.
.

segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Guardando a fé em Cristo Jesus

Quantas vezes, ao ouvir as mensagens dos atuais pregadores da "pós-modernidade", estremecemos de horror pela falta de respeito que demonstram para com a Palavra de Deus e seus ensinos, pela desconsideração da verdadeira igreja universal de Jesus e da forma como envergonham a memória dos irmãos que foram (e são) mortos pela sua fé em Deus... 


"E ele lhes disse: Mas vós, quem dizeis que eu sou? E, respondendo Pedro, lhe disse: Tu és o Cristo. E admoestou-os, para que a ninguém dissessem aquilo dele. E começou a ensinar-lhes que importava que o Filho do homem padecesse muito, e que fosse rejeitado pelos anciãos e príncipes dos sacerdotes, e pelos escribas, e que fosse morto, mas que depois de três dias ressuscitaria. E dizia abertamente estas palavras. E Pedro o tomou à parte, e começou a repreendê-lo. Mas ele, virando-se, e olhando para os seus discípulos, repreendeu a Pedro, dizendo: Retira-te de diante de mim, Satanás; porque não compreendes as coisas que são de Deus, mas as que são dos homens. E chamando a si a multidão, com os seus discípulos, disse-lhes: Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome a sua cruz, e siga-me. Porque qualquer que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á, mas, qualquer que perder a sua vida por amor de mim e do evangelho, esse a salvará. Pois, que aproveitaria ao homem ganhar todo o mundo e perder a sua alma? Ou, que daria o homem pelo resgate da sua alma? Porquanto, qualquer que, entre esta geração adúltera e pecadora, se envergonhar de mim e das minhas palavras, também o Filho do homem se envergonhará dele, quando vier na glória de seu Pai, com os santos anjos." 

Marcos 8:29-38


Na primeira vez que Jesus multiplicou alimentos, na Sua compaixão pelas pessoas que O seguiam, saciou uma multidão de 5 mil pessoas com cinco pães e dois peixes, sobrando ainda doze cestas de restos (João 6:1-13).
Jesus realizou então, pela segunda vez registada na Bíblia, o tremendo milagre da multiplicação diante dos olhos de uma grande multidão (quase 4 mil). Com cinco pães e alguns peixes apenas, alimentou todos os que O seguiam, ficando ainda sete cestos cheios de sobras (Marcos 8:5-9).


E logo após este grande milagre, os fariseus encontrando-O,  tentaram-n'O assim como satanás fizera a Jesus no deserto.


"E disse-lhe o diabo: Se tu és o Filho de Deus, dize a esta pedra que se transforme em pão." 

"Levou-o também a Jerusalém, e pô-lo sobre o pináculo do templo, e disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te daqui abaixo;" 
Lucas 4:3-9 


"E os que comeram eram quase quatro mil; e despediu-os." 

"E, entrando logo no barco, com os seus discípulos, foi para as partes de Dalmanuta. E saíram os fariseus, e começaram a disputar com ele, pedindo-lhe, para o tentarem, um sinal do céu. E, suspirando profundamente em seu espírito, disse: Por que pede esta geração um sinal? Em verdade vos digo que a esta geração não se dará sinal algum. E, deixando-os, tornou a entrar no barco, e foi para o outro lado."
Marcos 8:9-13 


Enquanto houve perseguição à igreja, ninguém se convertia a Jesus que não fosse sincero. Ninguém seguia a Cristo em busca de riquezas, glória e protagonismo, como nos nossos dias. 
Era impensável, para um cristão, centrar a sua vida na prosperidade material e no seu sucesso financeiro e social. Cristo era o Senhor absoluto das suas vidas

Abraçar a cultura pagã, trazendo-a para o seio da igreja ou participando ativamente nela, era considerado ultraje e profanação. Por essa razão, os cristãos da chamada "igreja primitiva" eram considerados ateus (aos olhos pagãos dos povos da altura) e anti-sociais pois não participavam dos rituais e das celebrações do povo. 



"Dizendo: É necessário que o Filho do homem padeça muitas coisas, e seja rejeitado dos anciãos e dos escribas, e seja morto, e ressuscite ao terceiro dia. E dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-mePorque, qualquer que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á; mas qualquer que, por amor de mim, perder a sua vida, a salvará. Porque, que aproveita ao homem granjear o mundo todo, perdendo-se ou prejudicando-se a si mesmo? Porque, qualquer que de mim e das minhas palavras se envergonhar, dele se envergonhará o Filho do homem, quando vier na sua glória, e na do Pai e dos santos anjos." 
Lucas 9:22-26



"Eis que vos envio como ovelhas ao meio de lobos; portanto, sede prudentes como as serpentes e inofensivos como as pombas. Acautelai-vos, porém, dos homens; porque eles vos entregarão aos sinédrios, e vos açoitarão nas suas sinagogas; E sereis até conduzidos à presença dos governadores, e dos reis, por causa de mim, para lhes servir de testemunho a eles, e aos gentios. Mas, quando vos entregarem, não vos dê cuidado como, ou o que haveis de falar, porque naquela mesma hora vos será ministrado o que haveis de dizer. Porque não sois vós quem falará, mas o Espírito de vosso Pai é que fala em vós. E o irmão entregará à morte o irmão, e o pai o filho; e os filhos se levantarão contra os pais, e os matarão. E odiados de todos sereis por causa do meu nome; mas aquele que perseverar até ao fim, esse será salvo." 

Mateus 10:16-22 



"Mas qualquer que me negar diante dos homens, eu o negarei também diante de meu Pai, que está nos céus. Não cuideis que vim trazer a paz à terra; não vim trazer paz, mas espada; Porque eu vim pôr em dissensão o homem contra seu pai, e a filha contra sua mãe, e a nora contra sua sogra; E assim os inimigos do homem serão os seus familiaresQuem ama o pai ou a mãe mais do que a mim não é digno de mim; e quem ama o filho ou a filha mais do que a mim não é digno de mim. E quem não toma a sua cruz, e não segue após mim, não é digno de mimQuem achar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a sua vida, por amor de mim, achá-la-á." 
Mateus 10:33-39 


Deus não nos chamou para sermos aceites e amados pelo mundo, mas para demonstrarmos ao mundo o amor de Deus que está em nós.
Com exceção de João, que foi exilado em Patmos, onde escreveu o livro de Apocalipse, sabemos pelos livros de historiadores que, certamente, todos os outros apóstolos foram perseguidos e martirizados por não negarem a Cristo Jesus

Conta-se que algumas pessoas, ao assistirem ao martírio de alguns cristãos na antiga Roma, converteram-se pela demonstração de fé dos cristãos, pela confiança que tinham em Deus que os levava a preferir sofrer até à morte e não negar a Jesus.

O exemplo de amor fraternal entre os irmãos na "igreja primitiva" era o maior testemunho do poder de Deus na vida dos cristãos.

"Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis. Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros." 

João 13:34-35 


Se alguém não tem o Evangelho como o centro da sua vida, e mesmo como base na interpretação das Escrituras, pode pôr em causa a inerrância da Bíblia e, até mesmo usá-la, distorcendo-a para defender qualquer heresia ou engano.
Até o próprio Satanás usou trechos das Escrituras, fora do contexto, para tentar enganar Jesus.

Atualmente existem demasiados pregadores com variadíssimas teologias sistemáticas, todas elas com suposta “base bíblica” (até mesmo a conhecida "teologia da prosperidade"). Pretendendo convencer-nos de que a razão está do seu lado, estes manipuladores talentosos usam textos bíblicos fora de contexto, distorcendo o verdadeiro significado dessas passagens, para tentar enganar-nos e desviar-nos dos ensinos de Jesus e do Seu maravilhoso Evangelho da Salvação.



Precisamos estudar as Escrituras Sagradas para que conheçamos a Palavra de Deus e possamos estar conscientes do Evangelho genuíno, para que não sejamos enganados.








Deus vos abençoe.

segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Deixar morrer para ressuscitar

"Muitos, pois, dentre os judeus que tinham vindo visitar Maria, e que tinham visto o que Jesus fizera, creram nele. Mas alguns deles foram ter com os fariseus e disseram-lhes o que Jesus tinha feito. Então os principais sacerdotes e os fariseus reuniram o sinédrio e diziam: Que faremos? porquanto este homem vem operando muitos sinais."
João 11:45-47 

Os religiosos estavam incomodados pela grandiosidade e multitude de milagres realizados por Jesus.

Jesus transformou a vida e encheu de fé multidões de pessoas. Ele mostrou ser Deus, tendo poder sobre a doença, sobre os demónios e sobre a morte. 


"Ora, estava enfermo um homem chamado Lázaro, de Betânia, aldeia de Maria e de sua irmã Marta. E Maria, cujo irmão Lázaro se achava enfermo, era a mesma que ungiu o Senhor com bálsamo, e lhe enxugou os pés com os seus cabelos. Mandaram, pois, as irmãs dizer a Jesus: Senhor, eis que está enfermo aquele que tu amas. Jesus, porém, ao ouvir isto, disse: Esta enfermidade não é para a morte, mas para glória de Deus, para que o Filho de Deus seja glorificado por ela." 
João 11:1-4 


Todas as adversidades que Deus permite que venha à nossa vida, servem para dar-lh'E Glória e para nosso crescimento. 


"Ora, Jesus amava a Marta, e a sua irmã, e a Lázaro. Quando, pois, ouviu que estava enfermo, ficou ainda dois dias no lugar onde se achava. Depois disto, disse a seus discípulos: Vamos outra vez para Judéia. Disseram-lhe eles: Rabi, ainda agora os judeus procuravam apedrejar-te, e voltas para lá?Respondeu Jesus: Não são doze as horas do dia? Se alguém andar de dia, não tropeça, porque vê a luz deste mundo; mas se andar de noite, tropeça, porque nele não há luz. E, tendo assim falado, acrescentou: Lázaro, o nosso amigo, dorme, mas vou despertá-lo do sono. Disseram-lhe, pois, os discípulos: Senhor, se dorme, ficará bom. Mas Jesus falara da sua morte; eles, porém, entenderam que falava do repouso do sono. Então Jesus lhes disse claramente: Lázaro morreu;" 
João 11:5-14 


Muitas vezes não entendemos a forma como Deus trabalha, mas temos de aceitar o seu modo de agir e a altura em que o decide fazer. 

Sabemos que, ainda que tudo pareça se afundar, se Jesus está no nosso barco, Ele irá nos livrar e nos levará em segurança até aí nosso "destino". 


"...e, por vossa causa, folgo de que eu lá não estivesse, para para que creiais; mas vamos ter com ele. Disse, pois, Tomé, chamado Dídimo, aos seus condiscípulos: Vamos nós também, para morrermos com ele. Chegando pois Jesus, encontrou-o já com quatro dias de sepultura. Ora, Betânia distava de Jerusalém cerca de quinze estádios. E muitos dos judeus tinham vindo visitar Marta e Maria, para as consolar acerca de seu irmão. Marta, pois, ao saber que Jesus chegava, saiu-lhe ao encontro; Maria, porém, ficou sentada em casa. Disse, pois, Marta a Jesus: Senhor, se tu estivesses aqui, meu irmão não teria morrido." 
João 11:15-21 


Confiamos em Deus, mas parece que nem sempre acreditamos que nos socorrerá. A fé de Marta era limitada, os seus olhos não entendiam a profundidade do poder de Jesus Cristo. 


"E mesmo agora sei que tudo quanto pedires a Deus, Deus to concederá. Respondeu-lhe Jesus: Teu irmão há de ressurgir. Disse-lhe Marta: Sei que ele há de ressurgir na ressurreição, no último dia. Declarou-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que morra, viverá;" 
João 11:22-25 


Todos nós fomos mortos espirituais e foi Jesus que nos tornou a dar vida, ressuscitando-nos para uma vida melhor, santa e com propósitos - para servi-l'O e levar os outros a Si. 


"...e todo aquele que vive, e crê em mim, jamais morrerá. Crês isto? Respondeu-lhe Marta: Sim, Senhor, eu creio que tu és o Cristo, o Filho de Deus, que havia de vir ao mundo. Dito isto, retirou-se e foi chamar em segredo a Maria, sua irmã, e lhe disse: O Mestre está aí, e te chama. Ela, ouvindo isto, levantou-se depressa, e foi ter com ele. Pois Jesus ainda não havia entrado na aldeia, mas estava no lugar onde Marta o encontrara. Então os judeus que estavam com Maria em casa e a consolavam, vendo-a levantar-se apressadamente e sair, seguiram-na, pensando que ia ao sepulcro para chorar ali. Tendo, pois, Maria chegado ao lugar onde Jesus estava, e vendo-a, lançou-se-lhe aos pés e disse: Senhor, se tu estiveras aqui, meu irmão não teria morrido. Jesus, pois, quando a viu chorar, e chorarem também os judeus que com ela vinham, comoveu-se em espírito, e perturbou-se, e perguntou: Onde o puseste? Responderam-lhe: Senhor, vem e vê. Jesus chorou."
João 11:26-35 


Jesus sempre colocou-se no lugar dos seus próximos, sentindo a dor e o sofrimento que nos outros havia.  Jesus chorou pela forma com que morte dominava o homem e reduzia-o a nada - mas Ele veio esmagá-la e para sempre derrotá-la. 

Muitos falavam indignando-se pois Jesus curara muitos, até à distância, ressuscitara outros, mas tinha sido incapaz de salvá-lo.


"Disseram então os judeus: Vede como o amava. Mas alguns deles disseram: Não podia ele, que abriu os olhos ao cego, fazer também que este não morreste? Jesus, pois, comovendo-se outra vez, profundamente, foi ao sepulcro; era uma gruta, e tinha uma pedra posta sobre ela. Disse Jesus: Tirai a pedra. Marta, irmã do defunto, disse- lhe: Senhor, já cheira mal, porque está morto há quase quatro dias. Respondeu-lhe Jesus: Não te disse que, se creres, verás a glória de Deus?" 
João 11:36-40 


Se confiarmos em Deus, Ele nos revelará a Sua Glória. 


"Tiraram então a pedra. E Jesus, levantando os olhos ao céu, disse: Pai, graças te dou, porque me ouviste. Eu sabia que sempre me ouves; mas por causa da multidão que está em redor é que assim falei, para que eles creiam que tu me enviaste. E, tendo dito isso, clamou em alta voz: Lázaro, vem para fora! Saiu o que estivera morto, ligados os pés e as mãos com faixas, e o seu rosto envolto num lenço. Disse-lhes Jesus: Desligai-o e deixai-o ir." 
João 11:41-44 


Jesus tem todo o poder nos céus e na terra.


"Muitos, pois, dentre os judeus que tinham vindo visitar Maria, e que tinham visto o que Jesus fizera, creram nele." 
João 11:45 


Deus sempre tem a melhor maneira de fazer todas as coisas, como chegar ao coração do homem perdido e resgatá-lo das trevas para a Sua Luz!






Deus vos abençoe. 

A loucura da Salvação pela morte do Justo

- A forma como Deus se chegou à humanidade é espantosa. Em amor, em intima compaixão para com o homem perdido, submeteu-se a deixar a Sua glória no Céu e humilhou-se à forma humana, a ser incompreendido, a respeitar mãe e padrasto sujeitos ao pecado, a sofrer escárnio, perseguição, angústia e a morrer da maneira mais humilhante e terrível na época em que veio à terra.

- A forma como Deus revela-se a nós é também em parte misteriosa, fazendo-nos crescer gradualmente no conhecimento de Deus, durante toda a nossa vida. 

- A forma como Deus veio salvar a humanidade aparenta ser também loucura, escândalo e embaraço para muitos. Aceitar que Deus fez-se homem para morrer pelos nossos pecados é apenas possível pela ação do Espírito Santo em nós. 


"...nós pregamos a Cristo crucificado, que é escândalo para os judeus, e loucura para os gregos, mas para os que são chamados, tanto judeus como gregos, lhes pregamos a Cristo, poder de Deus, e sabedoria de Deus. Porque a loucura de Deus é mais sábia que os homens; e a fraqueza de Deus é mais forte que os homens." 
1 Corintios 1:23-25 

"...por quem obtivemos também nosso acesso pela fé a esta graça, na qual estamos firmes, e gloriemo-nos na esperança da glória de Deus. 
Pois, quando ainda éramos fracos, Cristo morreu a seu tempo pelos ímpios. 
Porque dificilmente haverá quem morra por um justo; pois poderá ser que pelo homem bondoso alguém ouse morrer.  Mas Deus dá prova do seu amor para conosco, em que, quando éramos ainda pecadores, Cristo morreu por nós. Logo muito mais, sendo agora justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira."
Romanos5:2-9 

"...fitando os olhos em Jesus, autor e consumador da nossa fé, o qual, pelo gozo que lhe está proposto, suportou a cruz, desprezando a ignomínia, e está assentado à direita do trono de Deus. Considerai, pois aquele que suportou tal contradição dos pecadores contra si mesmo, para que não vos canseis, desfalecendo em vossas almas." 
Hebreus12:2-3 

"...e a vós, quando estáveis mortos nos vossos delitos e na incircuncisão da vossa carne, vos vivificou juntamente com ele, perdoando-nos todos os delitos; 
e havendo riscado o escrito de dívida que havia contra nós nas suas ordenanças, o qual nos era contrário, removeu-o do meio de nós, cravando-o na cruz; e, tendo despojado os principados e potestades, os exibiu publicamente e deles triunfou na mesma cruz." 
Colossenses 2:13-15 


A mensagem da Cruz do Calvário é uma mensagem de perdão, paz e esperança. 
A firme confiança de que Jesus pagou, com o Seu Sangue, o preço do nosso pecado, faz-nos descansar e viver na paz que só Deus dá, todos os dias da nossa vida até experimentar-mos a morte física (se Deus não nos vier buscar para Si, antes). 





Deus vos abençoe.

sábado, 3 de janeiro de 2015

O fim - ecumenismo evangélico

Alguém disse que o passado repete-se. Nada virá a acontecer que não tenha já acontecido. 
Salomão, quando os seus anos lhe trouxeram enfado e desânimo, escreveu por suas próprias palavras: 

"O que tem sido é o que há de ser; e o que se tem feito é o que se há de fazer: nada há que seja novo debaixo do sol. Há alguma coisa de que se diz: Vê, isto é novo? ela já existiu nos séculos que foram antes de nós." 
Eclesiastes 1:9-10 



Deus deu a conhecer os Seus planos para a salvação da humanidade, dando oportunidade a satanás para se preparar e tentar impedir que acontecessem. Aquilo que, desde o início, o inimigo das nossas almas tentou fazer, continua nos nossos dias. 



Vejamos alguns exemplos das tentativas de satanás impedir que a Salvação viesse a nós:


- Quando o inimigo tentou corromper toda a humanidade, pois sabia que a Salvação viria da semente do homem - Deus destruiu a humanidade corrompida e salvou Noé e a sua familia. 

- Sabendo que o Messias viria de Israel, o inimigo levantou vários terríveis povos inimigos - mas Deus sempre os protegeu. 

- Quando o inimigo conseguiu infiltrar a iniquidade em Israel, Deus permitiu que fossem levados para cativeiros (Babilónia, Egito), onde satanás tentou corromper a sua fé, seduzi-los em práticas e adoração pagãs e misturá-los com os gentios - mas Deus sempre levantou alguém para os fazer sair do cativeiro e trouxe-os de volta para a sua terra e para Si. 

- Durante o cativeiro no Egito, faraó movido pelos seus adivinhos feiticeiros manda matar todos os bebés nascidos homens - mas Deus guardou a semente de Israel e aquele que se levantaria como libertador do Seu povo. 

- Sabendo que Jesus Cristo viria de Davi, o inimigo tentou destruir a sua família - mas Deus preservou a sua linhagem. 

- O inimigo também tentou que Maria fosse repudiada por José e não se casasse com ela - mas Deus revelou-se a ele em sonhos. 

- Mais uma vez o diabo tenta matar os inocentes, de forma a aniquilar o Libertador, usando Herodes - mas Deus avisa José para sair para o Egito. 

- Quando Jesus venceu o inimigo na tentação no deserto, iniciou o Seu ministério público e por várias vezes, o povo impulsionado por satanás tenta matá-l'O - mas Jesus confunde-os de forma a sair ileso e ir até à cruz, pagar com o Seu precioso sangue, a nossa Salvação. 



O inimigo não desistiu de impedir a Salvação do homem,  atacando a igreja constantemente:


- Heresias e falsos evangelhos que têm surgido, desde os tempos das primeiras igrejas, tanto entre judeus como entre gentios, até aos nossos dias. 

- O resurgir do misticismo e da adoração de relíquias e ídolos na Idade Média quando a Palavra de Deus foi distorcida e afastada do povo pela religião estatal, o catolicismo. 

- A perseguição feroz de todos aqueles que Deus elucidou e levantou para levar a igreja de volta à Sua Palavra da Salvação, pura e perfeita. 

- A confusão crescente devida ao surgimento de inúmeros "movimentos" protestantes, evangélicos e pentecostais, com diferenças principalmente escatológicas e de práticas. 

- Vários anticristos que se levantaram, tentando destruir a Palavra de Deus e a igreja do Senhor, como Hitler na Alemanha, que queimou milhões de Bíblias Sagradas, reescreveu uma bíblia com os dez mandamentos retorcidos (onde o messias não era judeu), matou os pastores que não se corromperam e substituiu-os por "contrafeitos". 

- A influência da "explosão" das filosofias orientais no ocidente, da mentalidade humanista e ambientalista, levando muitos movimentos a adoptar práticas ocultistas cristianizadas, assim como o uso da psicologia . 

- Novamente, ergue-se contra a Palavra de Deus e leva à descoberta de "novos" escritos adulterados pelos jesuítas ("codex vaticanus"), textos gnósticos e apócrifos, levantando lobos tenebrosos vestidos de pele de cordeiro para corromper, aos poucos, novas traduções da Bíblia, retirando a autoridade e o poder do sangue de Jesus como O Único caminho, Senhor e Salvador do homem, retirando todas as menções à Trindade divina, anulando a divindade e humanidade conjunta de Jesus, chamando satanás de "estrela da manhã" (um dos nomes de Jesus), não mencionando o poder do jejum com oração nas batalhas espirituais, e retirando muitos versículos, atributos divinos e palavras saídas da própria boca de Jesus, empobrecendo o contexto. 

- O surgimento assustador de movimentos evangélicos modernos, mas que nada mais são que igrejas mundanas, multi-denominacionais, abertas a todas as religiões, credos, perversões sexuais e filosofias ocultistas de vida, que se servem das novas traduções parcialmente corrompidas para defender a sua visão leviana de Deus, da Salvação e promover a união ecuménica, cujo único objectivo é incitar à rebelião contra a verdadeira igreja do Senhor, criar confusão entre os perdidos e, se possível, levar à perdição dos salvos. 

- A crescente submissão de vários movimentos protestantes e evangélicos ao poder da "igreja" católica romana... que irá levar à formação da "grande prostituta" - a última grande religião, única e mundial, que aceitará e unirá todos e irá preparar o mundo inteiro para a chegada do anticristo. 





Leith Anderson, o representante dos EVANGÉLICOS UNIDOS NACIONAIS (nos Estados Unidos), também foi prestar homenagem ao papa, como sinal de vassalagem e submissão à igreja "mãe", a Babilónia espiritual.

Segundo a sua página na internet:

"Denominações, igrejas e organizações para-eclesiásticas estão no coração do NAE. Nós trabalhamos para fazer essas organizações fortes e eficazes e para enriquecer o seu ministério."
"A nossa é tanto um corpo unificado e diversificado, reunindo calvinista, arminiano, Wesleyan, anabatista e tradições carismáticos. Junto nós estamos na revelação de Deus nas Escrituras da redenção sozinho em Jesus Cristo, o Filho de Deus, pela graça através da fé. Dentro de nossas denominações e igrejas pode ser encontrado um compromisso com a unidade dinâmica que trabalha em direção a uma visão de todas as coisas feito novo, de todas as pessoas de Deus reconciliado, e de um mundo perdido salvo."
http://www.nae.net








Não há tempo a perder, precisamos fazer a nossa parte e interceder pela igreja do Senhor, velando para que não sejamos confundidos mas fortalecidos no Senhor.
Nada acontece sem a Sua permissão e apenas para que se cumpra a Palavra de Deus. 
Nunca esqueçamos que Jesus é Deus, é a Verdade, o Caminho e a Vida, sendo o único que nos leva à Salvação, pois pelo Seu sangue, derramado em nosso lugar, somos redimidos e salvos da perdição.


"E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade, Para louvor da glória de sua graça, pela qual nos fez agradáveis a si no Amado, Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a remissão das ofensas, segundo as riquezas da sua graça, Que ele fez abundar para conosco em toda a sabedoria e prudência; Descobrindo-nos o mistério da sua vontade, segundo o seu beneplácito, que propusera em si mesmo, De tornar a congregar em Cristo todas as coisas, na dispensação da plenitude dos tempos, tanto as que estão nos céus como as que estão na terra;"
Efésios 1:5-10


"Para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos dê em seu conhecimento o espírito de sabedoria e de revelação; Tendo iluminados os olhos do vosso entendimento, para que saibais qual seja a esperança da sua vocação, e quais as riquezas da glória da sua herança nos santos; E qual a sobreexcelente grandeza do seu poder sobre nós, os que cremos, segundo a operação da força do seu poder, Que manifestou em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos, e pondo-o à sua direita nos céus, Acima de todo o principado, e poder, e potestade, e domínio, e de todo o nome que se nomeia, não só neste século, mas também no vindouro; E sujeitou todas as coisas a seus pés, e sobre todas as coisas o constituiu como cabeça da igreja, Que é o seu corpo, a plenitude daquele que cumpre tudo em todos." 
Efésios 1:17-23 


Deus vos abençoe.

sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Apertado é o caminho para a vida

"E chamou José ao primogênito Manassés; porque disse: Deus me fez esquecer de todo o meu trabalho, e de toda a casa de meu pai. Ao segundo chamou Efraim; porque disse: Deus me fez crescer na terra da minha aflição. Acabaram-se, então, os sete anos de fartura que houve na terra do Egito; e começaram a vir os sete anos de fome, como José tinha dito; e havia fome em todas as terras; porém, em toda a terra do Egito havia pão. Depois toda a terra do Egito teve fome, e o povo clamou a Faraó por pão; e Faraó disse a todos os egípcios: Ide a José; o que ele vos disser, fazei. De modo que, havendo fome sobre toda a terra, abriu José todos os depósitos, e vendia aos egípcios; porque a fome prevaleceu na terra do Egito." 
Gênesis 41:50-56 


Quando nos esforçamos para fazer a vontade de Deus, privando-nos dos prazeres do mundo, gastando-nos para O agradar, colocando a lógica humana de parte ao confiar totalmente em Deus, vemos a mão de Deus a suportar-nos por entre todos os problemas que vêm constantemente sobre nós para nos fazer desistir. Surge então um momento em que tudo parece cair abaixo. Aos nossos olhos tudo fica destruído, aos olhos dos que nos rodeiam e especialmente aos nossos irmãos na fé. 

José passou por vários desses momentos, sendo cada um deles mais difícil de aguentar que o anterior e mais humilhante, pela nossa perspectiva humana. 


- Quando Deus revelou-se a Ele e confirmou através de sonhos que o escolhera para grandes coisas no seu futuro - ele foi odiado, maltratado, vendido a mercadores e comprado como escravo em praça pública para servir a um senhor do Egito. 

- Quando Deus o exaltou na escravatura na casa do seu senhor, dando-lhe graça em tudo o que fazia, colocando-o sobre todos os serviçais, apenas abaixo do seu dono, em tudo o que ele possuía - a mulher do seu senhor tentou adulterar com ela, mas ele mantendo-se fiel a Deus e ao seu senhor, foi escorraçado, envergonhado perante todos e lançado na prisão. 

- Quando Deus o usou para interpretar os sonhos dos seus companheiros de cela - foi esquecido e deixado durante muito tempo na prisão.


Mas, ainda assim, Deus sempre esteve com ele na cadeia, capacitando-o para suportar o sofrimento. 

Então, finalmente, Deus levou-o até ao palácio do Faraó, "rei" do Egito. Após tantos anos de humilhação, sofrimentos, incompreensão e provações, Deus então exaltou-o sobre todos os homens do Egito, ficando apenas abaixo do próprio Faraó. 

Deus também consolou o seu coração dando-lhe a mulher que ele amava, a filha do seu senhor, e dois filhos que o fizeram esquecer todos os seus muitos enfados e tribulações. 


Não nos entristeçamos pela nossas lutas diárias. Quando Deus tem grandes planos para a nossa vida, grandes dificuldades virão sobre nós.
Como José, nós os que nos deixamos usar nas mãos de Deus, também seremos invejados entre os nossos irmãos, envergonhados no meio do Seu povo, quebrados nas nossas forças físicas e levados quase até ao limite do nosso bem estar emocional.

Estas provações não servem para nos castigar, mas para nos fazer crescer profundamente em conhecimento e a aproximarmo-nos de Deus. Mas por vezes são tão difíceis de suportar, que nos podem levar a questionar Deus, pelo sofrimento da incompreensão da parte dos que nos são próximos.


Que Deus tenha misericórdia de nós e nos ajude a suportar os vales e as dificuldades. Sabemos que, se formos fiéis, um dia estaremos com Jesus, no Céu. E tudo terá valido a pena.





Deus vos abençoe. 

Colocando a armadura de Deus

"Finalmente, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes permanecer firmes contra as ciladas do Diabo; pois não é contra carne e sangue que temos que lutar, mas sim contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes do mundo destas trevas, contra as hostes espirituais da iniqüidade nas regiões celestes. Portanto tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, permanecer firmes. Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça, e calçando os pés com a preparação do evangelho da paz, tomando, sobretudo, o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do Maligno. Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus; com toda a oração e súplica orando em todo tempo no Espírito e, para o mesmo fim, vigiando com toda a perseverança e súplica, por todos os santos, e por mim, para que me seja dada a palavra, no abrir da minha boca, para, com intrepidez, fazer conhecido o mistério do evangelho, pelo qual sou embaixador em cadeias, para que nele eu tenha coragem para falar como devo falar."
Efésios 6:10-20 


Para que possamos resistir às armadilhas do inimigo é necessário que estejamos revestidos pela "armadura" de Deus. Tão somente apenas estando firmados na Verdade, justificados pelo sangue do nosso Salvador Jesus, espalhando o evangelho do nosso Deus aos outros e estando protegidos pela viva fé no nosso Senhor, poderemos resistir ao inimigo. 

A nossa luta é contra os agentes espirituais da maldade e não contra a carne. Ainda que seja difícil, devemos resistir aos embates do inimigo, sem lutar contra os que são usados por ele, mas amando-os com o amor de Deus que vive em nós. 

O inimigo é o pai da mentira e não podemos compactuar com esta. Jesus é a Verdade, o Caminho e a Vida. Apenas pela poderosa Verdade estaremos seguros. 

Jesus é fiel e justo para nos perdoar e livrar da injustiça, porque Ele nos justificou. Se permitirmos que maus sentimentos contaminem o nosso coração, inimizades, ódios e amarguras surgirão. 

Quando ficamos confortáveis sendo apenas seguidores de Deus, estamos abrindo uma brecha na nossa vida para o inimigo nos amarrar. Precisamos ser comunicadores do evangelho, sofrer pelos que ainda estão sem Deus e arder de amor divino pelos que vagueiam pelas trevas. 


"Pelo que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. Mas todas as coisas provêm de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Cristo, e nos confiou o ministério da reconciliação; pois que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões; e nos encarregou da palavra da reconciliação." 
2 Coríntios 5:17-19 

Pelo sacrifício de Jesus, Deus reconciliou-nos com Ele mesmo através de Jesus, sendo-nos dado o ministério da reconciliação, para levar muitos a Deus. 

Agora, salvos em Jesus, andamos não pela vista, mas pela fé. É pela fé que conseguimos resistir aos embates dos dardos envenenados do maligno, vez após vez. 


"...porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé."
1 João 5:4 


Os verdadeiros inimigos da fé são aqueles que põem em causa a unicidade de Deus (negando que Jesus é totalmente homem e totalmente Deus, totalmente Santo, omnipotente, omnipresente e omnisciente), que pregam o relativismo moral, o consumismo desenfreado e elevam o ego e o orgulho humano (ser-se o nosso próprio deus). 

Pela graça de Deus somos salmos, e esta é o nosso capacete da salvação. Não somos salvos pelas nossas obras, por dinheiro ou obrigações aos homens, mas pela graça imerecida de Deus. Apenas precisamos de Jesus na nossa vida para sermos salvos da condenação eterna. 

A espada do Espírito, que é a Palavra de Deus, é a nossa arma de contra-ataque ao inimigo. 
Citando a Palavra de Deus, dizendo: "Está escrito...", como Jesus fez para derrotar a tentação de satanás, podemos resistir e não sermos enganados pela subtileza do seu falar. 


Que possamos buscar Deus ardentemente e mergulhar na Sua Palavra divina para que possamos ser revestidos diariamente pela armadura de Deus. 






Deus vos abençoe. 

Deus dá-nos a vitória pela angústia


"Mas o homem de Deus enviou ao rei de Israel, dizendo: Guarda-te de passares por tal lugar; porque os sírios desceram ali. Por isso o rei de Israel enviou àquele lugar, de que o homem de Deus lhe dissera, e de que o tinha avisado, e se guardou ali, não uma nem duas vezes. Então se turbou com este incidente o coração do rei da Síria, chamou os seus servos, e lhes disse: Não me fareis saber quem dos nossos é pelo rei de Israel? E disse um dos servos: Não, ó rei meu senhor; mas o profeta Eliseu, que está em Israel, faz saber ao rei de Israel as palavras que tu falas no teu quarto de dormir."
"E ele disse: Vai, e vê onde ele está, para que envie, e mande trazê-lo. E fizeram-lhe saber, dizendo: Eis que está em Dotã. Então enviou para lá cavalos, e carros, e um grande exército, os quais chegaram de noite, e cercaram a cidade. E o servo do homem de Deus se levantou muito cedo e saiu, e eis que um exército tinha cercado a cidade com cavalos e carros; então o seu servo lhe disse: Ai, meu senhor! Que faremos? E ele disse: Não temas; porque mais são os que estão conosco do que os que estão com eles. E orou Eliseu, e disse: Senhor, peço-te que lhe abras os olhos, para que veja. E o Senhor abriu os olhos do moço, e viu; e eis que o monte estava cheio de cavalos e carros de fogo, em redor de Eliseu." 

2 Reis 6:9-17

Todos nós sabemos que não lutamos contra a carne, mas contra as hostes da maldade, as forças do inimigo das nossas almas.
Sabemos que não é pelas nossas forças que vencemos o nosso adversário, mas pelo poder de Deus. Mas devemos fazer a nossa parte. Deus mostra-nos que devemos buscar a Sua face e a Sua direção para a nossa vida, humilhando-nos aos Seus pés e Ele nos livrará.



No ano terceiro de Ciro, rei da Pérsia, Daniel (cujo nome se chama Beltessazar), que tinha terminado a sua carreira de conselheiro oficial do reino quando Ciro começara a reinar, predispôs-se a jejuaria durante três semanas inteiras. 
Dois anos tinham-se passado desde a primeira volta dos judeus da Babilônia a Jerusalém e o templo já estava sendo reconstruído, mas Daniel ainda permanecia na Babilónia, talvez por ter agora mais de oitenta anos de idade. 
O seu jejum foi praticamente total... 


"Naqueles dias eu, Daniel, estava pranteando por três semanas inteiras. Nenhuma coisa desejável comi, nem carne nem vinho entraram na minha boca, nem me ungi com unguento, até que se cumpriram as três semanas completas." 
Daniel 10:2-3 


Por 21 dias, Daniel decidiu jejuar para buscar favor, sabedoria, e entendimento da parte de Deus. E foi então que teve uma visão da parte de Deus em resposta à sua busca. 


"No dia vinte e quatro do primeiro mês, estava eu à borda do grande rio, o Tigre; levantei os meus olhos, e olhei, e eis um homem vestido de linho e os seus lombos cingidos com ouro fino de Ufaz; o seu corpo era como o berilo, e o seu rosto como um relâmpago; os seus olhos eram como tochas de fogo, e os seus braços e os seus pés como o brilho de bronze polido; e a voz das suas palavras como a voz duma multidão. Ora, só eu, Daniel, vi aquela visão; pois os homens que estavam comigo não a viram: não obstante, caiu sobre eles um grande temor, e fugiram para se esconder. Fiquei pois eu só a contemplar a grande visão, e não ficou força em mim; desfigurou-se a feição do meu rosto, e não retive força alguma. Contudo, ouvi a voz das suas palavras; e, ouvindo o som das suas palavras, eu caí num profundo sono, com o rosto em terra. E eis que uma mão me tocou, e fez com que me levantasse, tremendo, sobre os meus joelhos e sobre as palmas das minhas mãos. E me disse: Daniel, homem muito amado, entende as palavras que te vou dizer, e levanta-te sobre os teus pés; pois agora te sou enviado. Ao falar ele comigo esta palavra, pus-me em pé tremendo."
Daniel 10:4-11 



Após os 21 dias de jejum Daniel recebe a visita de um enviado do Senhor. Esta visão foi apenas destinada a Daniel, pelo que aqueles que estavam com ele não viram e até foram afastados pelo temor que caiu sobre leves. 
As suas primeiras palavras foram de ânimo e de confirmação de que Deus o ouvira desde que se propusera a se humilhar diante d'Ele.


"Então me disse: Não temas, Daniel; porque desde o primeiro dia em que aplicaste o teu coração a compreender e a humilhar-te perante o teu Deus, são ouvidas as tuas palavras, e por causa das tuas palavras eu vim." 
Daniel 10:12


Ele disse-lhe a razão pela qual demorara 21 dias para lhe aparecer e falar. Os principados das trevas que estavam sobre a região da Pérsia tinham-no bloqueado.
Pela determinação que Daniel mostrou em orar e jejuar, Deus enviou Miguel, um dos seus anjos mais poderosos do principado dos seus anjos, a lutar contra as terríveis potestades das trevas, para que furasse o bloqueio e deixasse que o enviado chegasse até Daniel. 

"Mas o príncipe do reino da Pérsia me resistiu por vinte e um dias; e eis que Miguel, um dos primeiros príncipes, veio para ajudar- me, e eu o deixei ali com os reis da Pérsia." 
Daniel 10:13



"Agora vim, para fazer-te entender o que há de suceder ao teu povo nos derradeiros dias; pois a visão se refere a dias ainda distantes. Ao falar ele comigo estas palavras, abaixei o rosto para a terra e emudeci. E eis que um que tinha a semelhança dos filhos dos homens me tocou os lábios; então abri a boca e falei, e disse àquele que estava em pé diante de mim: Senhor meu, por causa da visão sobrevieram-me dores, e não retenho força alguma. Como, pois, pode o servo do meu Senhor falar com o meu Senhor? pois, quanto a mim, desde agora não resta força em mim, nem fôlego ficou em mim. Então tornou a tocar-me um que tinha a semelhança dum homem, e me consolou. E disse: Não temas, homem muito amado; paz seja contigo; sê forte, e tem bom ânimo. E quando ele falou comigo, fiquei fortalecido, e disse: Fala, meu senhor, pois me fortaleceste. Ainda disse ele: Sabes por que eu vim a ti?" 
Daniel 10:14-19 


O enviado de Deus, após dar ânimo e confirmar que Deus ainda estava com Daniel, tornou a mencionar o quão forte era o cerco espiritual das trevas contra o mover de Deus naquele lugar. Ele teria de voltar a lutar contra os principados do poder de satanás que estavam sobre a Pérsia para poder regressar, mas agora também, contra os principados das trevas que já estavam trabalhando no ministério da iniquidade para conduzir o futuro império grego, que só se levantaria apenas dali a cerca de dois séculos depois, para espalhar as suas filosofias humanistas e anticristãs. 


"Agora tornarei a pelejar contra o príncipe dos persas; e, saindo eu, eis que virá o príncipe da Grécia. Contudo eu te declararei o que está gravado na escritura da verdade; e ninguém há que se esforce comigo contra aqueles, senão Miguel, vosso príncipe." 
Daniel 10:20-21 


O propósito do Jejum de Daniel foi abrir os seus ouvidos para a voz de Deus. Foi a sua atitude de humildade e busca diante de Deus que permitiu que Ele enviasse e desse a vitória aos seus anjos numa feroz guerra espiritual. 

Hoje em dia, entre as coisas que mais atrapalham a nossa comunhão com Deus estão as distrações, toda forma de entretenimento e informações seculares que nos bombardeiam o tempo todo. O Senhor Jesus disse:

"Quem tem ouvidos para ouvir, ouça." 
Mateus 13:9 


Um outro exemplo da forma como a contrição do coração humano, a sua humilhação perante Deus, a busca da Sua direção, a oração constante e o jejum em angústia levam a que Deus afaste o cerco espiritual do mal e abra caminho para usá-lo nas Suas mãos, é Neemias. 

"Palavras de Neemias, filho de Hacalias. Ora, sucedeu no mês de quisleu, no ano vigésimo, estando eu em Susã, a capital, que veio Hanâni, um de meus irmãos, com alguns de Judá; e perguntei-lhes pelos judeus que tinham escapado e que restaram do cativeiro, e acerca de Jerusalém. Eles me responderam: Os restantes que ficaram do cativeiro, lá na província estão em grande aflição e opróbrio; também está derribado o muro de Jerusalém, e as suas portas queimadas a fogo. Tendo eu ouvido estas palavras, sentei-me e chorei, e lamentei por alguns dias; e continuei a jejuar e orar perante o Deus do céu, Ó Senhor, que estejam atentos os teus ouvidos à oração do teu servo, e à oração dos teus servos que se deleitam em temer o teu nome; e faze prosperar hoje o teu servo, e dá-lhe graça perante este homem. (Era eu então copeiro do rei.)"
Neemias 1:1-11


"Então o rei me perguntou: Que me pedes agora? Orei, pois, ao Deus do céu, e disse ao rei: Se for do agrado do rei, e se teu servo tiver achado graça diante de ti, peço-te que me envies a Judá, à cidade dos sepulcros de meus pais, para que eu a reedifique. Então o rei, estando a rainha assentada junto a ele, me disse: Quanto durará a tua viagem, e quando voltarás? E aprouve ao rei enviar-me, apontando-lhe eu certo prazo." 
Neemias 2:4-6 


Quebrantamento, oração e jejum abrem as barreiras das trevas e permitem que Deus tenha a oportunidade de nos livrar do inimigo e usar livremente nas Suas mãos. 


Todos nós, os que de todo o coração seguimos ao nosso Senhor e Salvador Jesus, experimentamos o que alguns chamam de "batismo de angústia". Após nos entregarmos ao serviço do nosso Deus, Ele coloca, durante algum tempo, um peso no nosso coração que quase parecemos não suportar. O amor que sentimos pelos perdidos aumenta grandemente e passamos a viver para serví-l'O com todas as nossas forças, avançando pela fé no Senhor.

Quando não há um quebrantamento, um humilhar diante de Deus, um despojar no nosso ego em favor do único e maravilhoso Deus, uma busca real da Sua face e direção, nada podemos no poder de Deus, e não apenas obras da carne... ocas e vazias, sem préstimo algum.




Vamos derramar-nos aos pés de Deus. Interceder pela nossa igreja, pelos nossos jovens e famílias, para que Deus nos dê um verdadeiro retorno à Palavra de Deus, voltemos a chorar e clamar aos pés do nosso Senhor por poder, para que possamos cumprir o nosso dever: espalhar as boas-novas pelos perdidos e levá-los a Jesus.


Deus vos abençoe.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...