.
.

sexta-feira, 15 de agosto de 2025

Filhos de Deus ou meros religiosos?


"E disse (Deus): Toma agora o teu filho, o teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá, e oferece-o ali em holocausto sobre uma das montanhas, que eu te direi. Então se levantou Abraão pela manhã de madrugada, e albardou o seu jumento, e tomou consigo dois de seus moços e Isaque seu filho; e cortou lenha para o holocausto, e levantou-se, e foi ao lugar que Deus lhe dissera."


Génesis 22:2-3



Somos verdadeiros cristãos ou meros religiosos?


Será Deus realmente O nosso Senhor, se não lh'E somos sujeitos?

Será que usamos os versículos da Palavra de Deus de forma a fazer a nossa própria vontade, mas não obedecemos ao Deus da Palavra?

Como dizemos amar a Deus, se não obedecemos nem guardamos os Seus mandamentos?



Obedecer a Deus é necessário na vida de um cristão. Pode ser difícil, quando tudo parece estar contra nós, quando o mal parece vencer sobre nós ou quando não entendemos o objectivo de tão dura prova. 

A verdadeira adoração e louvor não é cantar de forma lenta, canções que mencionam o nome de Jesus, mas é viver a nossa vida em obediência à Palavra do nosso Deus!


"Jesus respondeu, e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada. Quem não me ama não guarda as minhas palavras; ora, a palavra que ouvistes não é minha, mas do Pai que me enviou."


João 14:23-24



"Os verdadeiros adoradores adoram-no em espírito e em Verdade."

João 4:23-24





O perigo do “cristianismo” dos nossos dias é real e assustadoramente anti-cristão!


Os novos fariseus não são os antigos religiosos tradicionais, mas "modernos" e apelativos. 

O evangelho que pregam e vivem é metafísico, é um sincretismo, uma mistura do autêntico com o falso. Afirmando ser cristãos, vivem na deturpação de grande parte dos evangelhos, retirando a divindade de Deus dos versículos bíblicos e colocando o poder de decisão de tudo, sobre eles próprios.




Acreditam em coisas estranhas, de origens pagãs e ocultistas como:


  • Vibrações e frequências (Deus fica fora da decisão)

* Ajustando ou alinhando as nossas "vibrações" às "frequências" do que desejamos, conseguimos supostamente atrair o que queremos.


* Usar o suposto "poder" dos pensamentos para criar a nossa realidade, que chamam de “acção - reação”. Manifestando e projectando crêem poder atrair e manifestar tudo o que desejam. 


* Ensinam que as orações respondidas nada são mais que apenas a nossa vibração alinhada com a frequência das respostas.


* Afirmar “eu sou…” tudo o que for positivo é comandar a nossa vida. Afirmando positivamente a nossa vontade e usando repetições afirmativas, conseguimos supostamente os nossos desejos.


* O nosso “ser verdadeiro” é “divino” e atrai o bem (bens materiais e poder), o “falso ser” atrai o mal (pobreza, miséria, doença...).


* Rodear-se dos que concordam connosco e afastar-se dos que não, porque eles supostamente atraem maus "sentimentos".



  • A nossa intuição é a voz de Deus, pois “deus” está em nós (é a nossa mente divina)

* Dizem que "a força universal" da vida está sempre em nós e que Deus não é “externo”, mas interno a cada um. Por essa razão, acreditam orgulhosamente que são deuses, seres divinos e que não devem nada ao verdadeiro Deus.


* Acreditam que a consciência de “cristo” é possível ser alcançada por qualquer ser humano. Dizem estar a subir uma escada a caminho da consciência divina, tal “como Jesus atingiu”. Intilulando-se iguais a Jesus, basicamente estão afirmando que podemos nos "elevar a deus".


* Acusam Jesus de ter sido egocêntrico ao dizer que é O único Caminho, tendo falhado o objectivo final, que será a tolerância e a "vitória sobre o nosso ego".


* Afirmam que a "verdade" é aquilo com que concordamos, que queremos e que aceitamos, tudo o que concordar connosco é bom, tudo o que nos contradizer é do "mal".


* Dizem ser “cristãos”, mas são progressistas e aceitam todas as religiões, desde que tenham o mesmo pensamento comum: cada um é o seu “próprio deus”. Logo, para eles há milhões de caminhos para aquilo que a Bíblia chama de “Deus”.



  • Porque são atraentes (tentadores) estes pensamentos?


* Intelectualmente aparentam estar mais alinhados com os tempos modernos, com a ciência e cultura universalista dos nossos dias. Na realidade apenas contradizem a Palavra de Deus da Bíblia e o Deus da Palavra.


* Aparentemente parecem funcionar, pois quem segue estes princípios, vive como se fossem reais, acreditando que tudo podem atrair e trazer à existência. De forma a parecerem muito elevados "na escada espiritual" de crescimento e superiores aos que estão à sua volta, os seguidores destes pensamentos fazem questão de demonstrar que desfrutam desse suposto poder, fingindo para que os outros acreditem que controlam realmente a sua vida e o rumo dela.


* Ensinam que não é justo que Deus permita aflições e dificuldades na nossa vida. É mais fácil culpar o próprio Deus do mal que nos acontece que seguir piamente a Sua Palavra. É mais fácil não aceitar a dor e acreditar numa deturpação da Bíblia que dê uma falsa sensação de controlo.


* São a opção fácil, nesta geração que segue o pragmatismo pois dizem "Se funciona com eles, então também deverá ser bom para mim!"


* Tornam-nos a nós mesmos “o caminho, a verdade e a vida” de nós próprios.





Quando Jesus andou por este mundo, os religiosos judeus eram chamados de escribas e fariseus. Estes deveriam ensinar ao povo a Lei de Deus, conduzindo-os pela Palavra, mas preferiram carregar o povo com deveres religiosos pesados, sem qualquer utilidade, enquanto extorquiam os pobres e necessitados, levando vidas devassas e cheias de pecado, mantendo comportamentos orgulhosos, de superioridade e falsa santidade. 


Para que fossem facilmente vistos e tidos em grande conta pelos seus conterrâneos, para se destacar usavam roupas diferentes, oravam em voz alta e de braços levantados às esquinas das ruas, tudo faziam para buscar os elogios dos demais, saqueando os mais pobres em troco de "bênçãos" e orações demoradas.


Aos seus próprios olhos, os fariseus e escribas achavam-se boas pessoas, judeus justos, fazedores de boas obras e, como tal, não necessitados de um Salvador.


Vendo a forma como viviam, sobrepondo-se e escravizando ao povo, levando ao inferno até os que desejavam chegar-se a Deus, Jesus muitas vezes teve de ser bastante literal no discurso com eles, arrasando-lhes o seu orgulho para que descessem do "altar" onde se colocavam à realidade. Mas não se arrependiam, apenas o procuraram matar, por colocar em risco o seu "ganha pão" e estilo de vida, ao abrir os olhos ao povo.



"Então falou Jesus à multidão, e aos seus discípulos, Dizendo: Na cadeira de Moisés estão assentados os escribas e fariseusTodas as coisas, pois, que vos disserem que observeis, observai-as e fazei-as; mas não procedais em conformidade com as suas obras, porque dizem e não fazempois atam fardos pesados e difíceis de suportar, e os põem aos ombros dos homens; eles, porém, nem com seu dedo querem movê-los; e fazem todas as obras a fim de serem vistos pelos homens; pois trazem largos filactérios, e alargam as franjas das suas vestes, e amam os primeiros lugares nas ceias e as primeiras cadeiras nas sinagogas, e as saudações nas praças, e o serem chamados pelos homens; Rabi, RabiVós, porém, não sejais chamados Rabi, porque um só é o vosso Mestre, a saber, o Cristo, e todos vós sois irmãos. E a ninguém na terra chameis vosso pai, porque um só é o vosso Pai, o qual está nos céusNem vos chameis mestres, porque um só é o vosso Mestre, que é o CristoO maior dentre vós será vosso servo. E o que a si mesmo se exaltar será humilhado; e o que a si mesmo se humilhar será exaltado. Mas ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Pois que fechais aos homens o reino dos céus; e nem vós entrais nem deixais entrar aos que estão entrandoAi de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Pois que devorais as casas das viúvas, sob pretexto de prolongadas orações; por isso sofrereis mais rigoroso juízo. Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Pois que percorreis o mar e a terra para fazer um prosélito; e, depois de o terdes feito, o fazeis filho do inferno duas vezes mais do que vósAi de vós, condutores cegos! Pois que dizeis: Qualquer que jurar pelo templo, isso nada é; mas o que jurar pelo ouro do templo, esse é devedorInsensatos e cegos! Pois qual é maior: o ouro, ou o templo, que santifica o ouro? E aquele que jurar pelo altar isso nada é; mas aquele que jurar pela oferta que está sobre o altar, esse é devedor. Insensatos e cegos! Pois qual é maior: a oferta, ou o altar, que santifica a oferta? Portanto, o que jurar pelo altar, jura por ele e por tudo o que sobre ele está; E, o que jurar pelo templo, jura por ele e por aquele que nele habita; E, o que jurar pelo céu, jura pelo trono de Deus e por aquele que está assentado nele. Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Pois que dizimais a hortelã, o endro e o cominho, e desprezais o mais importante da lei, o juízo, a misericórdia e a fé; deveis, porém, fazer estas coisas, e não omitir aquelas. Condutores cegos! Que coais um mosquito e engolis um camelo."

"Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Pois que limpais o exterior do copo e do prato, mas o interior está cheio de rapina e de intemperançaFariseu cego! Limpa primeiro o interior do copo e do prato, para que também o exterior fique limpo. Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Pois que sois semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora realmente parecem formosos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda a imundíciaAssim também vós exteriormente pareceis justos aos homens, mas interiormente estais cheios de hipocrisia e de iniquidadeAi de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Pois que edificais os sepulcros dos profetas e adornais os monumentos dos justos, E dizeis: Se existíssemos no tempo de nossos pais, nunca nos associaríamos com eles para derramar o sangue dos profetas. Assim, vós mesmos testificais que sois filhos dos que mataram os profetasEnchei vós, pois, a medida de vossos pais. Serpentes, raça de víboras! Como escapareis da condenação do infernoPortanto, eis que eu vos envio profetas, sábios e escribas; a uns deles matareis e crucificareis; e a outros deles açoitareis nas vossas sinagogas e os perseguireis de cidade em cidade; Para que sobre vós caia todo o sangue justo, que foi derramado sobre a terra, desde o sangue de Abel, o justo, até ao sangue de Zacarias, filho de Baraquias, que matastes entre o santuário e o altar. Em verdade vos digo que todas estas coisas hão de vir sobre esta geração. Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas, e apedrejas os que te são enviados! Quantas vezes quis eu ajuntar os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintos debaixo das asas, e tu não quiseste! Eis que a vossa casa vos é deixada deserta; Porque eu vos digo que desde agora me não vereis mais, até que digais: Bendito o que vem em nome do Senhor."

Mateus 23:1-39




Não sejamos escribas, nem fariseus! Nem sejamos seus seguidores.

Não troquemos a Palavra de Deus pelo ganho fácil da pregação do engano! Não demos ouvido aos falsos ensinamentos dos movimentos atuais.

Não escolhamos a facilidade das doutrinas do inferno, que coçam os nossos ouvidos e elevam o nosso ego! Sigamos os mandamentos do nosso Senhor e leiamos a Sua Palavra.



Cuidados com os lobos devoradores! 

Os pastores e os líderes espirituais dos movimentos religiosos não são intermediários de Deus. As suas pregações estão cheias de engano e astúcia do inferno. As suas vidas assentam em religiosidades criadas para os elevar acima do povo, para escravizar os que buscam a Deus, e levá-los para o inferno.



Para o verdadeiro cristão, o maior prazer é ir pelo Caminho estreito e descansar n'Aquele que tudo pode, no nosso verdadeiro Bom Pastor!

É Ele o nosso Pai e verdadeiro Salvador.


A nossa maior alegria não é não padecer dores, sofrer injustiças ou perseguições, mas é ter sempre Deus connosco, e ter a Ele totalmente no controlo da nossa vida. 


É Deus quem quer conduzir a nossa vida, quer estar ao nosso lado durante os sofrimentos que enfrentamos nesta nossa aprendizagem, quer livrar-nos dos perigos, curar-nos e, principalmente, salvar a nossa alma da perdição eterna.



Deus vos abençoe.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...