.
.

sábado, 10 de novembro de 2012

Não podemos entrar em decadência


Saul foi o primeiro rei de Israel, porém entrou em decadência quando se afastou de Deus. A Bíblia relata como isso aconteceu, revelando três pecados "marcantes" que Saul cometeu diante de Deus, sendo que o último foi de total abominação para com Ele









Saul usurpou o cargo de Samuel (o Sacerdote e Profeta da parte de Deus sobre o povo), após estar sete dias esperando por ele para que fizesse a oferta do sacrifício. Como Samuel demorava em chegar, Saul não se conteve e ele mesmo ofereceu o sacrifício: 

"E esperou Saul sete dias, até ao tempo que Samuel determinara; não vindo, porém, Samuel a Gilgal, o povo se dispersava dele. Então disse Saul: Trazei-me aqui um holocausto, e ofertas pacíficas. E ofereceu o holocausto. E sucedeu que, acabando ele de oferecer o holocausto, eis que Samuel chegou; e Saul lhe saiu ao encontro, para o saudar. Então disse Samuel: Que fizeste? Disse Saul: Porquanto via que o povo se espalhava de mim, e tu não vinhas nos dias aprazados, e os filisteus já se tinham ajuntado em Micmás, Eu disse: Agora descerão os filisteus sobre mim a Gilgal, e ainda à face do SENHOR não orei; e constrangi-me, e ofereci holocausto. Então disse Samuel a Saul: Procedeste nesciamente, e não guardaste o mandamento que o SENHOR teu Deus te ordenou; porque agora o SENHOR teria confirmado o teu reino sobre Israel para sempre; Porém agora não subsistirá o teu reino; já tem buscado o SENHOR para si um homem segundo o seu coração, e já lhe tem ordenado o SENHOR, que seja capitão sobre o seu povo, porquanto não guardaste o que o SENHOR te ordenou." 
1 Samuel 13:8-14 





    Quando Israel guerreou contra os amalequitas, Saul desobedeceu a Deus, salvando o rei e o melhor do seu despojo, quando tinha ordenanças da parte de Deus para que destruísse totalmente esse povo que Deus abominava. 

"Então veio a palavra do Senhor a Samuel, dizendo: Arrependo-me de haver posto a Saul como rei; porquanto deixou de me seguir, e não cumpriu as minhas palavras. Então Samuel se contristou, e clamou ao Senhor a noite toda." 
I Samuel 15:10 




     Saul foi consultar uma feiticeira (necromante, advinha), porque estava  desesperado - Deus não o respondia. Ele estava cercado pelos filisteus e Samuel estava morto. Neste desespero perdeu o equilíbrio e cometeu algo que Deus abomina - tentou consultar um morto (Samuel).

"A mulher então lhe disse: A quem te farei subir? E disse ele: Faze-me subir a Samuel.
Vendo, pois, a mulher a Samuel, gritou com alta voz, e falou a Saul, dizendo: Por que me tens enganado? Pois tu mesmo és Saul. E o rei lhe disse: Não temas; que é que vês? Então a mulher disse a Saul: Vejo deuses que sobem da terra. E lhe disse: Como é a sua figura? E disse ela: Vem subindo um homem ancião, e está envolto numa capa. Entendendo Saul que era Samuel, inclinou-se com o rosto em terra, e se prostrou. Samuel disse a Saul: Por que me inquietaste, fazendo-me subir? Então disse Saul: Mui angustiado estou, porque os filisteus guerreiam contra mim, e Deus se tem desviado de mim, e não me responde mais, nem pelo ministério dos profetas, nem por sonhos; por isso te chamei a ti, para que me faças saber o que hei de fazer. Então disse Samuel: Por que, pois, me perguntas a mim, visto que o SENHOR te tem desamparado, e se tem feito teu inimigo? Porque o SENHOR tem feito para contigo como pela minha boca te disse, e o SENHOR tem rasgado o reino da tua mão, e o tem dado ao teu próximo, a Davi. Como tu não deste ouvidos à voz do SENHOR, e não executaste o fervor da sua ira contra Amaleque, por isso o SENHOR te fez hoje isto. E o SENHOR entregará também a Israel contigo na mão dos filisteus, e amanhã tu e teus filhos estareis comigo; e o arraial de Israel o SENHOR entregará na mão dos filisteusE imediatamente Saul caiu estendido por terra, e grandemente temeu por causa daquelas palavras de Samuel; e não houve força nele; porque não tinha comido pão todo aquele dia e toda aquela noite." 

1 Samuel 28:11-20 





A Bíblia mostra-nos que por trás das consultas e invocações aos mortos está sempre satanás e os seus demónios. Ele tem enganado a muitos, desde o jardim do Éden. 
Certamente Deus não falou através da feiticeira de Endor. A resposta deste espírito maligno a Samuel foi baseado no conhecimento que ele tinha da relação entre Deus, Samuel e Saul. O inimigo fez o que tão bem sabe fazer - uma operação de erro, simplesmente fazendo-se passar por Samuel. 

Deus desde sempre tem avisado o homem a não procurar respostas no oculto. Deus abomina quem pratica tais coisas... 


"Não vos voltareis para os que consultam os mortos nem para os feiticeiros; não os busqueis para não ficardes contaminados por eles. Eu sou o Senhor vosso Deus." 
Levítico 19:31 


"Quanto àquele que se voltar para os que consultam os mortos e para os feiticeiros, prostituindo-se após eles, porei o meu rosto contra aquele homem, e o extirparei do meio do seu povo." 
Levítico 20:6 

"E, como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo depois o juízo..." 
Hebreus 9:27 






Assim como aconteceu com Saul (que experimentara o mover de Deus na sua vida mas perdera a salvação), um povo que entra em decadência, foge da responsabilidade querendo justificar as suas imundícies. O modo como o faz é procurando os pregadores que lhe agradem, que não falam a verdade de Deus, mas a prosperidade e as bençãos, falando apenas em amor. 

"Se houver alguém que, andando com espírito de falsidade, mentir, dizendo: Eu te profetizarei sobre o vinho e a bebida forte; será esse tal o profeta deste povo." 
Miquéias 2:11 


Muitos anda correndo de igreja em igreja, procurando pregadores que prometam muitas bênçãos materiais de Deus, e muito pouco compromisso e entrega da nossa parte. 

"Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscênciasE desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas." 
2 Timóteo 4:3-5 




Da mesma forma, quando um movimento evangélico entra em decadência devido ao declínio espiritual dos seus líderes, então dá-se maior ênfase ao profissionalismo e à "excelência" da performance, em detrimento do conteúdo da mensagem e da presença de Deus. 
Por não haver mais mover do Espírito Santo entre eles, visto precisarem mostrar que Deus está com eles nas suas decisões e formas de comandar a Sua igreja, honra-se o fogo estranho e os falsos profetas (de vidas dobres e de má conduta perante o mundo) que levantam as suas vozes, usados nas mãos do inimigo, para fazer o trabalho para que foram enviados - levar ao adormecimento dos fiéis e, progressivamente, à morte espiritual da igreja. 



"E ao anjo da igreja de Tiatira escreve: Isto diz o Filho de Deus, que tem seus olhos como chama de fogo, e os pés semelhantes ao latão reluzente: Eu conheço as tuas obras, e o teu amor, e o teu serviço, e a tua fé, e a tua paciência, e que as tuas últimas obras são mais do que as primeiras. Mas tenho contra ti que toleras Jezabel, mulher que se diz profetisa, ensinar e enganar os meus servos, para que se prostituam e comam dos sacrifícios da idolatria. E dei-lhe tempo para que se arrependesse da sua prostituição; e não se arrependeu. Eis que a porei numa cama, e sobre os que adulteram com ela virá grande tribulação, se não se arrependerem das suas obras. E ferirei de morte a seus filhos, e todas as igrejas saberão que eu sou aquele que sonda os rins e os corações. E darei a cada um de vós segundo as vossas obras." 
Apocalipse 2:18-23




Quando Jesus libertou pessoas oprimidas por demónios, mandou calar os demónios quando eles testificaram que Ele era o Cristo, o Filho do Deus vivo. De facto, Deus não precisa da ajuda do inimigo, ainda que Deus permita, por vezes, que o mal aja contra nós de forma a que Deus possa trabalhar em nós, de forma a alcançarmos as bençãos e a cumprir o que nos está prometido n'Ele. 




Precisamos refletir, pela Palavra de Deus, naquilo em que ainda estamos errando como seguidores do Bom Mestre Jesus, como irmãos na fé, como igreja, como líderes... 

Estes dois vídeos fazem-nos pensar acerca deste assunto, tão importante e atual ainda nos nossos dias.  






Deus vos abençoe.

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...