.
.

sábado, 17 de dezembro de 2011

O que Jesus faria em nosso lugar

Ao longo da nossa caminhada, ainda que sejamos filhos de Deus e sigamos o nosso bom Pastor, muitas vezes as nossas ações e atitudes são muito diferentes das que Jesus teria em nosso lugar.

Antes de julgarmos e condenarmos os que ainda não conhecem Deus, devemos antes examinar a nós próprios. Sendo conhecedores da Palavra de Deus e seguidores de Jesus, nosso Salvador e Senhor, nem sempre temos agido do mesmo modo como Jesus.
Não queiremos ser como aqueles que, nas palavras de Paulo, estão "...persuadidos de serem guias de cegos, luz dos que se encontram em trevas, instrutores de ignorantes, mestres de crianças, tendo na lei a forma da sabedoria e da verdade...", mas que ensinam os outros sem ensinarem a si mesmos.



Jesus não temia as aparências, nem os olhares reprovadores da sociedade. Ele comia com cobradores de impostos, falava com prostitutas, dava atenção às criancinhas, amava todos os que O rodeavam, ainda que não concordasse com as suas más escolhas e condutas de vida. 


Apenas Jesus disse "Eu não te condeno..." à mulher adúltera, apanhada em flagrante delito. E ela teria sido apedrejada não fosse a intervenção de Jesus, através da Sua divina sabedoria e o Seu grandioso amor.


Jesus não temia conversar com mulheres divorciadas promiscuas, sem receio de ser condenado, tocar em leprosos, dos quais todos desviavam o olhar e entrar, sem medo, em casa daqueles que o povo tinha por inimigos.


Apenas Jesus mostrava amor pelos párias, pelos rejeitados, mostrava compaixão pelos imcompreendidos, pelos doentes, pelos desesperados, pelos que caminhavam errantes e, conseguia amar todos os pecadores em geral, fazendo aquilo que nunca ninguém ousou fazer até então, agindo contra a tradição judaica, nunca contra a Lei, mas vivendo livre dos preconceitos e das amarras das convenções humanas. 

Jesus apenas parecia não demonstrar tanta compreensão para com uma única classe de pessoas, aqueles que tinham muito conhecimento das escrituras. 
Sacerdotes e doutores da Lei, por terem conhecimento da Palavra de Deus e ainda assim continuarem vivendo em pecado, escondendo a verdade e mostrando uma aparência de piedade, faziam Jesus falar duramente contra a sua conduta.


"Chegavam-se a ele todos os publicanos e pecadores para o ouvir. E os fariseus e os escribas murmuravam, dizendo: Este recebe pecadores, e come com eles."

"Que homem dentre vós, tendo cem ovelhas, e perdendo uma delas, não deixa no deserto as noventa e nove, e não vai após a perdida até que venha a achá-la? E achando-a, a põe sobre os seus ombros, gostoso; E, chegando a casa, convoca os amigos e vizinhos, dizendo-lhes: Alegrai-vos comigo, porque já achei a minha ovelha perdida. Digo-vos que assim haverá alegria no céu por um pecador que se arrepende, mais do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento." 
Lucas 15:1-2/4-7 





E os fariseus e os escribas murmuravam, dizendo: Este recebe pecadores, e come com eles.


E ele lhes propôs esta parábola, dizendo:


Que homem dentre vós, tendo cem ovelhas, e perdendo uma delas, não deixa no deserto as noventa e nove, e não vai após a perdida até que venha a achá-la?


E achando-a, a põe sobre os seus ombros, gostoso;


E, chegando a casa, convoca os amigos e vizinhos, dizendo-lhes: Alegrai-vos comigo, porque já achei a minha ovelha perdida.


Digo-vos que assim haverá alegria no céu por um pecador que se arrepende, mais do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento.
Lucas 15:1-
Jesus não foi o Messias esperado pelos religiosos, pelos políticos, nem pela maior parte da sociedade judaica. Ele veio em amor e paz, nasceu pobre, foi humilde, trabalhador esforçado, experimentado em trabalhos, tendo sentido todas as limitações humanas, as tentações, as dificuldades e dores, mas sempre agindo de um modo inesperado e único.
Quando todos esperavam que imediatamente curasse o paralítico que desceram com custo pelo telhado, para o espanto de todos, Ele primeiramente perdoou-lhe os pecados. 
Quando se esperava que afastasse a prostituta que num jantar importante, embaraçosamente, colocou-se a Seus pés, Ele agradou-se do seu gesto e aceitou o seu sacrifício de amor, deixando-se ungir por ela. 
Quando Pedro pareceu querer elogiar e defendê-l'O, dizendo que não consentiria que O matassem, Jesus chamou-o de Satanás. 
Quando se esperava que respeitasse os líderes religiosos, ele garantiu que as prostitutas mais facilmente chegariam ao céu antes deles.




"E aconteceu que, num daqueles dias, estava ensinando, e estavam ali assentados fariseus e doutores da lei, que tinham vindo de todas as aldeias da Galiléia, e da Judéia, e de Jerusalém. E a virtude do Senhor estava com ele para curar. E eis que uns homens transportaram numa cama um homem que estava paralítico, e procuravam fazê-lo entrar e pô-lo diante dele. E, não achando por onde o pudessem levar, por causa da multidão, subiram ao telhado, e por entre as telhas o baixaram com a cama, até ao meio, diante de Jesus. E, vendo ele a fé deles, disse-lhe: Homem, os teus pecados te são perdoados. E os escribas e os fariseus começaram a arrazoar, dizendo: Quem é este que diz blasfêmias? Quem pode perdoar pecados, senão só Deus? Jesus, porém, conhecendo os seus pensamentos, respondeu, e disse-lhes: Que arrazoais
Lucas 5:17-26


Como podemos ser humildes e puros de coração, mas ao mesmo tempo viver fora das limitações da tradição e dos costumes, não viver de aparências, mas sendo transparentes e verdadeiros, senão dependendo inteiramente de Deus?
Apenas permaneceremos verdadeiramente ligados a Deus, mantendo a comunhão com Ele, recebendo a direção para a nossa vida, de forma a que sejamos poupados das armadilhas que o inimigo coloca à nossa frente, e nos desviemos delas.
Se queremos agir como Jesus agia, não podemos mostrar indiferença pelos que sofrem, comtemplar injustiças e permanecer imóveis. Necessitamos sofrer pelos oprimidos, mas também pelos opressores, por todos aqueles que vagueiam sem salvação, sem rumo, nem direção. 




Precisamos desfrutar de todos os bens materiais quantos Deus nos tem dado, sem realmente nos sentirmos donos das coisas, mas mordomos dos bens de Deus. Sabemos que daremos contas pelo que fizemos (ou não fizemos) com aquilo que Ele nos deu para gerir...
Usemos o dinheiro, mas sem que nos deixemos dominar por ele. 
Sejamos generosos como Deus, que entregou o Seu amado e único filho, Jesus, para nos conceder a vida.



Para além de respeitar os mandamentos de Deus, de nos abstermos de fazer o mal, de nos afastarmos do pecado, precisamos ter um coração que bata de amor para com todos aqueles que ainda vivem no pecado e precisam de alguém que faça realmente a diferença nas suas vidas e os leve até Jesus.
Jesus não perdia as oportunidades, nem os momentos certos, para tocar as vidas dos que o rodeavam. 
Há que viver disponíveis para todos aqueles que nos procuram e que precisam das palavras certas, do conselho fundamentado na Palavra de Deus e de ver o exemplo de Jesus nas nossas próprias vidas. 


Este é o caminho estreito que precisamos trilhar, a porta estreita pela qual há que passar...




Este videoclip fala-nos de agir como Jesus, levando a todos os que nos rodeiam, o amor com que Deus nos encheu, a salvação que nos ofereceu e a esperança eterna que só Deus nos pode dar.




 

Deus vos abençoe.

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...