.
.

sábado, 19 de janeiro de 2013

A verdadeira conversão

"...Mas os fariseus e os doutores da lei rejeitaram o conselho de Deus contra si mesmos, não tendo sido batizados por ele. E disse o Senhor: A quem, pois, compararei os homens desta geração, e a quem são semelhantes? São semelhantes aos meninos que, assentados nas praças, clamam uns aos outros, e dizem: Tocamo-vos flauta, e não dançastes; cantamo-vos lamentações, e não chorastes. Porque veio João o Batista, que não comia pão nem bebia vinho, e dizeis: Tem demônio; Veio o Filho do homem, que come e bebe, e dizeis: Eis aí um homem comilão e bebedor de vinho, amigo dos publicanos e pecadores. Mas a sabedoria é justificada por todos os seus filhos. E rogou-lhe um dos fariseus que comesse com ele; e, entrando em casa do fariseu, assentou-se à mesa. E eis que uma mulher da cidade, uma pecadora, sabendo que ele estava à mesa em casa do fariseu, levou um vaso de alabastro com ungüento;" 
"Quando isto viu o fariseu que o tinha convidado, falava consigo, dizendo: Se este fora profeta, bem saberia quem e qual é a mulher que lhe tocou, pois é uma pecadora. E respondendo, Jesus disse-lhe: Simão, uma coisa tenho a dizer-te." 
"Vês tu esta mulher? Entrei em tua casa, e não me deste água para os pés; mas esta regou-me os pés com lágrimas, e mos enxugou com os seus cabelos. Não me deste ósculo, mas esta, desde que entrou, não tem cessado de me beijar os pés. Não me ungiste a cabeça com óleo, mas esta ungiu-me os pés com unguento. Por isso te digo que os seus muitos pecados lhe são perdoados, porque muito amou; mas aquele a quem pouco é perdoado pouco ama.
Lucas 7:1-50 




Perdendo-se na sua própria casa. Mesmo tendo conhecimento da maravilhosa obra redentora de Jesus, no Calvário, podemos afastar-nos e separar-nos de Deus. Assim como o fariseu convidou Jesus para apenas jantar uma vez com Ele, nós podemos estar desperdiçando a presença de Deus, revelando que não O amamos acima de todas as coisas, nem tememos verdadeiramente o Seu Santo nome. 


"Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom." 
"Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestuário? Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas?" 
Mateus 6:24-26 

Só podemos servir a um Senhor... ou ao nosso Deus ou ao "deus" das riquezas...




Betel - A "Casa de Deus" 

A importância de Betel como um lugar de encontros com Deus continuou por mais de 800 anos, até o início do reino de Israel. Era um dos lugares onde Samuel julgava o povo.  Quando Saul foi ungido rei, encontrou homens que estavam... 

"...subindo a Deus a Betel..." 
1 Samuel 10:3 


Infelizmente, Betel perdeu a honra de ser a casa de Deus. Jeremias, escreveu 400 anos depois de Samuel, que... 

"...a casa de Israel se envergonhou de Betel..." 
Jeremias 48:13 


O profeta Oséias, um século antes de Jeremias, explica o motivo dessa triste mudança. Repetidamente, Oséias se refere a Betel com outro nome, "Bete-Áven". 

"...não subais a Bete-Áven..." 
"Levantai gritos em Bete-Áven..." 
Oséias 4:15/5:8 


Em vez de Betel, Oséias usa esse outro nome. Bete-Áven quer dizer "Casa do Nada" ou "Casa de Vaidade". Como é que a Casa de Deus tornou-se a Casa do Nada? 

"Os moradores de Samaria serão atemorizados por causa do bezerro de Bete-Áven... e os sacerdotes idólatras tremerão por causa da sua glória, que já se foi.... Israel se envergonhará por causa de seu próprio capricho.... E os altos de Áven, pecado de Israel, serão destruídos..." 
Oséias 10:5-8 


O pecado, a idolatria e, especificamente, o bezerro de ouro foram motivos para o declínio de Betel. A casa de Deus tornou-se a casa de vaidade. O Senhor não habitou mais na cidade onde Abrão, Jacó, Samuel e outros o encontravam. Ele foi expulso de sua própria casa. 




O Pecado de Jeroboão 

O fato mais marcante na triste história de Betel aconteceu nove séculos antes de Cristo, logo após a morte do rei Salomão. Devido à infidelidade de Salomão, Deus tirou uma boa parte do reino que pertencia aos reis descendentes de Salomão, e a deu nas mãos de Jeroboão. Este começou a reinar sobre as dez tribos do norte, conhecidas coletivamente como Israel ou Samaria. Deus prometera estabelecer o reinado de Jeroboão, se o mesmo fosse fiel. 

"Se ouvires tudo o que eu te ordenar, e andares nos meus caminhos, e fizeres o que é reto perante mim, guardando os meus estatutos e os meus mandamentos, como fez Davi, meu servo, eu serei contigo, e te edificarei uma casa estável, como edifiquei a Davi, e te darei Israel." 
1 Reis 11:38 


Em vez de confiar na promessa de Deus, Jeroboão procurou seus próprios meios para segurar o poder sobre Israel. Ele ficou preocupado com as viagens periódicas dos israelitas a Jerusalém, o centro de adoração a Deus no Antigo Testamento. Imaginou que a influência de seus irmãos do sul provocaria uma rebelião e faria com que o rejeitassem como rei. Para evitar tal acontecimento, Jeroboão introduziu uma série de mudanças nas práticas religiosas do povo (1 Reis 12:25-33): 

- Ele mudou os símbolos religiosos. 
Em vez de representar a presença de Deus com a arca da aliança, Jeroboão fez dois bezerros de ouro, repetindo o pecado cometido por Arão logo após a saída do Egito.  

- Mudou o lugar sagrado
Deus havia escolhido Jerusalém como o lugar de adoração para os israelitas. Jeroboão, para evitar que o povo voltasse para o território de Judá, escolheu Betel e Dã. 

- Mudou o sacerdócio. 
Deus especificou sacerdotes da tribo de Levi, mas Jeroboão consagrou sacerdotes de outras tribos. 

- Jeroboão mudou o calendário religioso. 
Havia festas importantes em Jerusalém em diferentes meses do ano, incluindo uma que começava no dia 15 do sétimo mês. Mas Jeroboão escolheu o décimo quinto dia do oitavo mês para a sua festa, sem nenhuma autorização divina.
Várias pessoas tentaram corrigir esses graves erros de Jeroboão. Deus mandou um profeta com provas milagrosas, mas o teimoso rei não se arrependeu. Mesmo nos últimos anos do reinado de Jeroboão, Abias, rei de Judá, tentou mais uma vez mostrar o pecado de Jeroboão. Em seu discurso, Abias mostrou que Jeroboão e o povo de Israel perderam a comunhão com Deus por terem abandonado os seus princípios. Novamente, Jeroboão confiou em sua astúcia e não se arrependeu. Enquanto Abias falava, o rei de Israel mandou que os seus soldados preparassem uma emboscada e atacassem seus irmãos de Judá. 
As gerações posteriores seguiram os passos errados de Jeroboão e, 200 anos depois, Israel caiu diante do exército da Assíria. Por causa dos bezerros de ouro de Jeroboão...  

"... o Senhor muito se indignou contra Israel e o afastou da sua presença." 
2 Reis 17:16-18 



O templo em Jerusalém representou a presença de Deus no meio do povo a partir do reinado de Salomão. Mas por duas vezes, Deus deixou a sua casa devido ao pecado do povo. Ezequiel, nos capítulos de 8 a 10, mostra como Deus foi expulso quando o povo encheu a casa com idolatria, perversidade e corrupção. Dessa forma, o profeta explicou o motivo da destruição de Jerusalém pelos babilônios em 586 a.C. Depois do cativeiro babilônico, o povo retornou a Jerusalém e reconstruiu o templo. Mas, ao longo das gerações, eles se desviaram do caminho de Deus novamente. Jesus queria resgatar a nação judaica, mas esta recusou. Ele prometeu que a casa ficaria deserta e profetizou sobre a destruição de Jerusalém pelos romanos - profecia cumprida em 70 d.C. . A Casa de Deus tornou-se "a Casa do Nada". 

"Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas, e apedrejas os que te são enviados! quantas vezes quis eu ajuntar os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintos debaixo das asas, e tu não quiseste! Eis que a vossa casa vai ficar-vos deserta;" 
Mateus 23:37-38 



A igreja de Jesus é a casa de Deus. Mas, da mesma forma que o povo do Velho Testamento desviou-se do Senhor, hoje, nós também podemos abandonar O caminho e perder a nossa comunhão com Deus (Apocalipse 2:5; 3:3; etc.). A Casa de Deus pode ficar deserta. 

"Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós, é santo." 
1 Coríntios 3:16-17 

"Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei, e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres." 
Apocalipse 2:5 

"Lembra-te, pois, do que tens recebido e ouvido, e guarda-o, e arrepende-te. E, se não vigiares, virei sobre ti como um ladrão, e não saberás a que hora sobre ti virei." 
Apocalipse 3:3 



O cristão é o templo do Senhor. Para mantermos a nossa comunhão com Deus, temos de amá-l'O e guardar a Sua palavra. Se voltarmos ao pecado e recusarmos a nos arrependermos, perderemos a nossa esperança. 

"Jesus respondeu, e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada." 
João 14:23 



Quem mora na nossa casa?
Jesus quer habitar em nós. Para isso, é necessário crucificar o velho homem egoísta e deixar Cristo viver em nós. Dependemos totalmente de Jesus? Deixamos Deus dominar completamente a nossa vida? Ou expulsamos o Senhor de uma casa cheia de pecado, perversidade e egoísmo? Deus não divide a casa com as trevas. 

"Porque eu, pela lei, estou morto para a lei, para viver para Deus. Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim." 
Gálatas 2:19-20 

Sirvamos a Deus agradavelmente com reverência e santo temor.” 
Hebreus 12:28 




A maior perda humana é perder o senso da presença de Deus. 
Cristo expulsou os cambistas do Seu templo e Ele deseja fazer o mesmo nos nossos corações. 

“Mas o Senhor está no Seu santo templo: cale-se diante d'Ele toda a terra.” 
Habacuque 2:20 

"O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria; bom entendimento têm todos os que cumprem os seus mandamentos; o seu louvor permanece para sempre." 
Salmos 111:10 


"Ao SENHOR dos Exércitos, a ele santificai; e seja ele o vosso temor e seja ele o vosso assombro." 
Isaías 8:13 



Que o Santo de Israel nos dê sempre o discernimento entre o santo e o profano. E como Moisés, curvemo-nos diante da Sua santidade, em adoração e ouvidos atentos à Sua doce e maravilhosa voz. 
  


Para ver, refletir e meditar... 








Deus vos abençoe.

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...