.
.

sábado, 21 de dezembro de 2013

Espiritualidade versus Intimidade


Uma vida de intimidade com Deus não pode ser substituída por nada que nos possam tentar convencer. 



Vivemos em tempos de mornidão espiritual dentro de muitas igrejas. 
Pregadores "modernos" usando-se de tudo o que é vento de doutrina, tentam angariar assistentes para os convencer a contribuir. Tudo é imitação do mundo e de outras igrejas "de sucesso" mundial. Desde a forma de pregar, os temas de eleição (e os nunca abordados para não incomodar), o louvor (a forma de cantar, o estilo musical, as letras das canções) e as práticas de "igrejas" onde o mundo, "mamon" e o ego humano estão em primeiro lugar absoluto. 

De modo a conseguir convencer a audiência, espiritualizam-se as ações das personagens bíblicas, e prega-se acerca de "gestos desbloqueadores" da benção de Deus (ou favor de Deus para conosco). 


O evangelho da prosperidade, assim como todas as distorções inspiradas por satanás, usa-se da Palavra de Deus, de versículos completos ou excertos, que até podem estar no contexto correto, mas sempre com uma aplicação errada. 
Dizer que José (da Bíblia) tinha uma atitude correta e que tudo o que fazia prosperava, é verdade. Mas dizer que era apenas a atitude com que agia, que o levava a ter o favor de Deus, por exemplo na casa de Potifar, ou até na prisão, é exagero. Não foi apenas a sua atitude que o levou a ultrapassar os seus obstáculos da vida, as dificuldades e os desafios, mas a forma como Deus transparecia na sua vida, pela sua inteira dependência de Deus em tudo o que fazia, na forma como sempre andava com Deus, resistia ao pecado e era usado para abençoar os outros, em todos os momentos da sua vida. 
Não são mais importantes as técnicas que uma vida de entrega a Deus, nem mais importantes as bençãos que Aquele que nos abençoa. 


"E o SENHOR estava com José, e foi homem próspero; e estava na casa de seu senhor egípcio. Vendo, pois, o seu senhor que o SENHOR estava com ele, e tudo o que fazia o SENHOR prosperava em sua mão, José achou graça em seus olhos, e servia-o; e ele o pôs sobre a sua casa, e entregou na sua mão tudo o que tinha."
Gênesis 39:2-4 


"O Senhor, porém, estava com José, e estendeu sobre ele a sua benignidade, e deu-lhe graça aos olhos do carcereiro-mor. E o carcereiro-mor entregou na mão de José todos os presos que estavam na casa do cárcere, e ele ordenava tudo o que se fazia ali. E o carcereiro-mor não teve cuidado de nenhuma coisa que estava na mão dele, porquanto o Senhor estava com ele, e tudo o que fazia o Senhor prosperava."
Gênesis 39:21-23 



Um caso gritante, o exemplo máximo em relação à pregação de um "evangelho" alternativo, bem mais apelativo ao homem pagão, baseado principalmente na prosperidade material, é Lakewood Church, no Texas. 
Com Joel Osteen como pastor presidente, mais que um simples pregador, este "guru" da motivação e auto-ajuda, usa-se dos melhores profissionais no ramo da música, multimédia, imagem e dos espetáculos, para projetar o seu discurso positivista de bem-estar com a vida, seguindo de bem longe, as pisadas do seu pai que, ainda que de uma forma tendenciosa, falava acerca da cruz, do inferno ou até da morte, temas tabus para hoje nesta igreja não-denominacional, onde todas as denominações evangélicas e protestantes são bem-vindas, juntamente com os católicos ou mesmo os mórmons ou praticantes do judaísmo ou de todo o tipo de religiões e filosofias da "nova era", como o caso do perigoso espiritualismo de Oprah, convidada especial numa das suas reuniões, por quem muitas vezes Joel já foi entrevistado. 

Nesta "igreja" os homossexuais não necessitam de se converter e deixar as suas más práticas para receber as bençãos de Deus (pois, segundo Osteen, eles também praticam o bem e, ainda que assim morram, irão para o céu), como todo o tipo de pessoas que praticam a abominação segundo as sagradas escrituras. 

Esta "igreja" tenebrosa vem sendo um autêntico berço do ecumenismo mundial que dará lugar à "grande prostituta", a última, a grande e única religião do fim-dos-tempos, mencionada no livro do Apocalipse, acerca de quando o anticristo subir ao poder sobre as nações. 

Neste lugar não se prega acerca do pecado como conceito absoluto, apenas de falhas, nem na gravidade do mesmo, pois Jesus já garantiu a nossa vitória. Não se fala acerca das leis de Deus, das nossas obrigações para com Ele, ou qualquer outro assunto que possa incomodar ou melindrar alguém. 
Grande parte da sua audiência não acredita na existência do diabo ou na existência do inferno. São levados a acreditar que as nossas falhas não importam para Deus, não havendo assim necessidade de perdão. Acreditam não haver condenação alguma de Deus para connosco, façamos nós o que fizermos, apenas inúmeras bençãos materiais e físicas à nossa espera, aguardando ser "desbloqueadas".



É preocupante a influência que este tipo de igrejas tem sobre a igreja mundial, especialmente no tipo, qualidade e profundidade da música cantada e tocadas nas igrejas.

Foi no palco do antigo estádio de basebol convertido em igreja que se levantou a "mega-estrela" evangélica Israel Houghton. Embora já fosse líder de louvor noutra igreja, foi em Lakewood que ganhou fama e subiu ao estrelato mundial. Para além da sua "dinâmica" musical, uso de ritmos africanos, e sonoridade moderna e atraente, as letras das suas músicas, sem grande profundidade bíblica, fáceis de cantar e aceites por todos, desde mórmons a católicos, foram a alavanca que o levou do palco desta mega-igreja onde vem a trabalhar nos últimos dez anos, ao estrelato mundial. E são deste artista a maioria das músicas que cantamos atualmente nas nossas reuniões. 
Mas não nos esqueçamos que são os corações quebrantados que louvam em espírito e em verdade, que são realmente agradáveis a Deus, não tanto a origem das letras cujos nossos lábios cantam. 


"Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie; Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas. Portanto, lembrai-vos de que vós noutro tempo éreis gentios na carne, e chamados incircuncisão pelos que na carne se chamam circuncisão feita pela mão dos homens; Que naquele tempo estáveis sem Cristo, separados da comunidade de Israel, e estranhos às alianças da promessa, não tendo esperança, e sem Deus no mundo. Mas agora em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, já pelo sangue de Cristo chegastes perto."
Efésios 2:8-13 

"E também houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição, e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição." 
2 Pedro 2:1 

"Conjuro-te, pois, diante de Deus, e do Senhor Jesus Cristo, que há de julgar os vivos e os mortos, na sua vinda e no seu reino,Que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina. Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências; E desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas. Mas tu, sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério."
2 Timóteo 4:1-6


Oremos por misericórdia para todos os que se venderam ao deus "mamom", à tentação do dinheiro e da fama, ao príncipe deste mundo, àquele que tentou Jesus com todas as riquezas de todos os reinos do mundo, aquando da tentação de Jesus no deserto. 
Oremos também para que Deus desmascare todos os que fazem negócio do reino de Deus, cujo único objetivo é fazer negócio com os incautos, com os de mentes fracas, dos que vão até à igreja mas não têm qualquer intimidade com o nosso Salvador e que não têm grande conhecimento da Palavra do nosso bondoso e maravilhoso Deus. 


"Aquele, pois, que cuida estar em pé, olhe não caia." 
1 Coríntios 10:12 



Se não sentir, da parte de Deus, um peso no seu espírito logo quando começar a ouvir este "louvor", surpreenda-se a partir do minuto 16:45, com a tremenda a idolatria nesta mega-igrejas tv. 





Deus vos abençoe.

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...