.
.

sábado, 15 de dezembro de 2012

O renascimento do paganismo


Como nunca nos nossos dias se viu, o mundo está a voltar-se para as antigas práticas, ultrapassadas e esquecidas, como consequência do desânimo e descrédito generalizado, pelas pessoas em geral, no atual sistema político, social e religioso. 





Quase todas as cerimónias e datas festivas de hoje surgiram no passado, relembrando algo importante que se queria que perdurasse. E esse é o caso dos muito conhecidos jogos olímpicos. 



Mas antes de mais, vamos ver no que consistiam os jogos dos tempos antigos... 


O que representavam os jogos olímpicos

As antigas olimpíadas eram um festival explicitamente religioso, dedicado à veneração da mais conhecida divindade grega, Zeus, no monte Olimpo, a mais alta montanha grega. Até mesmo a antiga palavra grega para "exercitar-se" significava literalmente "ser inflexível despido", provavelmente por motivos religiosos, já que os jogos eram uma festa de homenagem a Zeus.


Os jogos eram sempre disputados no mesmo lugar, um local remoto e de difícil acesso a pé no noroeste do Peloponeso. Os competidores e espectadores vinham não apenas da Grécia, mas de todo o mundo grego, que na época se estendia da Espanha à Geórgia. O local dos jogos era conhecido como Olímpia, em homenagem ao título de "Olímpio" de Zeus, derivado do Monte Olimpo.


A Chama Olímpica na Antiguidade

Na antiguidade, o fogo era considerado sagrado por muitos povos, incluindo os gregos, que tinham uma lenda segundo a qual o fogo teria sido entregue aos mortais por Prometeu que o roubara de Zeus. Devido à importância do fogo, em muitos templos eram mantidas chamas acesas permanentemente. Este era o caso do templo de Hestia na cidade de Olímpia.

Segundo se sabe, a tradição de manter um fogo aceso durante os Jogos Olímpicos remonta à antiguidade, quando se efetuavam sacrifícios a Zeus. Nessas cerimónias, os sacerdotes acendiam uma tocha e o atleta que vencesse uma corrida até ao local onde se encontravam os sacerdotes teria o privilégio de transportar a tocha para acender o altar do sacrifício.





Para além das suas origens serem indiscutivelmente religiosas, as antigas práticas pagãs concernentes a este evento foram mais uma vez praticadas, sob a desculpa de unificar o país, promover o orgulho nacional e elevar o estatuto da Grécia à sua "glória" antiga, num dos ensaio das olimpíadas, conforme podemos observar: 



OLÍMPIA ANTIGA, Grécia, 9 Maio (pela agência internacional Reuters) 


"Sacerdotisas em túnicas prestaram reverência sob sol forte no local de origem dos antigos Jogos Olímpicos..."
...reuniram-se nas ruínas do templo dórico da deusa Hera para ver a atriz grega Ino Menegaki inclinar-se solenemente para acender a tocha com um espelho côncavo."
"Pela primeira vez, sacerdotes homens dançaram ao som de um tambor entre as ruínas do templo..."
"Com os braços erguidos, ...evocou o deus Apolo numa oração, antes de se ajoelhar para acender a tocha em poucos segundos, usando o reflexo da luz do sol no espelho curvo. Nas rampas do estádio adjacente, onde os gregos competiam nos Jogos da antiguidade, sacerdotisas faziam uma dança inspirada nas ninfas mitológicas, enquanto os homens apresentavam uma versão de uma antiga dança guerreira..."
"...terminou com a suma-sacerdotisa entregando a chama e um ramo de oliveira ao primeiro carregador da tocha..." 




Nós, que já conhecemos a Cristo, não nos deixemos embaraçar pelas dificuldades que o mundo está atravessando. Não precisamos procurar esperança, solução ou paz em nenhum outro lugar, senão nos braços do nosso Pai celestial. 

Continuemos sim, intercedendo por todos os que, cegos no seu entendimento, praticam a imoralidade e a iniquidade, estando continuamente longe de Deus... 
Somos nós, a igreja de Jesus, que precisa brilhar com a Luz do nosso Deus neste mundo em trevas, de modo a atraí-los e guiá-los ao único Salvador - Jesus Cristo o Senhor. 

Esforcemo-nos nós também, preparando-nos e trabalhando como os atletas que vão para a competição, sabendo que aquilo para o qual nós corremos é bem melhor que tudo o que podemos alcançar neste mundo. 

"E todo aquele que luta de tudo se abstém; eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, uma incorruptível." 
1 Coríntios 9:25 



O amor de Deus por nós é mais que suficiente...






Deus vos abençoe. 

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...