.
.

domingo, 21 de agosto de 2016

Exercendo graça, em amor

 
"Certo dia Davi perguntou: — Será que alguma pessoa da família de Saul ainda está viva? Se está, eu quero fazer alguma coisa boa para essa pessoa, por causa de Jônatas. Havia um empregado chamado Ziba, da família de Saul. Alguém lhe disse que fosse falar com o rei Davi. — Você é Ziba? — perguntou o rei. — Sim, sou eu mesmo, às suas ordens! — respondeu ele. E o rei lhe perguntou: — Ainda existe alguém da família de Saul para quem eu possa fazer alguma coisa boa, como prometi a Deus? Ziba respondeu: — Sim. Existe um filho de Jônatas. Ele é aleijado dos dois pés. — Onde está ele? — perguntou o rei. — Na casa de Maquir, filho de Amiel, na cidade de Lo-Debar! — respondeu Ziba. Então o rei Davi mandou buscá-lo. Quando Mefibosete, filho de Jônatas e neto de Saul, chegou, ele ajoelhou-se e encostou o rosto no chão diante de Davi em sinal de respeito. Davi disse: — Mefibosete! — Às suas ordens, senhor! — respondeu ele. — Não fique com medo! — disse Davi. — Eu serei bondoso com você por causa de Jônatas, o seu pai. Eu lhe darei de volta todas as terras que pertenciam ao seu avô Saul, e você será sempre bem-vindo à minha mesa. Mefibosete se curvou novamente e respondeu: — Eu não valho mais do que um cachorro morto! Por que o senhor é tão bondoso comigo? Então o rei chamou Ziba, o empregado de Saul, e disse: — Eu estou devolvendo a Mefibosete, o neto do seu patrão, tudo o que pertencia a Saul e à sua família. Você, os seus filhos e os seus empregados cultivarão a terra para a família do seu patrão Saul e farão a colheita para que eles tenham comida. Mas Mefibosete comerá sempre à minha mesa. Ziba tinha quinze filhos e vinte empregados. Ele respondeu: — Farei tudo o que o senhor mandar. Daí em diante Mefibosete passou a comer junto com o rei, como se fosse filho dele. Mefibosete tinha um filho pequeno chamado Mica. Todos os que eram da família de Ziba se tornaram empregados de Mefibosete. Assim Mefibosete, que era aleijado dos dois pés, ficou morando em Jerusalém e todos os dias comia junto com o rei." 
2 Samuel 9:1-13 


Ninguém de nós é merecedor da misericórdia de Deus, pois tomos somos pecadores, espiritualmente fracos e aleijados diante do Senhor. Mas pela misericórdia de Deus, através do sacrifício de Jesus na cruz, por nós, Ele agora vê-nos como limpos pelo sangue de Jesus.

David lembrou-se da promessa que fizera ao seu bom amigo Jonatas e cumpriu a sua palavra, ajudando a quem restava da linhagem de Saúl, ainda que fossem considerados seus inimigos.
Ele agiu com graça para com Mofibosete, da casa de Saúl, apesar de ser um homem inválido, levando-o para a sua própria casa, onde comia à mesa com ele. 

A graça de Deus levanta-nos e leva-nos à Sua mesa, mesmo que sejamos como "um cão morto", sem nenhum valor aparente aos nossos olhos, nem para os que nos rodeiam. Deus fez-nos Seus filhos, filhos do Rei dos reis, recebendo agora das Suas bênçãos e graça sem fim. 

Da mesma forma que Deus age conosco, também devemos nós agir para com os outros.
Não vamos viver para nós apenas, mas primeiro para agradar e servir ao Senhor, também servindo, ajudando e levando os outros à salvação.




Deus vos abençoe. 

sábado, 20 de agosto de 2016

Enfrentando os nossos obstáculos

"Jesus foi com ele, e seguia-o uma grande multidão, que o apertava. Ora, certa mulher, que havia doze anos padecia de uma hemorragia, e que tinha sofrido bastante às mãos de muitos médicos, e despendido tudo quanto possuía sem nada aproveitar, antes indo a pior, tendo ouvido falar a respeito de Jesus, veio por detrás, entre a multidão, e tocou-lhe o manto; porque dizia: Se tão-somente tocar-lhe as vestes, ficaria curada. E imediatamente cessou a sua hemorragia; e sentiu no corpo estar já curada do seu mal. E logo Jesus, percebendo em si mesmo que saíra dele poder, virou-se no meio da multidão e perguntou: Quem me tocou as vestes? Responderam-lhe os seus discípulos: Vês que a multidão te aperta, e perguntas: Quem me tocou? Mas ele olhava em redor para ver a que isto fizera. Então a mulher, atemorizada e trêmula, cônscia do que nela se havia operado, veio e prostrou-se diante dele, e declarou-lhe toda a verdade. Disse-lhe ele: Filha, a tua fé te salvou; vai-te em paz, e fica livre desse teu mal." 
Marcos 5:24-34 


Para esta mulher, sofrida e angustiada, esta era a sua última oportunidade de ser curada. 
Ela teve de vencer a sua fragilidade física, consequência da sua doença.
Os vícios, as doenças e as tentações pelas quais passamos são as nossas limitações. Assim como foi para esta mulher, é para nós também necessário tocarmos em Jesus! 

- Esta mulher teve de vencer o preconceito religioso, cultural e legal da sua época. 
O preconceito leva à baixa auto-estima, ao isolamento e depressão. Somos nós, igreja, quem devemos valorizar e investir tempo nos que nos rodeiam e precisam de Deus! 

- Ela teve de vencer o tempo da adversidade.
É certo que as amarguras e as feridas na alma tendem a piorar com o passar do tempo. As nossas lutas podem durar muitos anos, mas no tempo de Deus o livramento virá! 

- Ela teve de enfrentar a doença e a dor durante doze anos.
A sua doença ia de mal a pior. Há momentos em que todos ficamos abatidos, em "rotura existencial". Nós não podemos fazer tudo, apenas pudemos lutar até um certo ponto, mas Deus pode tudo fazer. Para que Deus nos possa libertar das amarras que nos reprimem e impedem de prosseguir, entreguemos todas as coisas nas Suas mãos. 

- Ela teve de lidar com a distância que a afastava de Jesus.
Ainda que a distância fosse um grave impedimento , ela agiu com a fé sobrenatural em Deus, confiante que Jesus a iria certamente curar!
Quando tocamos n'Ele nós sentimos o Seu verdadeiro poder na nossa vida! 

- Ela teve de reconhecer publicamente que Jesus é Deus!!
O seu testemunho perante todos condenaria-a pelo delito religioso e social que fizera por todas na multidão das gentes que rodeavam Jesus, estando impura pela sua hemorragia, mas ainda assim ela fê-lo!
O nosso testemunho perante os outros pode condenar-nos ao afastamento social, perda de emprego ou (nalguns países) até à própria morte, mas o quão poderosa é a história de vida de um cristão fiel a Deus na sociedade...


"Vós sois a nossa carta, escrita em nossos corações, conhecida e lida por todos os homens. Porque já é manifesto que vós sois a carta de Cristo, ministrada por nós, e escrita, não com tinta, mas com o Espírito do Deus vivo, não em tábuas de pedra, mas nas tábuas de carne do coração." 

2 Coríntios 3:2-3 





Deus vos abençoe.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...