.
.

sábado, 19 de novembro de 2011

Tenho o poder mas e a permissão?

Deus é soberano e tudo o que existe está abaixo do Seu domínio...

“Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor. Porque, assim como o céu é mais alto do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos.”
Isaías 55:8-9

A soberania de Deus é regida pelos Seus próprios atributos: a onipotência, a onisciência e a onipresença. 
Deus criou-nos a nós, o ser humano, com características próprias, para finalidades predeterminadas, segundo leis que Ele estabeleceu.
“Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, e sobre toda a terra, e sobre todo réptil que se arrasta sobre a terra. Criou, pois, Deus o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.”
"E formou o SENHOR Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente."
Gênesis 1:26-27/2:7




Deus é soberano e régio dominador, mas deu-nos livre arbítrio...
Adão e Eva pecaram de livre e espontânea vontade, contra a vontade de Deus que conheciam muito bem.

"E ordenou o SENHOR Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente, Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás." 
Gênesis 2:16-17


De igual modo, Deus não se agrada, nem quer que pequemos. O pecado de Adão e Eva, assim como o nosso, são contrários à Sua vontade.

“…não erreis, meus amados irmãos,”
Tiago 1:16



 
Deus não queria que Adão e Eva pecassem, como também não quer que nós pequemos.
O preço da nossa liberdade de escolha é termos a oportunidade de praticar o que é errado e, consequentemente, colhermos os frutos da nossa desobediência.
A recompensa do erro está no próprio erro, é-lhe inerente!

"Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará."
Gálatas 6:7

"Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram."
Romanos 5:12



Deus é omnipotente. O Seu Poder não é diminuído por lh'E desobedecemos.
Deus busca o cumprimento da Sua vontade de forma voluntária, porque delegou o controle de nós próprios, a nós mesmos, assim como o domínio sobre todas as coisas na Terra.

Deus conferiu-nos o poder de decidir e deu-nos vontade própria para fazermos o que escolhemos, para que a nossa obediência a Ele, seja da nossa inteira, livre e expontânea vontade. Esta é a única maneira que Deus aceita e se agrada de nós. 

Deste modo, somos culpados quando fazemos o contrário da Sua vontade… quer nos sintamos ou não, culpados.

"E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção.
Toda a amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfêmia e toda a malícia sejam tiradas dentre vós, Antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo."
Efésios 4:30-32



Assim como ensinou a Adão e Eva acerca da "árvore do bem e do mal" e do consequente resultado que traria a desobediência...


"E ordenou o SENHOR Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente, Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás."
Gênesis 2:16-17

...ainda hoje, Deus fala-nos e relembra-nos, ensinando a Verdade, e as consequências do nosso pecado...

"…o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus nosso Senhor."
Romanos 6:23


 
... e faz-nos refletir sobre as nossas escolhas, o rumo da nossa vida e, leva-nos a procurar a Sua vontade, a nos deixarmos moldar novamente ao Seu querer e a sermos vivificados pela Sua Palavra...

“…Desperta, tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te iluminará. Portanto, vede diligentemente como andais, não como néscios, mas como sábios, usando bem cada oportunidade, porquanto os dias são maus. Por isso, não sejais insensatos, mas entendei qual seja a vontade do Senhor.”
Efésios 5:14-17

"Não podeis beber o cálice do Senhor e o cálice dos demônios; não podeis ser participantes da mesa do Senhor e da mesa dos demônios. Ou irritaremos o Senhor? Somos nós mais fortes do que ele? Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam."
ICoríntios 10:21-23



Deus sempre trabalha em nosso favor, pleno de amor, em justiça, na verdade, usando o Seu poder e glória, trazendo esperança e vida abundante. Mas por vezes, não entendemos, não concordamos e não aceitamos a vontade de Deus, nem o modo como está trabalhando...
Nem sempre o modo como Deus trabalha parece justo aos nossos olhos, mas apenas Deus conhece os corações, julga a atitude com que estamos trabalhando e sabe a capacidade de cada um de nós...

"Porque é assim como um homem que, ausentando-se do país, chamou os seus servos e lhes entregou os seus bens: a um deu cinco talentos, a outro dois, e a outro um, a cada um segundo a sua capacidade; e seguiu viagem. O que recebera cinco talentos foi imediatamente negociar com eles, e ganhou outros cinco; da mesma sorte, o que recebera dois ganhou outros dois; mas o que recebera um foi e cavou na terra e escondeu o dinheiro do seu senhor."
Mateus 25:14-18


Agora a grande questão é: "Queremos nós fazer, realmente, o que Deus deseja que façamos?"
Pois que, quando não queremos, Ele não nos irá obrigar...

"Ora o Senhor encaminhe os vossos corações no amor de Deus, e na paciência de Cristo."
2Tessalonicenses 3:5


Há alturas em que, tendo Deus já nos revelado a Sua vontade para algo na nossa vida, precisamos resistir a interferir nos planos de Deus.
Muitas vezes, nós podemos ter o poder (a capacidade), o desejo, até a necessidade legítima para fazermos algo, mas será que temos a permissão?

Quando Jesus estava no deserto , jejuando havia já quarenta dias, sentiu verdadeiramente fome.
Ele foi tentado a transformar pedras em pão. Ele tinha poder para o fazer, tinha legitimidade em fazê-lo, pois tinha fome, mas resistiu a satisfazer a Sua necessidade momentânea, preferindo padecer fome, em prol de algo mais importante, algo que estava em primeiro lugar. Fez a vontade de Deus, preparando-se para o Seu ministério da redenção, jejuando e orando, privando-se da comida...

Quando esperamos em Deus, descobrimos que o Senhor dá-nos a Sua graça quando somos obedientes e atende às nossas necessidades básicas, a seu tempo. Levando-nos a alcançar, n'Ele, coisas maiores, mais sublimes e mais grandiosas que jamais imaginaramos...


Vamos confiar e esperar em Deus, ainda que por vezes se torne difícil não fazermos uso daquilo que temos o poder de fazer, mas sabemos que não é a Sua vontade para nós, naquele determinado momento específico.

 
Este vídeo fala sobre como é difícil, mas importante louvar a Deus no meio da tempestade...

 

Deus vos abençoe.

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...