.
.

sábado, 25 de janeiro de 2014

Como é a nossa igreja local?


"Aqueles, pois, que foram dispersos pela tribulação suscitada por causa de Estêvão, passaram até a Fenícia, Chipre e Antioquia, não anunciando a ninguém a palavra, senão somente aos judeus. Havia, porém, entre eles alguns cíprios e cirenenses, os quais, entrando em Antioquia, falaram também aos gregos, anunciando o Senhor Jesus. E a mão do Senhor era com eles, e grande número creu e se converteu ao Senhor. Chegou a notícia destas coisas aos ouvidos da igreja em Jerusalém; e enviaram Barnabé a Antioquia; o qual, quando chegou e viu a graça de Deus, se alegrou, e exortava a todos a perseverarem no Senhor com firmeza de coração; porque era homem de bem, e cheio do Espírito Santo e de fé. E muita gente se uniu ao Senhor. Partiu, pois, Barnabé para Tarso, em busca de Saulo; e tendo-o achado, o levou para Antioquia. E durante um ano inteiro reuniram-se naquela igreja e instruíram muita gente; e em Antioquia os discípulos pela primeira vez foram chamados cristãos. Naqueles dias desceram profetas de Jerusalém para Antioquia; e levantando-se um deles, de nome Ágabo, dava a entender pelo Espírito, que haveria uma grande fome por todo o mundo, a qual ocorreu no tempo de Cláudio. E os discípulos resolveram mandar, cada um conforme suas posses, socorro aos irmãos que habitavam na Judéia; o que eles com efeito fizeram, enviando-o aos anciãos por mão de Barnabé e Saulo."
Atos 11:19-30



Esta igreja é um modelo para as igrejas locais devido às suas características:


- "...a mão do Senhor era com eles...e grande número creu e se converteu ao Senhor..."
Oramos que a igreja seja formadas por pessoas verdadeiramente convertidas e transformadas por Cristo, e não simpatizantes e ritualistas.

- "...homem de bem...de fé...e muita gente se uniu a Cristo..."
Oramos e cremos que muitos se unam a Cristo, para que encha estrutura, confiança e certeza da Salvação em Deus.

- "...falaram aos gregos, anunciando a Senhor Jesus."
Os crentes tinham prazer em testemunhar e partilhar o que Deus fez por eles, por amor aos perdidos. O mundo precisa de Jesus, há que desimpedir os poços entulhados e abrir novos.

- "...e a mão do Senhor estava com eles..."
A presença de Deus estava presente naquele lugar e era notória por tudo o que estava a acontecer nela e através dela.
Onde a mão de Deus está presente há conversões, curas, libertação e maravilhas. 

- "...ao ver a Graça de Deus...e exortou que nela permanecessem..."
A alegria e gozo notórios dos irmãos daquela igreja eram tremendamente presentes, com a jovialidade e união, dons do Espirito Santo e amor de Deus entre os irmãos.

- "...profetas de Antioquia...disseram que uma grande fome iria acontecer...e enviaram socorro aos irmãos que habitavam na Judeia..."
O amor e o zelo em servir a Deus, aos irmãos e Sua obra, generosamente davam tudo o que podiam. Não esqueciam os necessitados e não ficaram pelas intenções, mas agiram.



"Ora, na igreja em Antioquia havia profetas e mestres, a saber: Barnabé, Simeão, chamado Níger, Lúcio de Cirene, Manaém, colaço de Herodes o tetrarca, e Saulo. Enquanto eles ministravam perante o Senhor e jejuavam, disse o Espírito Santo: Separai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado. Então, depois que jejuaram, oraram e lhes impuseram as mãos, os despediram.
Bom quando é o Espirito Santo quem dirige a igreja, quando os seus lideres e servos buscam a Deus e se submetem ao Seu desígnio."
Atos 13:1-3 



Uma igreja que investe na missão e que envia missionários aos perdidos está na vontade do coração de Deus.

"Amplia o lugar da tua tenda, e estendam-se as cortinas das tuas habitações; não o impeças; alonga as tuas cordas, e firma bem as tuas estacas."
Isaías 54:2 

Precisamos saber a importância de formar missionarios que vivam e pregam a sã doutrina, a pura e verdadeira Palavra do Senhor.


"Então eles, tendo-se despedido, desceram a Antioquia e, havendo reunido a assembléia, entregaram a carta. E, quando a leram, alegraram-se pela consolação. Depois Judas e Silas, que também eram profetas, exortaram os irmãos com muitas palavras e os fortaleceram." 
Atos 15:30-32 


Devemos ser uma igreja que aceita o conselho dos seus lideres na fé, se alegra em Deus pelo consolo que são para eles e que ora e intercede incessantemente por suas vidas. 


Todas estas características fizeram desta igreja um grande exemplo para nós.
Será que a nossa igreja local é assim? Cabe-nos a nós fazermos também a nossa parte.



Deus vos abençoe.

sábado, 18 de janeiro de 2014

Preparados para o grande dia

Estamos nós preparados para aquele grande dia?
O dia em que o nosso Salvador Jesus voltará para nos vir buscar para Si, está-se aproximando. Precisamos estar prontos e cheios de desejo de O ver... de "saudades" de estar a Seus pés, de desfrutar da Sua presença, de O adorar por toda a eternidade.


"Daquele dia e hora, porém, ninguém sabe, nem os anjos do céu, nem o Filho, senão só o Pai. Pois como foi dito nos dias de Noé, assim será também a vinda do Filho do homem. Porquanto, assim como nos dias anteriores ao dilúvio, comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca, e não o perceberam, até que veio o dilúvio, e os levou a todos; assim será também a vinda do Filho do homem. Então, estando dois homens no campo, será levado um e deixado outro; estando duas mulheres a trabalhar no moinho, será levada uma e deixada a outra. Vigiai, pois, porque não sabeis em que dia vem o vosso Senhor; sabei, porém, isto: se o dono da casa soubesse a que vigília da noite havia de vir o ladrão, vigiaria e não deixaria minar a sua casa. Por isso ficai também vós apercebidos; porque numa hora em que não penseis, virá o Filho do homem."
Mateus 24:36-44 



Noé esperou o dia em que as águas desceriam do céu e cobririam a terra, trabalhando na construção da arca, sempre confiando em Deus.


"Pela fé Noé, divinamente avisado das coisas que ainda não se viam, sendo temente a Deus, preparou uma arca para o salvamento da sua família; e por esta fé condenou o mundo, e tornou-se herdeiro da justiça que é segundo a fé."
Hebreus 11:7 


Assim como Noé que construiu um barco enorme durante tantos anos, provando a todos os que o conheciam que ele cria de todo o seu coração o que todos os dias lhes afirmava, que aquela arca seria a única salvação de um dilúvio que Deus enviaria e todos os que nela não entrassem morreriam...
...assim também nós devemos vencer o descrédito e a zombaria dos que ainda não têm Jesus no seu cotação e não entendem, nem acreditam as coisas do espírito, ignorando o fim trágico que os espera sem Deus, nem valorizando a grande oportunidade que, por amor, Ele nos tem colocado à disposição. 



"Porque é assim como um homem que, ausentando-se do país, chamou os seus servos e lhes entregou os seus bens: a um deu cinco talentos, a outro dois, e a outro um, a cada um segundo a sua capacidade; e seguiu viagem. O que recebera cinco talentos foi imediatamente negociar com eles, e ganhou outros cinco; da mesma sorte, o que recebera dois ganhou outros dois; mas o que recebera um foi e cavou na terra e escondeu o dinheiro do seu senhor. Ora, depois de muito tempo veio o senhor daqueles servos, e fez contas com eles. Então chegando o que recebera cinco talentos, apresentou-lhe outros cinco talentos, dizendo: Senhor, entregaste-me cinco talentos; eis aqui outros cinco que ganhei. Disse-lhe o seu senhor: Muito bem, servo bom e fiel; sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor. Chegando também o que recebera dois talentos, disse: Senhor, entregaste-me dois talentos; eis aqui outros dois que ganhei. Disse-lhe o seu senhor: Muito bem, servo bom e fiel;" 
Mateus 25:14-25 



"Digo-vos: Naquela noite estarão dois numa cama; um será tomado, e o outro será deixado. Duas mulheres estarão juntas moendo; uma será tomada, e a outra será deixada. [Dois homens estarão no campo; um será tomado, e o outro será deixado.]"
Lucas 17:34-36



Não vamos esquecer a promessa da vinda de Jesus. Vamos viver cada dia da nossa vida como se fosse o nosso último dia nesta terra. 

Vivamos aguardando, com alegria, a sua volta. Busquemos a santificação, afastando-nos do mal, para que não entristeçamos o Espírito Santo. 

Vivamos trabalhando na Sua obra, evangelizando, ajudando e levando o amor do nosso Deus aos outros, para que Ele se agrade ao voltar e nos achar servindo. 


"Não queremos, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais como os outros que não têm esperança. Porque, se cremos que Jesus morreu e ressurgiu, assim também aos que dormem, Deus, mediante Jesus, os tornará a trazer juntamente com ele. Dizemo-vos, pois, isto pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, de modo algum precederemos os que já dormem. Porque o Senhor mesmo descerá do céu com grande brado, à voz do arcanjo, ao som da trombeta de Deus, e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos seremos arrebatados juntamente com eles, nas nuvens, ao encontro do Senhor nos ares, e assim estaremos para sempre com o Senhor. Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras."
"Mas, irmãos, acerca dos tempos e das épocas não necessitais de que se vos escreva: porque vós mesmos sabeis perfeitamente que o dia do Senhor virá como vem o ladrão de noite; pois quando estiverem dizendo: Paz e segurança! então lhes sobrevirá repentina destruição, como as dores de parto àquela que está grávida; e de modo nenhum escaparão. Mas vós, irmãos, não estais em trevas, para que aquele dia, como ladrão, vos surpreenda; porque todos vós sois filhos da luz e filhos do dia; nós não somos da noite nem das trevas; não durmamos, pois, como os demais, antes vigiemos e sejamos sóbrios. Porque os que dormem, dormem de noite, e os que se embriagam, embriagam-se de noite; mas nós, porque somos do dia, sejamos sóbrios, vestindo-nos da couraça da fé e do amor, e tendo por capacete a esperança da salvação; porque Deus não nos destinou para a ira, mas para alcançarmos a salvação por nosso Senhor Jesus Cristo, que morreu por nós, para que, quer vigiemos, quer durmamos, vivamos juntamente com ele. Pelo que exortai-vos uns aos outros e edificai-vos uns aos outros, como na verdade o estais fazendo."




Deus vos abençoe.

sábado, 11 de janeiro de 2014

A quem enviarei?


Quem haverá de ir?

Quem falará aos perdidos?


O diabo sempre coloca duvidas quanto às promessas de Deus, ao Seu poder e à Sua Palavra. 







"Então chamou Faraó a Moisés e a Arão, e disse: Ide, e oferecei sacrifícios ao vosso Deus nesta terra. Respondeu Moisés: Não convém que assim se faça, porque é abominação aos egípcios o que havemos de oferecer ao Senhor nosso Deus. Sacrificando nós a abominação dos egípcios perante os seus olhos, não nos apedrejarão eles? Havemos de ir caminho de três dias ao deserto, para que ofereçamos sacrifícios ao Senhor nosso Deus, como ele nos ordenar. Então disse Faraó: Eu vos deixarei ir, para que ofereçais sacrifícios ao Senhor vosso Deus no deserto; somente não ireis muito longe; e orai por mim."
Êxodo 8:25-28

"Então mandou Faraó chamar Moisés, e disse: Ide, servi ao Senhor; somente fiquem os vossos rebanhos e o vosso gado; mas vão juntamente convosco os vossos pequeninos. Moisés, porém, disse: Tu também nos tens de dar nas mãos sacrifícios e holocaustos, para que possamos oferecer sacrifícios ao Senhor nosso Deus. E também o nosso gado há de ir conosco; nem uma unha ficará; porque dele havemos de tomar para servir ao Senhor nosso Deus; porque não sabemos com que havemos de servir ao Senhor, até que cheguemos lá."
Êxodo 10:24-26



. Ficar na mesma terra - significava continuar no mesmo marasmo espiritual.
Nós precisamos ser separados do mundo, ser santos, para vermos a Deus. Manter-nos na terra significava também desistir de tudo o que Deus tem para preparado para que disfrutemos. 
O inimigo diz que no precisamos sair do mundo para servir a Deus, mas Deus quer-nos por inteiro. Não podemos servir a dois senhores.

. Não afastar para longe - significa superficialidade na comunhão com Deus. 
Temos de estar empenhados e totalmente ligados a Deus, sem que cedamos ao mundo, de forma agradar aos outros e amenizar a separação com ele. Não podemos ter nada que ver com o inimigo, não podemos ter cedências para com o mal. Somos controlados pelo Espirito de Deus e não pelos laços do inimigo. Fujamos da presença do mal e do controlo do inimigo das nossas almas. 

. Ir somente os homens - significava quebrar as leis de Deus para a Familia. Casamentos mistos, com o mundo, seriam o resultado do afastamento dos rapazes das raparigas do povo hebreu. 
Mais vale esperar em Deus por um cônjuge fiel, que casar com jugo desigual. O inimigo deseja trazer prejuízo e causar danos às famílias. 
Deus quer a salvação de toda a Familia, homens e mulheres. O inimigo quer destruir a nossa identidade e perverter-nos. 

. Deixar o gado a cargo do faraó - significa deixar os nossos bens a cargo do inimigo, para que seja o gestor deles. 
Sair para adorar a Deus, mas não colocar tudo o que Ele nos tem dado em Suas mãos, é desperdiçar o que temos, gastando no que não é pão, no que não é cuidado para com a nossa Família, no que não serve para evangelizar, levando-a a mendigar o pão e passar necessidades. 
Precisamos entregar-nos totalmente ao controlo de Deus, entregando tudo o que temos ao Seu serviço. 
A nossa satisfação está em Deus, que enche-nos totalmente e completa-nos verdadeiramente, e não apenas nos dá coisas materiais, mas tudo o que necessitamos para sermos felizes. 
De forma a não perder a alegria de estar na presença de Deus, o gozo espiritual que apenas Ele nos dá, precisamos estar completamente ligados a Deus, Aquele que nos dá tudo o que precisamos, gratuitamente e sem prejuízo. 



"E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa." 
Atos 16:31 

Deus tem um plano para a Família, mas o inimigo das nossas almas sempre tenta com que seja destruída. A sociedade tem perdido todos os valores morais e espirituais, devido à subtileza do trabalho do inimigo contra ela. Ele ataca os seus membros, de forma a que fique separada e fragmentada. Enfraquecida, esta é então destruída.

Mas não podemos esquecer que o plano de Deus diz respeito a todos os nossos familiares e não só a nós mesmo.


Hoje é o dia que fez O Senhor. Vamos entregar totalmente a nossa vida em Suas mãos! 


Mais que viver em conforto e com todo o conforto material, o nosso desejo deverá ser: amar e servir a Deus de todo o nosso coração e aos outros, como a nós mesmos..




Deus vos abençoe.

sábado, 4 de janeiro de 2014

Amando com o amor de Deus

"O amor seja não fingido. Aborrecei o mal e apegai-vos ao bem. Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros; não sejais vagarosos no cuidado; sede fervorosos no espírito, servindo ao Senhor; alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração; acudi aos santos nas suas necessidades, exercei a hospitalidade; abençoai aos que vos perseguem; abençoai, e não amaldiçoeis; alegrai-vos com os que se alegram; chorai com os que choram; sede unânimes entre vós; não ambicioneis coisas altivas mas acomodai-vos às humildes; não sejais sábios aos vossos olhos; a ninguém torneis mal por mal; procurai as coisas dignas, perante todos os homens. Se for possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens. Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira de Deus, porque está escrito: Minha é a vingança, eu retribuirei, diz o Senhor. Antes, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto amontoarás brasas de fogo sobre a sua cabeça. Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem." 
Romanos 12:9-21 



Todas estas directrizes são contrárias à forma como o mundo vive. Mas precisamos pensar como Cristo, oferecendo-nos voluntariamente a colocar a nossa própria vida no altar de Deus, assim como Jesus se entregou livremente a morrer em nosso lugar. 


Vidas transformadas levam a relacionamentos transformados. Quando temos um relacionamento correto com Deus também o teremos com quem nos rodeia. Mas também quando estamos verdadeiramente firmados em Deus, assim como com Jesus foi traído e perseguido, logo surgirão tempestades nos nossos relacionamentos. Falsos amigos e cristãos hipócritas usados por satanás, logo tentarão fazer-nos cair, para que sejamos envergonhados e mal-interpretados por todos.


Quando mergulhamos na profundidade do amor de Deus, não podemos deixar de O louvar.
O verdadeiro amor de Deus, sincero e sofredor, possa estar em nós, de forma a que sejamos verdadeiros seguidores de Jesus, uma verdadeira luz nas trevas do mundo. 


Não devemos temer assumirmo-nos como seguidores de Jesus, nem de falar a verdade e desmascarar o que é falso e errado. Que sejamos conhecidos pela nossa integridade e firmeza em Deus. Na nossa fidelidade a Deus, no nosso viver.


Sejamos de bom trato, buscando a paz com todos, quando possível, tendo cuidado na forma como lidamos com os outros, colocando-os como mais importantes que a nós próprios, servindo a Deus e aos outros com entusiasmo e fervor, com zelo e gozo em servir. 
A apatia e a indiferença não se coaduna com a vida cristã, mas que tudo façamos com boa vontade e amor ao nosso Deus.


Precisamos alegrar-nos na esperança em Deus, para que não desanimemos, mas continuemos pacientes perante a tribulação, perseverando em oração. 
Precisamos de encorajamento, partilhando com irmãos na fé, santos e experimentados por Deus, nos quais possamos confiar, as nossas dificuldades, lutas e necessidades. Precisamos também ajudar com tudo o que temos, seja bem material, tempo ou ajuda, aos nossos irmãos na fé, aos que nos rodeiam, aos que Deus coloca em nossa frente para que os ajudemos. 


Devemos alegrar-nos com os que estão felizes, partilhando da alegria por receber as suas bênçãos. Também chorarmos com os que choram, colocando-nos no mesmo "barco" que eles, suplicando a Deus pelas suas causas e consolando-os em amor.
Os verdadeiros cristãos não fazem inimigos com o seu viver. Mas todos eles, se forem verdadeiros, têm inimigos que se levantam consecutivamente contra eles.


"Ai de vós quando todos os homens de vós disserem bem, porque assim faziam seus pais aos falsos profetas. Mas a vós, que isto ouvis, digo: Amai a vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam; Bendizei os que vos maldizem, e orai pelos que vos caluniam. Ao que te ferir numa face, oferece-lhe também a outra; e ao que te houver tirado a capa, nem a túnica recuses; E dá a qualquer que te pedir; e ao que tomar o que é teu, não lho tornes a pedir. E como vós quereis que os homens vos façam, da mesma maneira lhes fazei vós, também. E se amardes aos que vos amam, que recompensa tereis? Também os pecadores amam aos que os amam. E se fizerdes bem aos que vos fazem bem, que recompensa tereis? Também os pecadores fazem o mesmo. E se emprestardes àqueles de quem esperais tornar a receber, que recompensa tereis? Também os pecadores emprestam aos pecadores, para tornarem a receber outro tanto. Amai, pois, a vossos inimigos, e fazei bem, e emprestai, sem nada esperardes, e será grande o vosso galardão, e sereis filhos do Altíssimo; porque ele é benigno até para com os ingratos e maus. Sede, pois, misericordiosos, como também vosso Pai é misericordioso. Não julgueis, e não sereis julgados; não condeneis, e não sereis condenados; soltai, e soltar-vos-ão. Dai, e ser-vos-á dado; boa medida, recalcada, sacudida e transbordando, vos deitarão no vosso regaço; porque com a mesma medida com que medirdes também vos medirão de novo. E dizia-lhes uma parábola: Pode porventura o cego guiar o cego? Não cairão ambos na cova? O discípulo não é superior a seu mestre, mas todo o que for perfeito será como o seu mestre. E por que atentas tu no argueiro que está no olho de teu irmão, e não reparas na trave que está no teu próprio olho? Ou como podes dizer a teu irmão: Irmão, deixa-me tirar o argueiro que está no teu olho, não atentando tu mesmo na trave que está no teu olho? Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então verás bem para tirar o argueiro que está no olho de teu irmão. Porque não há boa árvore que dê mau fruto, nem má árvore que dê bom fruto." 
Lucas 6:26-44 



Não devemos guardar magoa e amargura pelo que mal nos fazem, apenas devemos sentir tristeza e logo esquecer, perdoando. 
Não devemos procurar vingança contra os que nos fazem mal.
De Deus é a vingança. 


"Há seis coisas que o Senhor detesta; sim, há sete que ele abomina: olhos altivos, língua mentirosa, e mãos que derramam sangue inocente; coração que maquina projetos iníquos, pés que se apressam a correr para o mal; testemunha falsa que profere mentiras, e o que semeia contendas entre irmãos."
Provérbios 6:16-19 



O mal apenas será vencido com o bem. 
Que Deus nos ajude nesta luta diária, todos os dias da nossa vida...





Deus vos abençoe.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...