.
.

sábado, 26 de maio de 2012

Em tudo, bendito é o nome do Senhor

Porque é que, durante a nossa caminhada, a nossa vida de crente é uma constante de tribulações, dificuldades e apertos?












Ainda que cheguemos a pensar que Deus se esqueceu de nós, é por amor, para nos fazer crescer e preparar-nos para o que Ele tem reservado para nós, que Ele permite:


- Que soframos opressão por parte do inimigo das nossas almas, atravez de algumas pessoas que nos rodeiam e situações dolorosas que vêm à nossa vida...

- Que, por vezes, nos sintamos sós e se ter ninguém ao nosso lado, a não ser Ele...

- Que enfrentemos batalhas e sejamos derrotados, não aguentemos a luta e fracassemos...

- Que cheguemos a alturas da nossa vida em que tanta tragédia acontece que, quase aceitamos a ideia de que Deus nos está castigando...

- Que cheguemos a um momento em que ponhamos em causa se realmente estamos na Sua vontade, fazendo o Seu querer, agindo do modo que Ele quer...

- Que fiquemos confusos, ao ver prosperar os que nos maltratam, enquanto nós atravessamos terríveis adversidades....





Ananias, Azarias e Misael enfrentaram , também eles, a pena de morte quando não negaram a Deus e não se prostraram diante do ídolo de ouro do rei.
Mas, no momento da aflição, Deus esteve com eles e, ainda que tenha permitido que fossem presos e lançados para dentro da terrível fornalha, livrou-os do poder do fogo e saíram ilesos.


Ester enfrentou a morte quando escolheu obedecer a Deus, aparecendo diante do rei Assuero sem ter sido convocada, de modo a intervir em favor do povo de Deus.
Mas, no momento da aflição, Deus esteve com ela e, ainda que tenha permitido que sofresse no seu espírito amargamente, levou o rei a poupá-la.


Moisés enfrentou várias vezes a morte quando, obedecendo à voz de Deus, enfrentou a fúria do faraó do Egito, ao  levar-lhe o recado do Senhor para a libertação se Seu povo.
Mas, em todos os momento de aflição, Deus esteve com ele e, ainda que tenha permitido que sofresse a pressão do faraó e o descontentamento do povo, ninguém pôde tocar na sua vida.


José enfrentou a morte quando, preferindo guardar a sua pureza, não se envolveu com a mulher do seu senhor, rejeitando-a, o que levou-a a vingar-se dele.
Mas, no momento da aflição, Deus esteve com ele e, ainda que permitisse que fosse preso durante bastante tempo, poupou a sua vida, preparou-o para o futuro e usou-o, até mesmo lá.


Daniel enfrentou a morte quando escolheu continuar firme no Senhor. Continuou adorando-O e louvando-O, ainda que indo contra a nova lei do rei.
Mas no momento da aflição, Deus esteve com ele e, ainda que permitisse que sofresse com a prisão e que fosse lançado na cova dos famintos leões, Ele livrou-o deles e manteve-o seguro.

"Daniel, pois, quando soube que o edito estava assinado, entrou em sua casa (ora havia no seu quarto janelas abertas do lado de Jerusalém), e três vezes no dia se punha de joelhos, e orava, e dava graças diante do seu Deus, como também antes costumava fazer."
Daniel 6:10 



Com o sofrimento destes servos de Deus altíssimo, Deus alcançou os corações dos que os rodeavam, livrou o Seu povo da destruição, levou a que muitos O conhecessem, derrotou o poder das trevas, envergonhou o mal e, transformou o mal terrível em maravilhosas bençãos.





Vejamos este caso na vida de Daniel...


- Deus mostrou ao rei que ele não tinha todo o poder:

"...Daniel, que é dos filhos dos cativos de Judá, não tem feito caso... do edito que assinaste, antes três vezes por dia faz a sua oração. Ouvindo então o rei essas palavras, ficou muito penalizado, e a favor de Daniel propôs dentro do seu coração livrá-lo; e até ao pôr do sol trabalhou para salvá-lo.
"...Sabe, ó rei, que é lei dos medos e dos persas que nenhum edito ou decreto, que o rei estabeleça, se pode mudar." 
"Então o rei se dirigiu para o seu palácio, e passou a noite em jejum, e não deixou trazer à sua presença instrumentos de música; e fugiu dele o sono." 
Daniel 6:13-15/18


- Conhecendo o rei o testemunho de Daniel, Deus usou-o para profetizar o seu livramento:

"...E, falando o rei, disse a Daniel: O teu Deus, a quem tu continuamente serves, ele te livrará." 
Daniel 6:16


- Demonstrando fé em Deus, o rei dirigiu-se à cova onde estava Daniel, logo ao amanhecer, acreditando que Deus podia tê-lo salvo dos leões.

"Pela manhã, ao romper do dia, levantou-se o rei, e foi com pressa à cova dos leões."
"...chamou por Daniel com voz triste... : Daniel, servo do Deus vivo, dar-se-ia o caso que o teu Deus, a quem tu continuamente serves, tenha podido livrar-te dos leões?" 
Daniel 6:19-20
 

- Então ele testemunha um milagre na vida de Daniel. Aquilo que nem ele (o rei) pudera fazer (livrá-lo da morte), Deus tinha realizado.

"O meu Deus enviou o seu anjo... para que não me fizessem dano, porque foi achada em mim inocência diante dele; e também contra ti..."
"Então o rei muito se alegrou..." 
"...e nenhum dano se achou nele, porque crera no seu Deus." 
 Daniel 6:22-23


- Deus então usa o rei para testemunhar o que vira com seus próprios olhos. Atravez de uma grande provação de fé na vida de Daniel, todo o povo ouviu o testemunho do próprio rei e foi levado a buscar e a servir a Deus.

"Então o rei Dario escreveu a todos os povos, nações e línguas que moram em toda a terra..."
Da minha parte é feito um decreto, pelo qual em todo o domínio do meu reino os homens tremam e temam perante o Deus de Daniel; porque ele é o Deus vivo e que permanece para sempre, e o seu reino não se pode destruir, e o seu domínio durará até o fim. Ele salva, livra, e opera sinais e maravilhas no céu e na terra; ele salvou e livrou Daniel do poder dos leões."
Daniel 6:25-27



Que nos possamos firmar em Deus, confiar no Seu poder, viver do Seu amor e andar na Sua paz, todos os dias da nossa vida, de forma a que possamos suportar tudo o que Ele permite que venha até nós, para que muitos sejam tocados pelo amor, poder e grandiosidade do nosso Senhor.




Esta pregação fala-nos sobre a vida de Jó e a vida de todos os que, como nós, seguem a Cristo.
Muito interessante, especialmente na conclusão, a partir dos 60 minutos...





Deus vos abençoe.

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...