.
.

sábado, 27 de julho de 2013

Gospel ou verdadeiro evangelho

Muito badalados, populares entre crentes e descrentes, aceites por todos, os novos filmes de ação "cristãos", prometem anunciar a Palavra de Deus e ainda, dar um bom espetáculo de efeitos especiais e entretenimento...

A T.B.N. (Trinity Broadcast Network), um canal americano de televisão "cristão" que dissemina filosofias cristãs, neo-pentecostalismos e promove os movimentos carismáticos, onde reina a "pedincha", a confusão doutrinária e os princípios da "doutrina da prosperidade", tem apostado cada vez mais em produzir filmes de inspiração evangélica.
Dos mais estranhos, o "Código Omega" e o "Código Omega 2" foram os piores. Aproveitando-se do fenómeno do "código da Bíblia", criaram algo que deixa qualquer cristão com alguns conhecimentos bíblicos, totalmente confuso e sem perceber nada...
O "menos mal", apesar de grandemente alterado, acrescido de inúmeras histórias paralelas imaginárias e alterações fantasiosas do livro bíblico de "Ester", foi o filme "Uma noite com o Rei". Com grande qualidade de imagem e som, bons atores e música de grande nível.
Um dos últimos, "A lista", novamente vem a propósito de um assunto da atualidade - as sociedades secretas e o seu poderio satânico sobre a sociedade. Mais uma vez, capaz de incomodar e confundir muito crentes, não é aconselhável a ninguém.

O muito espetáculo e a grande capacidade de entreter, não significa que alimente o espírito do homem, ou o leve a Deus. Muito pelo contrário... muitos até nos afastam d'Ele.

Consideremos a mini-série "A Bíblia". Podemos claramente ver o quanto os argumentistas e o realizador se esforçaram para mostrar ao público o máximo de dinamismo, violência e ação em torno da histórias bíblicas.
Neste filme, os anjos são uma espécie de ninjas ou samurais (em Sodoma).
Cenas como quando Deus se revela a Moisés na sarça ardente, foi acrescentada uma frase a Moisés para que "fizesse sentido" aos descrentes aquilo que Deus disse:
Moisés pergunta a Deus - "Tu és real?"
E parecendo uma resposta à sua pergunta, Deus diz - "Eu sou!"
Isto retira a importância e tira completamente do contexto aquilo que Deus mencionou, o Seu Santo nome - O "Grande EU SOU"!

Quando procuraram ajuda na interpretação das escrituras sagradas, não consultaram professores doutores de teologia e estudiosos com grandes conhecimentos bíblicos, usados e aprovados por Deus mas, pregadores mediáticos e mundanos, daí este olhar confuso sobre a Bíblia, com tanta confusão e deturpações da Palavra de Deus.

Interessante saber - Joel Oosten foi um dos principais consultores da mini-série "A Bíblia", alguém que já disse em entrevista na televisão americana nacional:
"...eu não conheço muito acerca dessas coisas (referindo-se à Bíblia)..." 
Oprah, em entrevista com Joel, disse-lhe que ele era "...absolutamente o contrário dos pregadores que ela cresceu a ouvir, enquanto jovem e assídua na igreja Baptista...". Pregadores que diziam o quão grande e maravilhoso Deus é, e que Deus tem "ciúmes de nós", não nos querendo partilhar com nenhum outro falso deus ou caminho errado! Apenas Ele é Deus e o único caminho para o céu.

É triste ver o quanto os crentes estão ficando longe do foco principal. Olhando pelo prisma humano e não pelo olhos e mente de Deus.
Falou-se mais do emoção do ator português que representou Jesus no filme, aquando com uma entrevista com Oprah (ativista da nova-era, líder da maior "igreja" do mundo via televisão, chamada "New Earth" pregando a mais de 2 milhões que eles são deuses e que não precisam de Jesus para se salvarem) do que da própria mensagem do evangelho, que o filme devia pregar...

A verdade é que emoções não salvam ninguém! O fato de nos arrepiar-mos ao assistir-mos a um filme, não nos fará grande diferença, se não abrir-mos o nosso coração para Deus e buscarmos realmente conhecer a Sua Palavra.


Ao contrário do que disse acima, quando feitos segundo a vontade de Deus, segundo a Sua Palavra, e com o intuito de levar os perdidos, ou os desviados a Deus, os filmes são um excelente meio de evangelização.
Entre os principais produtores de filmes evangélicos, cujos trabalhos mais tenho apreciado e pelos quais mais tenho sido tocado, está a igreja Baptista de Sherwood, na América. Têm lançado continuamente bons filmes, bem pensados, baseados e confirmados pelas escrituras e com grande impacto na vida dos crentes em Deus e também na dos não-crentes.

Destaco entre eles, estes filmes:
- "Flying wheel" (ou "A virada" em português) - acerca da honestidade, confiança e santidade da nossa vida.
- "Facing giants" (ou "Desafiando gigantes" em português) - acerca do poder de Deus e do que Ele faz na nossa vida, quando a colocamos totalmente em Suas mãos.
- "Fireproof" (ou "À prova de fogo" em português) - acerca da necessidade dos casais viverem um para o outro, mas primeiramente para Deus.
- "Corageous" (ou "Corajosos" em português) - acerca da responsabilidade dos pais para com os filhos, dando exemplo, diretrizes para a vida e levando-os a Deus.



Vamos dar menos do nosso tempo ao entretenimento em geral, dedicar-nos mais a Deus, à oração e à leitura bíblica. Vamos afastar-nos da televisão. E se possível, quando assistirmos a um filme, que possa ser um filme com valores morais, baseado nas escrituras e que edifique a nossa vida e alimente a nossa alma.





Deus vos abençoe.

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...