.
.

sexta-feira, 15 de agosto de 2025

Medita na Palavra do Senhor



"
O povo, que estava assentado em trevas, viu uma grande luz; e, aos que estavam assentados na região e sombra da morte, a luz raiou."
Mateus 4:16


No tempo em que Jesus veio ao mundo (e começou o seu ministério de Salvação) o povo tinha um templo onde celebravam os sacrifícios instituídos por Deus, reunia-se nas sinagogas onde os escribas e fariseus liam e ensinavam as escrituras, mas ainda assim vivia em completa ignorância espiritual, pois como diz o versículo: "...estava assentado em trevas...", "...na região e sombra da morte...", logo completamente mortos espiritualmente, afastados de Deus. Viviam dominados pelo pecado e escravizados pelos actos religiosos que foram sendo inventados e exigidos pelos fariseus e escribas, de forma a sobreporem-se ao povo e extorquirem-lhe dinheiro em nome de Deus, mas que apenas os levariam ao inferno.


No meio das trevas raiou uma grande luz! Jesus, o Filho de Deus, vindo dos céus vem trazendo a mensagem da Salvação, que traz esperança e luz que transforma as vidas de todos os que O aceitam como único e verdadeiro Salvador.


"E Jesus, vendo a multidão, subiu a um monte...; E, abrindo a sua boca, os ensinava, dizendo:"
"Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos;"
"Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus;"
"Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus;  Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa. Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós."
"Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte; Nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador, e dá luz a todos que estão na casa. Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus. Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim destruir, mas cumprir. Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til jamais passará da lei, sem que tudo seja cumprido."
"Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no reino dos céus."
Mateus 5:1-2,6,8,10-13,14-18,20

"E aconteceu que, concluindo Jesus este discurso, a multidão se admirou da sua doutrina; Porquanto os ensinava como tendo autoridade; e não como os escribas."
Mateus 7:28-29


Como Jesus disse, não podemos confiar ou seguir os escribas, nem nos fariseus. Tendo a lei, deturpavam-na e colocavam a seu prazer obrigações sobre o povo para benefício próprio.

Nos dias de hoje, ainda que os pregadores, pastores e líderes dos movimentos tenham acesso à Bíblia, usem o nome de Deus para enriquecer, falem em Deus e usem partes dos escritos sagrados, isso não quer dizer que preguem a Verdade, que sigam verdadeiramente a Deus e que nos conduzam ao Céu.
Para eles, a Bíblia é usada principalmente como um livro de auto-ajuda e de inspiração apenas para temas, geralmente pouco profundos e mais baseados em filosofias orientais que na pura Palavra de Deus.

Para sermos bem sucedidos no nosso caminho precisamos ler e meditar na Palavra de Deus, diariamente. Deus falará à nossa mente com a Sua voz inconfundível, profunda, doce, terna e penetrante. 

Quando meditamos na Palavra de dia e de noite, nós falamos e vivemos a Sua Palavra em nossa vida. 
Agimos e pensamos de uma forma que impacta os que nos rodeiam. Não queiramos errar e cair por não conhecer as Escrituras, mas vamos procurar conduzir-nos prudentemente.


A Palavra de Deus é uma necessidade na nossa vida. Por essa razão devemos procurar viver como servos aprovados, conhecedores da Palavra, sabendo manejar bem e sabendo aplicá-la. 
Precisamos estudar e ler a Palavra com a ajuda do Espírito Santo, para que ela entre todos os dias na nossa vida, como água que vai saindo da cisterna de Deus para o nosso interior. 

Se não fosse tão importante estarmos perto da Palavra, o inimigo não se esforçaria tanto para nos afastar dela. 
Mas, não conseguindo afastar-nos da Palavra de Deus, procura distorcer a Verdade para que sejamos enganados e nos consiga manipular e afastar-nos do propósito de Deus para a nossa vida.

"Jesus, pois, cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão; e era levado pelo Espírito no deserto, durante quarenta dias, sendo tentado pelo Diabo. E naqueles dias não comeu coisa alguma; e terminados eles, teve fome. Disse-lhe então o Diabo: Se tu és Filho de Deus, manda a esta pedra que se torne em pão. Jesus, porém, lhe respondeu: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem. Então o Diabo, levando-o a um lugar elevado, mostrou-lhe num relance todos os reinos do mundo. E disse-lhe: Dar-te-ei toda a autoridade e glória destes reinos, porque me foi entregue, e a dou a quem eu quiser; se tu, me adorares, será toda tua. Respondeu-lhe Jesus: Está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás. Então o levou a Jerusalém e o colocou sobre o pináculo do templo e lhe disse: Se tu és Filho de Deus, lança-te daqui abaixo; porque está escrito: Aos seus anjos ordenará a teu respeito, que te guardem; e eles te susterão nas mãos, para que nunca tropeces em alguma pedra. Respondeu-lhe Jesus: Dito está: Não tentarás o Senhor teu Deus. Assim, tendo o Diabo acabado toda sorte de tentação, retirou-se dele até ocasião oportuna." 
Lucas 4:1-13 


Se até mesmo ao nosso Senhor Jesus o diabo tentou, como não seremos nós também provados ao longo da nossa vida?
O inimigo das nossas almas é subtil e hábil enganador. 
A tentação de Jesus mostrou-nos que o diabo, não conseguindo atingir-nos com as tentações da soberba da vida, do desejo de obter bens materiais e conseguir poder, usa até a própria Palavra de Deus fora do contexto ou distorcida, para tentar enganar-nos e induzir-nos ao erro. 
Jesus, o nosso exemplo, firmado em toda a Palavra de Deus, respondeu aos ataques do inimigo com grande autoridade e sabedoria. 


A falta de conhecimento em profundidade das Escrituras torna-nos frágeis e susceptíveis ao engano, permitindo que os falsos mestres continuem disseminando dos púlpitos "meias-verdades" e, assim como o diabo fez com Jesus, preguem heresias "fundamentadas" na Palavra distorcida e manipulada, mascaradas de conhecimento e de supostas "novas" revelações.

Vamos aprofundar-nos no conhecimento da Sua Palavra, lendo e orando para que Deus nos faça entender e torne a letra viva em nossos corações.


"...porquanto o Senhor tornará a alegrar-se em ti para te fazer bem, como se alegrou em teus pais; quando obedeceres à voz do Senhor teu Deus, guardando os seus mandamentos e os seus estatutos, escritos neste livro da lei; quando te converteres ao Senhor teu Deus de todo o teu coração e de toda a tua alma." 
Deuteronómio 30:8b-10 

"Não se aparte da tua boca o livro desta lei, antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido."
Josué 1:8 

"Procura apresentar-te diante de Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade."
2 Timóteo 2:15 

Deus vos abençoe.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...