.
.

sábado, 19 de outubro de 2013

Temer ou temor a Deus

"Foi ele que restabeleceu os termos de Israel, desde a entrada de Hamate até o mar da Arabá, conforme a palavra que o Senhor, Deus de Israel, falara por intermédio de seu servo Jonas filho do profeta Amitai, de Gate-Hefer. Porque viu o Senhor que a aflição de Israel era muito amarga, e que não restava nem escravo, nem livre, nem quem socorresse a Israel." 
2 Reis 14:25 


Deus chamou Jonas para ser profeta, assim como já fora o seu pai.
Jonas foi alguém usado por Deus para fazer o Seu querer e falar a Sua vontade a quem Ele queria. Nunca se negara a fazer a vontade de Deus por mais difícil que o fosse. Mas um dia, o "temer" o que os povos, a quem Deus lhe ordenara dirigir, lhe pudessem fazer foi superior ao "temor" que ele tinha de Deus... 


"Ora veio a palavra do Senhor a Jonas, filho de Amitai, dizendo: Levanta-te, vai à grande cidade de Nínive, e clama contra ela, porque a sua malícia subiu até mim. Jonas, porém, levantou-se para fugir da presença do Senhor para Társis. E, descendo a Jope, achou um navio que ia para Társis; pagou, pois, a sua passagem, e desceu para dentro dele, para ir com eles para Társis, da presença do Senhor. Mas o Senhor lançou sobre o mar um grande vento, e fez-se no mar uma grande tempestade, de modo que o navio estava a ponto de se despedaçar. Então os marinheiros tiveram medo, e clamavam cada um ao seu deus, e alijaram ao mar a carga que estava no navio, para o aliviarem; Jonas, porém, descera ao porão do navio; e, tendo-se deitado, dormia um profundo sono. O mestre do navio, pois, chegou-se a ele, e disse-lhe: Que estás fazendo, ó tu que dormes? Levanta-te, clama ao teu deus; talvez assim ele se lembre de nós, para que não pereçamos. E dizia cada um ao seu companheiro: Vinde, e lancemos sortes, para sabermos por causa de quem nos sobreveio este mal. E lançaram sortes, e a sorte caiu sobre Jonas. Então lhe disseram: Declara-nos tu agora, por causa de quem nos sobreveio este mal. Que ocupação é a tua? Donde vens? Qual é a tua terra? E de que povo és tu? Respondeu-lhes ele: Eu sou hebreu, e temo ao Senhor, o Deus do céu, que fez o mar e a terra seca. Então estes homens se encheram de grande temor, e lhe disseram: Que é isso que fizeste? pois sabiam os homens que fugia da presença do Senhor, porque ele lho tinha declarado. Ainda lhe perguntaram: Que te faremos nós, para que o mar se nos acalme? Pois o mar se ia tornando cada vez mais tempestuoso. Respondeu-lhes ele: Levantai-me, e lançai-me ao mar, e o mar se vos aquietará; porque eu sei que por minha causa vos sobreveio esta grande tempestade. Entretanto os homens se esforçavam com os remos para tornar a alcançar a terra; mas não podiam, porquanto o mar se ia embravecendo cada vez mais contra eles. Por isso clamaram ao Senhor, e disseram: Nós te rogamos, ó Senhor, que não pereçamos por causa da vida deste homem, e que não ponhas sobre nós o sangue inocente; porque tu, Senhor, fizeste como te aprouve. Então levantaram a Jonas, e o lançaram ao mar; e cessou o mar da sua fúria. Temeram, pois, os homens ao Senhor com grande temor; e ofereceram sacrifícios ao Senhor, e fizeram votos. Então o Senhor deparou um grande peixe, para que tragasse a Jonas; e esteve Jonas três dias e três noites nas entranhas do peixe." 
Jonas 1:1-17 



Por vezes, é tão difícil fazer a vontade de Deus, pois coloca-nos contra aqueles a quem tememos, respeitamos, admiramos ou estamos subordinados, de alguma forma.

Com esta história da vida de Jonas, nós podemos entender que, ir contra uma ordem de Deus, nunca é a melhor escolha, ainda que muito nos custe obedecer. 
Quando Deus nos manda falar aos que vivem em pecado, é difícil e ficamos, por vezes, divididos entre calar-nos e fazer a vontade de Deus, colocando-nos em risco de desemprego, em risco de alienação no trabalho, na escola ou até na igreja, ao falar acerca de Deus com os nossos patrões, amigos ou colegas. Damos por nós, por vezes, divididos entre obedecer e levantar a nossa voz ou calar-nos...

Que Deus nos ajude a ter ousadia e força para fazer a Sua vontade.
Vamos perseverar até ao fim...








Deus vos abençoe.

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...