha. E aquele que ouve estas minhas palavras, e não as cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia; E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda. E aconteceu que, concluindo Jesus este discurso, a multidão se admirou da sua doutrina; Porquanto os ensinava como tendo autoridade; e não como os escribas." 
Mateus 7:21-29 


Basear a vida cristã apenas na busca de experiências apenas, sem procurar realmente levar uma vida de intimidade, aprofundando o conhecimento de Deus pelas escrituras, não é bom.
Viver experiências e sensações não é uma prova de ser verdadeiros filhos de Deus.


"E por que me chamais, Senhor, Senhor, e não fazeis o que eu digo? Qualquer que vem a mim e ouve as minhas palavras, e as ob-serva, eu vos mostrarei a quem é semelhante: É semelhante ao homem que edificou uma casa, e cavou, e abriu bem fundo, e pôs os alicerces sobre a rocha; e, vindo a enchente, bateu com ímpeto a corrente naquela casa, e não a pôde abalar, porque estava fundada sobre a rocha. Mas o que ouve e não pratica é semelhante ao homem que edificou uma casa sobre terra, sem alicerces, na qual bateu com ímpeto a corrente, e logo caiu; e foi grande a ruína daquela casa." 
Lucas 6:46-49 


Não basta ter conhecimento da Palavra apenas, mas há também que pôr em pratica o que aprendemos, na nossa vida.


"E logo os irmãos enviaram de noite Paulo e Silas a Beréia; e eles, chegando lá, foram à sinagoga dos judeus.
Ora, estes foram mais nobres do que os que estavam em Tessalônica, porque de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim." 

Atos 17:10-11 


O conhecimento doutrinário leva a que não sejamos enganados.


"Se alguém entre vós cuida ser religioso, e não refreia a sua língua, antes engana o seu coração, a religião desse é vã. A religião pura e imaculada para com Deus, o Pai, é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se da corrupção do mundo." 
Tiago 1:26-27 


A doutrina é a verdadeira espinha dorsal da fé, para que possamos saber como agir, em todas as situações da nossa vida.


"Finalmente, irmãos, vos rogamos e exortamos no Senhor Jesus, que assim como recebestes de nós, de que maneira convém andar e agradar a Deus, assim andai, para que possais progredir cada vez mais. Porque vós bem sabeis que mandamentos vos temos dado pelo Senhor Jesus. Porque esta é a vontade de Deus, a vossa santificação; que vos abstenhais da prostituição;" 
1 Tessalonicensses 4:1-3 


Mais do que apenas cumprirmos uma rotina religiosa, devemos viver completamente dedicados a Deus, assim como temos aprendido.


"Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus." 
Mateus 22:29 


Foi por falta de verdadeira convicção e verdadeiro conhecimento das escrituras que os religiosos falharam redondamente em relação a Jesus.


"E, porque sois filhos, Deus enviou aos vossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai. Assim que já não és mais servo, mas filho; e, se és filho, és também herdeiro de Deus por Cristo. Mas, quando não conhecíeis a Deus, servíeis aos que por natureza não são deuses. Mas agora, conhecendo a Deus, ou, antes, sendo conhecidos por Deus, como tornais outra vez a esses rudimentos fracos e pobres, aos quais de novo quereis servir?" 
Gálatas 4:6-9


Se não tivermos verdadeiro conhecimento facilmente caímos no erro e seremos enganados.



Doutrina - ensino ou instrução

A sã doutrina são: as verdades fundamentais da Bíblia, as crenças fundamentais para o cristão, as verdades absolutas e imutáveis, a natureza de Deus que atua na criação do homem.



O valor e a necessidade da doutrina são essenciais para:


1 - O bom relacionamento entre os homens e Deus

2 - Pleno desenvolvimento do carácter cristão

3 - Definir quais são os limites da verdade e a ter uma declaração de autoridade do próprio Deus

4 - Separar a verdade da mera experiência, a fé do mero sentimento

5 - Mostrar os falsos caminhos que se usam de capas de santidade e de práticas

6 - Que não caiamos no erro

7 - Que possamos conhecimento doutrinário e capacidade para ensinar a Palavra de Deus




Pelo pecado, o homem colocou os dons e capacidades que Deus lhe deu, em práticas más:


- a botânica deu origem à feitiçaria,

- a astronomia deu origem à astrologia,

- a psicologia deu origem à para-psicologia




Acerca da confusão doutrinária, tão grande nos dias que correm... 






A ousadia e a coragem é necessária aos líderes para fazer frente àqueles que, usando-se da Palavra de Deus, disseminam falsas doutrinas, procurando apenas ganhar dinheiro, enganando os mais simples e, se possível, levando até os próprios salvos ao engano. 




Deus vos abençoe.

sábado, 23 de março de 2013

A cruz revela o amor de Jesus

"Pilatos, pois, tomou então a Jesus, e o açoitou. E os soldados, tecendo uma coroa de espinhos, lha puseram sobre a cabeça, e lhe vestiram roupa de púrpura. E diziam: Salve, Rei dos Judeus. E davam-lhe bofetadas. Então Pilatos saiu outra vez fora, e disse-lhes: Eis aqui vo-lo trago fora, para que saibais que não acho nele crime algum. Saiu, pois, Jesus fora, levando a coroa de espinhos e roupa de púrpura. E disse-lhes Pilatos: Eis aqui o homem." 
João 19:1-5



Jesus desfigurado, estava diante de Pilatos, inocente, mas ouvindo os gritos do povo que pedia a Sua morte.

A mulher de Pilatos pediu ao seu marido que O libertasse, pois havia tido muitos pesadelos sobre Ele. Pilatos havendo tentado libertar Jesus, foi obrigado a condená-lo ou seria deposto do seu cargo e constituído inimigo de Cesar. 


"E ele disse-lhes: Por que temeis, homens de pouca fé? Então, levantando-se, repreendeu os ventos e o mar, e seguiu-se uma grande bonança. E aqueles homens se maravilharam, dizendo: Que homem é este, que até os ventos e o mar lhe obedecem?" 
Mateus 8:26-27 




Aquele que haviam visto a curar os cegos, os coxos, os leprosos, deformados, enfermados... 
Aquele que haviam visto a libertar os endemoniados, os oprimidos, os atormentados... 
Aquele que haviam sabido ter ressuscitado a menina morta, o amigo Lázaro que já cheirava mal... 
Aquele de quem disseram: "Quem homem é este, que até os ventos e o mar lhe obedecem?"... 

...agora estava sendo condenado a morrer injustamente, numa cruz! 


"Este é o Rei dos judeus" - esta foi a sua acusação e grande humilhação para com os judeus. 

Jesus era agora um homem frágil e desfigurado, um nazareno torturado e detestado pelos judeus que pediam a sua morte. 
Jesus foi feito espetáculo de sofrimento por amor a nós, mas foi exaltado por Deus grandemente ao chegar ao céu. 



Não foram os grandes que Cristo chamou, nem os justos veio Ele salvar, 
Mas os pobres e fracos, culpados e maus, a eles veio libertar

0 homem, porém, não podia chegar à santa presença de Deus, 
Porque os pecados de seu coração vedavam-lhe a entrada nos Céus. 

Mas pelo Seu sangue Jesus expiou os nossos pecados, na cruz; 
Tirando o pecado, o caminho mostrou, o qual para os Céus nos conduz. 












Deus vos abençoe.

sábado, 16 de março de 2013

Mulheres de valor na Bíblia

Muitos são os exemplos de mulheres de grande valor, na Bíblia.
Deus colocou todas as suas vidas narradas nas páginas das sagradas escrituras, para nosso ensino.





- Perseverança e confiança

"Ela, pois, com amargura de alma, orou ao SENHOR, e chorou abundantemente. E fez um voto, dizendo: SENHOR dos Exércitos! Se benignamente atentares para a aflição da tua serva, e de mim te lembrares, e da tua serva não te esqueceres, mas à tua serva deres um filho homem, ao SENHOR o darei todos os dias da sua vida, e sobre a sua cabeça não passará navalha. E sucedeu que, perseverando ela em orar perante o SENHOR, Eli observou a sua boca." 
1 Samuel 1:10-12 

Ana venceu através da confiança e da oração, porque a oração é a principal arma para lutarmos contra o mal e obter vitoria, contra tudo o que surgir contra nós.

Deus pode mover montanhas, mudar corações de pedra em corações de amor, de blasfemadores a servos de Deus.



- Liderança e estímulo

"Então Baraque convocou a Zebulom e a Naftali em Quedes, e subiu com dez mil homens após ele; e Débora subiu com ele." 
Juízes 4:10


Débora era juíza em Israel e agia na vontade de Deus, assim também ainda podemos nós ser uma boa influencia, estando disponíveis, dando forças e bom ânimo no meio do povo onde estamos, orando e intercedendo pelos outros.



- Altruísmo

"E havia em Jope uma discípula chamada Tabita, que traduzido se diz Dorcas. Esta estava cheia de boas obras e esmolas que fazia." 
Atos 9:36


Conhecida pelas boas obras pois ajudava as viúvas, dando-lhes túnicas e ajudando-as, era muito querida e útil para todos os necessitados, da mesma forma devemos estar envolvidos na sociedade utilizando as nossas capacidades e dons em prol dos que mais precisam.



- Outros exemplos de grandes mulheres na Bíblia


. Ester, ficando firme até à morte, confiando em Deus salvou as vidas do seu povo.

"Disse outra vez o rei a Ester, no segundo dia, no banquete do vinho: Qual é a tua petição, rainha Ester? E se te dará. E qual é o teu desejo? Até metade do reino, se te dará. Então respondeu a rainha Ester, e disse: Se, ó rei, achei graça aos teus olhos, e se bem parecer ao rei, dê-se-me a minha vida como minha petição, e o meu povo como meu desejo. Porque fomos vendidos, eu e o meu povo, para nos destruírem, matarem, e aniquilarem de vez; se ainda por servos e por servas nos vendessem, calar-me-ia; ainda que o opressor não poderia ter compensado a perda do rei. Então falou o rei Assuero, e disse à rainha Ester: Quem é esse e onde está esse, cujo coração o instigou a assim fazer? E disse Ester: O homem, o opressor, e o inimigo, é este mau Hamã. Então Hamã se perturbou perante o rei e a rainha." 
Ester 7:2-6 


. Rute, ainda que no meio da tristeza e desgosto, zelou pelos valores da família.

"Voltai, filhas minhas, ide-vos embora, que já mui velha sou para ter marido; ainda quando eu dissesse: Tenho esperança, ou ainda que esta noite tivesse marido e ainda tivesse filhos, Esperá-los-íeis até que viessem a ser grandes? Deter-vos-íeis por eles, sem tomardes marido? Não, filhas minhas, que mais amargo me é a mim do que a vós mesmas; porquanto a mão do SENHOR se descarregou contra mim. Então levantaram a sua voz, e tornaram a chorar; e Orfa beijou a sua sogra, porém Rute se apegou a ela. Por isso disse Noemi: Eis que voltou tua cunhada ao seu povo e aos seus deuses; volta tu também após tua cunhada. Disse, porém, Rute: Não me instes para que te abandone, e deixe de seguir-te; porque aonde quer que tu fores irei eu, e onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus; Onde quer que morreres morrerei eu, e ali serei sepultada. Faça-me assim o SENHOR, e outro tanto, se outra coisa que não seja a morte me separar de ti." 
Rute 1:12-18 


. Sara foi chamada para crer em milagres.

Pela fé também a mesma Sara recebeu a virtude de conceber, e deu à luz já fora da idade; porquanto teve por fiel aquele que lho tinha prometido. Por isso também de um, e esse já amortecido, descenderam tantos, em multidão, como as estrelas do céu, e como a areia inumerável que está na praia do mar. 
Hebreus 11:11-12 



. Marta, pronta para trabalhar e servir a Deus.

"Ouvindo, pois, Marta que Jesus vinha, saiu-lhe ao encontro; Maria, porém, ficou assentada em casa. Disse, pois, Marta a Jesus: Senhor, se tu estivesses aqui, meu irmão não teria morrido. Mas também agora sei que tudo quanto pedires a Deus, Deus to concederá. Disse-lhe Jesus: Teu irmão há de ressuscitar. Disse-lhe Marta: Eu sei que há de ressuscitar na ressurreição do último dia. Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá; E todo aquele que vive, e crê em mim, nunca morrerá. Crês tu isto? Disse-lhe ela: Sim, Senhor, creio que tu és o Cristo, o Filho de Deus, que havia de vir ao mundo. E, dito isto, partiu, e chamou em segredo a Maria, sua irmã, dizendo: O Mestre está cá, e chama-te." 
João 11:20-28 



. Maria, pronta para ouvir e guardar os ensinos de Jesus.

"E aconteceu que, indo eles de caminho, entrou Jesus numa aldeia; e certa mulher, por nome Marta, o recebeu em sua casa; E tinha esta uma irmã chamada Maria, a qual, assentando-se também aos pés de Jesus, ouvia a sua palavra. Marta, porém andava distraída em muitos serviços; e, aproximando-se, disse: Senhor, não se te dá de que minha irmã me deixe servir só? Dize-lhe que me ajude. E respondendo Jesus, disse-lhe: Marta, Marta, estás ansiosa e afadigada com muitas coisas, mas uma só é necessária; E Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada." 
Lucas 10:38-42 



Deus ama a todos, homens e mulheres, de igual forma. Ele deu a cada um, um papel definido, igualmente importante e de grande valor, de forma a construir e a manter a família. 


A mulher não é de forma alguma inferior ao homem, e Jesus demonstrou isso claramente, durante o Seu ministério pelo mundo. 





Assim como estes grandes exemplos de mulheres e outros tantos mais de homens, nas sagradas escrituras, se queremos ser cheios de Deus, usados nas Suas mãos para toda a boa obra, obreiros valorosos e valentes - temos de abdicar de nós mesmos.
Assista a este excerto de pregação acerca do exemplo de grandes pregadores do nossos tempo...







Deus vos abençoe.

sábado, 9 de março de 2013

A bondade de Deus em nós

"Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.
Contra estas coisas não há lei." 

Gálatas 5:22-23 




. Definição de bondade 


Bondade é mais que ser apenas generoso para com os outros, ela leva-nos a fazer o quase impossível - amar os outros como a nós mesmos. 



"E eis que se levantou um certo doutor da lei, tentando-o, e dizendo: Mestre, que farei para herdar a vida eterna? E ele lhe disse: Que está escrito na lei? Como lês? E, respondendo ele, disse: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo. E disse-lhe: Respondeste bem; faze isso, e viverás." 

Lucas10:25-28 


. Implicito à bondade


Conseguir suportar e amar o próximo, ainda que seja nosso inimigo é apenas possível pelo Espírito de Deus em nós. A bondade para com os que nos maltratam é uma expressão de amor e misericórdia. 

A bondade leva-nos a fazer o inimaginável e precisa de estar em grande evidência na vida do cristão.


"Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas." 

João 10:11


. Vivendo à bondade 


Para além de simpatia e boa educação, há que viver a bondade de Deus. 

Não é preciso ser-se cristão para se ser bom, mas um cristão deve sempre ser bom. 
Precisamos ter amor para com os descrentes, mais até do que para com os que já conhecem a Deus. 
Cuidar, regar e podar leva a que uma árvore, use todo o potencial dentro dela e possa dar fruto. Compete-nos a nós desenvolver o nosso relacionamento com Deus, estando em comunhão diariamente, de forma a vivermos a bondade de Deus em nós. 


"Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não useis então da liberdade para dar ocasião à carne, mas servi-vos uns aos outros pelo amor. Porque toda a lei se cumpre numa só palavra, nesta: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. Se vós, porém, vos mordeis e devorais uns aos outros, vede não vos consumais também uns aos outros. Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne." 

Gálatas 5:13-16 


Livres para amar e perdoar os outros para levarmos os outros até Deus. 


A vida cristã passa por sacrifício, renúncia, agonia, carregando em nós mesmos as marcas de Cristo, sendo parecido com Ele, vivendo o que Ele viveu, sofrendo como Ele sofreu, andando tão próximo dele a chegar ao ponto de ser confundido com Ele, por mostrarmos a Sua bondade no nosso viver. 







Deus vos abençoe.

sábado, 2 de março de 2013

Deus sempre nos surpreende.

"Depois disto havia uma festa entre os judeus, e Jesus subiu a Jerusalém. Ora, em Jerusalém há, próximo à porta das ovelhas, um tanque, chamado em hebreu Betesda, o qual tem cinco alpendres. Nestes jazia grande multidão de enfermos, cegos, mancos e ressicados, esperando o movimento da água. Porquanto um anjo descia em certo tempo ao tanque, e agitava a água; e o primeiro que ali descia, depois do movimento da água, sarava de qualquer enfermidade que tivesse. E estava ali um homem que, havia trinta e oito anos, se achava enfermo. E Jesus, vendo este deitado, e sabendo que estava neste estado havia muito tempo, disse-lhe: Queres ficar são? O enfermo respondeu-lhe: Senhor, não tenho homem algum que, quando a água é agitada, me ponha no tanque; mas, enquanto eu vou, desce outro antes de mim. Jesus disse-lhe: Levanta-te, toma o teu leito, e anda. Logo aquele homem ficou são; e tomou o seu leito, e andava. E aquele dia era sábado." 
João 5:1-9 




Havia já 38 anos que este homem esperava que as águas se movessem... A esperança de alcançar solução para o seu problema de saúde tinha desvanecido.
Quando já não esperava receber cura, este homem que foi surpreendido um milagre, quando Jesus entrou na Sua vida.

Os milagres de Deus acontecem pela Sua misericórdia e não por os merecermos ou nos esforçarmos para recebe-los... Eles acontecem em nossa vida, única e exclusivamente pela maravilhosa graça do nosso bondoso Deus!



Muitos gozam de boa saúde física, mas vivem cansados, deprimidos e debilitados espiritualmente. Jesus conhece o nosso viver, o nosso interior, o nosso pensar e, como ninguém, conhece o nosso sofrimento. Ele sempre deseja-nos abençoar, mas a decisão é nossa e, muita vezes, dificultamos o Seu trabalho.


Para que Deus se mova entre nós, precisamos romper com a religiosidade. Ter vê de carregar o seu leito num sábado foi uma afronta para os religiosos, mas Jesus insistiu que o homem o fizesse.
Jesus deseja que nos levantemos e sigamos em frente, contra os que nos apontam o dedo, sejam eles nossos irmãos, os nossos amigos, familiares ou colegas.

Jesus encontrou-se com o homem no templo. Nós também devemos permanecer junto com a Sua igreja, mantendo-nos em comunhão com Ele e com os outros irmãos, desde a nossa conversão.
Jesus avisou o homem que curou que não voltasse atrás, para a sua velha vida, de forma que não lhe sucedesse nada pior, ao cair nas mãos do inimigo e ao afastar-se da proteção de Deus.




Este é uma pregação pelo nosso amigo e irmão Pr. Walace dos Anjos, acerca de "Quando a tragédia chega":










Deus vos abençoe.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...