.
.

sábado, 31 de dezembro de 2011

Luz sobre as nuvens da tradição



Embora nós, crentes em Jesus, tenhamos pleno conhecimento de que o dia 25 de Dezembro não foi a data do nascimento do nosso Salvador, aproveitamos a época de natal para através de cultos especiais, musicais, encenações, mímicas, cânticos e valorosas pregações, falar do amor de Deus e dar a conhecer o plano da Salvação aos que ainda não tiveram o maravilhoso encontro com Ele.

Mas muitas são as tradições "natalícias", estranhas aos nosso olhos, que descendem do natal pagão, originado no antiquíssimo culto das árvores sagradas em honra a Ninrode, mas que, de algum modo, ainda hoje se praticam um pouco por todo o mundo.


Enquanto grande parte do mundo ocidental tem a sua tranquila ceia na véspera, ou almoço no dia de Natal, nem todos os mais de 150 países que comemoram a data trocam presentes, reunem-se com a família e montam árvores com bolinhas coloridas e luzinhas de piscar.




Há realmente inúmeras tradições bem insólitas, pois antes do cristianismo difundir-se pela Europa, Dezembro era o mês por excelência das festas pagãs, resultando daí, em muitos casos, um misto de misticismo e ritualismo celta...


- Na Finlândia, país de Invernos rigorosos, há tradições diferentes.
Muitos finlandeses costumam frequentar a sauna juntos na véspera de natal, para "dar sorte".
Mas muitos outros, como no dia dos Finados, vão ao cemitério visitar os túmulos dos seus entes queridos e prestar homenagem aos mortos.

- Na Urbania, uma cidade medieval no centro da Itália, e em outros lugares do interior do país, a bruxa "La Befana"ou "bruxa solta" é o centro do natal. 
Na tradição do lugar, em lugar do "pai natal" é a horrível velha bruxa quem dá presente às criancinhas. Para fazer a alegria dos moradores, no dia 6 de Janeiro (natal ortodoxo), uma pessoa veste-se de velha feia, desce por cabos até o meio da praça central.
Um dia antes ela visita casas deixando lembranças, como doces, brinquedos e brindes, para as crianças. Se a criança tiver sido travesso, em vez de uma prenda, recebe apenas um pedaço de carvão.
É um caso em que o que é do mal (praticante de bruxaria) é elevado ao nível do bem, e homenagiado.

- Na Catalunha, os moradores têm o costume de montar a "árvore do cocó de natal", um tronco de árvore oco que, apesar do nome, recebe presentes até ficar cheio. No dia 25, todos pegam num pedaço de madeira e batem fortemente na árvore até que devolva tudo o que "comeu" durante o ano e, diz a sua tradição, "elimine" os maus espíritos da terra.
A figura do tronco que traz proteção é uma outra forma de culto pagão às árvores.

- Os cidadãos do Bangladesh, que seguem a religião cristã, assim como alguns indianos, trocam a árvore decorada com bolas coloridas e luzinhas, por folhas de bananeiras e bananas. As casas e as igrejas são decoradas com a planta, a que juntam enfeites de bambu. O chão é forrado de folhas de bananeira para que (crêem eles) tragam luz aos moradores.
Novamente neste culto da árvore, ela é novamente símbolo de proteção e luz.


- No País de Gales, o símbolo da festa de natal é "Mari Lwyd" ou "égua cinza", vindo diretamente da época das festas pagãs celtas, é um boneco feito de madeira, com a caveira de uma égua como cabeça.
Os habitantes saem às ruas carregando este estranho "monstrengo", na maior felicidade e tentam invadir casas e pubs.
O ritual é uma aparente sobrevivência da veneração da deusa galesa "Rhiannon" que montava um cavalo branco e tinha muitos atributos de "Epona" (antiga divindade protetora dos cavalos, burros e mulas, também deusa da fertilidade).


-Na Ucrânia, enfeita-se a árvore de natal com teias de aranha, sejam artificiais ou reais, com o inseto e tudo. Conta a lenda milenar que uma pobre e generosa mulher, acordando de manhã ao ver uma árvore à sua frente, cheia de aranhas, iluminadas pelo sol, teve sorte e fex fortuna.
Surgiu daí a tradição de colocar teias na árvore para que "tragam" sorte e riqueza.

-Alguns países têm outros costumes incomuns.
As árvores dos checos precisam ter cascas de ovo pintadas.
Os poloneses enfeitam-na com pavões, anjos e bichos alados.
Os lituanos cobrem as suas árvores com gaiolas de pássaros, feitas de palha.
Todos estes costumes têm como finalidade conseguir um bom ano de sorte e boas colheitas.



-Na Áustria, o diabo é honrado em Dezembro, não para dar sorte, mas por escárnio e zombaria para com Deus.
Para celebrar o "krampus", uma espécie de demónio que supostamente pune as crianças más, muitos vestem-se de "natal-diabo" no feriado de Natal, levando com eles uma varinha, para baterem uns nos outros.
Esta tradição é claramente adoração a satanás e à sua maldade para com a humanidade.


Fontes: portaldascuriosidades.com / blogvariar.blogspot.com / wikipédia


Muitas são as tradições que, também nós, praticávamos no tempo da nossa ignorância, pensando estar fazendo algo útil e inofensivo, mas quando a Luz da Palavra de Deus raiou no nosso coração, podemos ver a Verdade.

Possa Deus despertar os corações de todos nós, seus filhos amados, resgatados das amarras do pecado e da ignorância, para que possamos levar até os outros o evangelho da Salvação, falando-lhes da poderosa redenção que Jesus Cristo conseguiu para todos os que cressem no Seu nome, vindo a este mundo, vivendo como um de nós, sofrendo afrontas, tentações, muitas dores e morrendo, por amor, em nosso lugar, na horrível cruz do Calvário.

Deus ama a todos, ainda que estejam debaixo do jugo do pecado e vivam segundo religiões, seguindo tradições de homens, mas como serão eles salvos se ninguém lhes falar a Verdade, como poderão eles deixar o engano se ninguém lhes explicar...
...coloquemo-nos nas mãos do nosso Bendito Senhor e sejamos vasos usados pelas mãos de Deus!
Então Deus fará a obra nos corações daqueles que ouvirem a Sua mensagem.

"Eu sararei a sua infidelidade, eu voluntariamente os amarei; porque a minha ira se apartou deles." Oséias 14:4 



"E bem vedes e ouvis que não só em Éfeso, mas até quase em toda a Ásia, este Paulo tem convencido e afastado uma grande multidão, dizendo que não são deuses os que se fazem com as mãos." 
Atos 19:26 



Se temos intimidade com Deus, temos uma chama que arde no nosso coração pelos que vagueiam em trevas. Então busquemos a direção e a vontade de Deus para a nossa vida, fazendo tudo o que estiver ao alcance das nossas mãos, falando acerca de Jesus aos que nos rodeiam e partilhando o nosso testemunho e todos os milagres que Ele tem feito na nossa vida.
Nada do que possamos fazer em prol da salvação dos outros, é em vão.
Deus honrará o nosso esforço, se tudo fizermos com um coração sincero e grato ao Senhor pela Sua imensa Graça e Amor.






Deus vos abençoe.

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...